Criação, abertura e salvamento de projetos
  1. AltoQi Suporte
  2. AltoQi Eberick
  3. Criação, abertura e salvamento de projetos

Como criar um novo projeto (edificação) no AltoQi Eberick a partir de um modelo 3D externo?

Quando se fala em fluxo de trabalho com o conceito BIM aplicado, é necessário pensar em operações durante a elaboração de projetos que evitem retrabalho e permitam a migração de informações dos projetos entre diferentes plataformas e projetistas envolvidos.

Pensando nisso, a AltoQi vem desenvolvendo ferramentas que trazem agilidade para os projetos alinhados com o BIM.

Neste artigo demonstramos como iniciar uma nova edificação no AltoQiEberick a partir de um arquivo com o modelo 3D vindo de outro software BIM, com os seguintes níveis:


Primeiramente, acesse o menu "Arquivo - Novo - Nova edificação com modelo externo":

 

Ao acessar o comando é aberta a janela padrão de seleção de arquivos. Localize a pasta onde está o arquivo de extensão (*.ifc), selecione o arquivo e clique no botão "Abrir" para concluir a escolha do modelo externo:

  

No diálogo aberto, temos a primeira etapa da criação da edificação com o modelo externo. Informe os dados para a criação do projeto: 

 

 

Feito isso, clique em "Avançar" e note que o AltoQi Eberick já segue para a segunda etapa, identificando os pavimentos com suas alturas e níveis conforme definido no modelo importado, caso queira que os pilares e vigas do arquivo IFC sejam importados em seu projeto de maneira automática, é necessário habilitar a caixa de seleção "importar pilares e vigas":

Observação: A opção de "Importar pilares e vigas", pode não estar disponível em versões mais antigas e ser exclusiva da versão do modelo assinatura, entretanto os próximos passos ainda são válidos para concluir a importação do IFC na criação da edificação. Para mais informações sobre atualizações de recursos, acesse a Ajuda do programa.

 

Clique em "Avançar" e, na terceira etapa, são definidos os planos de corte para a planificação do modelo 3D, de forma que as arquiteturas serão geradas com base no modelo:

 

Por padrão, o programa calcula o corte superior até 3/5 da altura do pavimento e 1/4 deste valor para o corte inferior.

Após clicar em "OK", a edificação estará criada e com as arquiteturas definidas para cada pavimento, e podem ser acessadas no menu lateral de Edificação:

Ao acessar o croqui dos pavimentos, será necessário configurar qual é a janela de desenho correta que deve ser visualizada para auxiliar no lançamento da estrutura. No menu superior do AltoQi Eberick, na aba Desenho, grupo Referências, deve ser selecionada a opção do desenho gerado pela planificação do modelo 3D.

Neste exemplo, selecionamos a janela "ARQ-IFC" como referência para os croquis.