Desenhos e Arquitetura

Como alinhar o modelo IFC com a estrutura - Eixo vertical

Arquivos em formato IFC são muito versáteis pois permitem a migração de modelos 3D do projeto entre diferentes  softwares . No Eberick, você pode importar modelos IFC para a visualização do projeto inovador e dos complementares (hidrossanitário, elétrico, gás, etc) para desenvolver o projeto estrutural de forma compatibilizada.

No entanto, quando as disciplinas de projeto são elaboradas em programas diferentes e por diferentes profissionais, pode acontecer de não se ver uma referência de níveis do modelo 3D e este ficar dessalinizado com o lançamento da estrutura no Eberick.

Nesta série de artigos, conferemos o exemplo de um projeto em que foi importado o modelo atualizado em formato .IFC com o ponto de origem diferente do configurado no Eberick.

Observações:

O Eberick conta com a opção de criação do projeto a partir de um modelo 3D externo. Com esta ferramenta, os pavimentos e as suas alturas já são configurados automaticamente e de acordo com o modelo 3D. Veja como utilizar este recurso no artigo: Como criar um novo projeto (edificação) no AltoQi Eberick a partir de um modelo 3D externo?
Para as versões mais recentes do Eberick, é possível configurar a posição do modelo 3D e a posição do terreno pelos recursos de Localização. Para saber mais como fazer este alinhamento, confira o artigo: Como editar a posição e a rotação dos modelos 3D vinculados ao Eberick (Localização)?


Série de artigos:
  1. Modelo IFC importado não está alinhado com a estrutura
  2. Como alinhar o modelo IFC com a estrutura - Eixo vertical (este artigo)
  3. Como alinhar o modelo IFC com a estrutura - Plano horizontal

Conforme verificado no artigo anterior desta série, foi detectado um desalinhamento dos pavimentos do modelo 3D com os pavimentos definidos no Eberick.

Neste caso, procure obter corretamente os níveis definidos para o modelo IFC acessando-o em um programa de modelagem 3D e visualizando os cortes ou as propriedades dos pavimentos, por exemplo:


Como a face superior do piso Baldrame está definida no nível 495 cm, este deve ser o nível do pavimento definido no Eberick. Acessando a janela de propriedades da edificação ( ), os pavimentos foram ajustados somando-se 495 cm em cada nível, sem alteração das alturas. O pavimento Platibanda não consta no modelo atualizado e foi inserido apenas no modelo estrutural somando a sua altura (60cm) ao nível do pavimento inferior (Cobertura):


Observação: para definir o nível do solo alinhado com o nível Baldrame, este foi configurado como "495" (cm).  Consulte também:  Quais valores devo inserir na janela de pavimentos?

Com os pavimentos corretamente definidos, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o modelo IFC (disponível no item  Modelos 3D  da janela de edificação) e solicitar o  Plano de corte  novamente. O programa já irá definir os níveis superiores e inferiores para interceptar o modelo 3D de acordo com os níveis atualizados da estrutura.

Assim, as arquiteturas serão geradas automaticamente para cada pavimento em seus níveis corretos.

Caso você esteja na etapa de início do lançamento da estrutura, configure uma janela de desenho gerado com o arquivo IFC como referência para a visualização do croqui do pavimento, acessando a aba "Desenho", grupo "Referências":



Se uma estrutura já lançada, basta atualizar o pórtico 3D e verificar se os elementos estão alinhados.


Quando o modelo .IFC é importado após uma estrutura já ter sido lançada, pode haver também um desalinhamento horizontal dos modelos, conforme mostrado no próximo artigo desta série.