Desenhos e Arquitetura

Como editar a posição e a rotação dos modelos 3D vinculados ao Eberick (Localização)?

No Eberick, é possível escolher a localização que será adotada para o posicionamento do modelo 3D externo em relação ao modelo nativo do programa.

Para contextualizar, o modelo nativo é aquele que contém os lançamentos realizados dentro do programa Eberick como, por exemplo, os pilares, fundações, vigas e lajes, entre outros. Já o modelo externo 3D, é aquele que foi importado e contém os elementos modelados em outros softwares como, por exemplo, a arquitetura da edificação ou os projetos de instalações hidrossanitárias, elétricas e etc.

 

Como alterar a localização do modelo 3D externo?

A localização do modelo externo pode ser alterada no projeto que já está com o modelo 3D vinculado, da seguinte forma:

  • Com o Eberick aberto, acesse a janela Edificação e clique no ícone Propriedades da edificação;
  • Ao abrir a janela Propriedades da edificação, acesse o botão Localização, conforme a imagem abaixo;

 

Modelos

  • Nativo: Refere-se ao modelo nativo do Eberick, sempre disponível nesse diálogo. 
  • Modelos externos: abaixo do modelo Nativo são apresentados o(s) modelo(s) externos que foram vinculados ao projeto na janela da edificação em "Modelos 3D".

Posição

No campo "Posicionamento do projeto" se define se as coordenadas do terreno serão adotadas no projeto do Eberick (uma propriedade que pode vir associada ao modelo 3D, de acordo com os critérios do software externo utilizado para sua elaboração):

  • Posicionamento do projeto:
    • Posição global e norte verdadeiro: Ao importar um modelo externo e selecionar esta propriedade, as coordenadas do terreno do modelo são consideradas.
    • Posição local e norte de projeto: Ao importar um modelo externo e selecionar esta propriedade, as coordenadas do terreno do modelo não são consideradas.
  • Após definir o posicionamento do projeto, clique em OK para fechar a janela.
  • Para que as alterações tenham efeito, acesse novamente o Pórtico 3D mceclip1.png e utilize o comando "Atualizar 3Dmceclip3.png na aba 3D.

Para acompanhar um exemplo prático da ferramenta, veja a demonstração apresentada no Webinar do Eberick 2021 neste link.