Arquivos em formato IFC são muito versáteis pois permitem a migração de modelos 3D do projeto entre diferentes softwares. No Eberick, pode-se importar modelos IFC para a visualização do projeto arquitetônico e dos complementares (hidrossanitário, elétrico, gás, etc) para desenvolver o projeto estrutural de forma compatibilizada.
No entanto, quando as disciplinas de projeto são elaboradas em programas distintos e por diferentes profissionais, pode acontecer de não se conhecer a referência de níveis do modelo 3D e este ficar desalinhado com o lançamento da estrutura no Eberick.
Nesta série de artigos, conferimos o exemplo de um projeto em que foi importado o modelo arquitetônico em formato .IFC com o ponto de origem diferente do configurado no Eberick.
- Modelo IFC importado não está alinhado com a estrutura
- Como alinhar o modelo IFC com a estrutura - Eixo vertical (este artigo)
- Como alinhar o modelo IFC com a estrutura - Plano horizontal
Conforme verificado no artigo anterior desta série, foi detectado um desalinhamento dos pavimentos do modelo 3D com os pavimentos definidos no Eberick.
Neste caso, buscou-se obter corretamente os níveis definidos para o modelo IFC acessando-o em um programa de modelagem 3D e visualizando os cortes ou as propriedades dos pavimentos, por exemplo:
Como a face superior do piso Baldrame está definida no nível 495 cm, este deve ser o nível do pavimento definido no Eberick. Acessando a janela de propriedades da edificação (), os pavimentos foram ajustados somando-se 495 cm em cada nível, sem alteração das alturas. O pavimento Platibanda não consta no modelo arquitetônico e foi inserido apenas no modelo estrutural somando a sua altura (60cm) ao nível do pavimento inferior (Cobertura):
Observação: para definir o nível do solo alinhado com o nível Baldrame, este foi configurado como "495" (cm). Consulte também: Quais valores devo inserir na janela de pavimentos? |
Com os pavimentos definidos corretamente, basta clicar com o botão direito do mouse sobre o modelo IFC (disponível no item Modelos 3D da janela de edificação) e solicitar o Plano de corte novamente. O programa já irá definir os níveis superior e inferior para interceptar o modelo 3D de acordo com os níveis atualizados da estrutura.
Assim, as arquiteturas serão geradas automaticamente para cada pavimento em seus níveis corretos.
Caso esteja na etapa de iniciar o lançamento da estrutura, configure a janela de desenho gerada com o arquivo IFC como referência para a visualização do croqui do pavimento, acessando a aba "Desenho", grupo "Referências":
Se a estrutura já estiver lançada, basta atualizar o pórtico 3D e verificar se os elementos estão alinhados.
Quando o modelo .IFC é importado após a estrutura já ter sido lançada, pode haver também um desalinhamento horizontal dos modelos, conforme mostramos no próximo artigo desta série.
Comentários
0 comentário
Por favor, entre para comentar.