Desenhos e Arquitetura

Modelo IFC importado não está alinhado com a estrutura

Arquivos em formato IFC são muito versáteis pois permitem a migração de modelos 3D do projeto entre diferentes softwares. No Eberick, pode-se importar modelos IFC para a visualização do projeto arquitetônico e dos complementares (hidrossanitário, elétrico, gás, etc) para desenvolver o projeto estrutural de forma compatibilizada.

No entanto, quando as disciplinas de projeto são elaboradas em programas distintos e por diferentes profissionais, pode acontecer de não se conhecer a referência de níveis do modelo 3D e este ficar desalinhado com o lançamento da estrutura no Eberick.

Nesta série de artigos, conferimos o exemplo de um projeto em que foi importado o modelo arquitetônico em formato .IFC com o ponto de origem diferente do configurado no Eberick.

Observações: O Eberick conta com a opção de criação do projeto a partir de um modelo 3D externo. Com esta ferramenta, os pavimentos e suas alturas já são definidos automaticamente e de acordo com o modelo 3D. Veja como utilizar este recurso no artigo Como criar um novo projeto (edificação) no AltoQi Eberick a partir de um modelo 3D externo?  Para as versões mais recentes do Eberick, é possível configurar a posição do modelo 3D e a posição do terreno pelos recursos de Localização. Para saber mais como fazer este alinhamento, confira o artigo Como editar a posição e a rotação dos modelos 3D vinculados ao Eberick (Localização)?

Sugerimos a leitura dos artigos:
  1. Modelo IFC importado não está alinhado com a estrutura
  2. Como alinhar o modelo IFC com a estrutura - Eixo vertical
  3. Como alinhar o modelo IFC com a estrutura - Plano horizontal

Iniciando o projeto

O projeto foi configurado no Eberick definindo os pavimentos com as alturas conhecidas. A estrutura é composta do pavimento de fundação, dois pisos e um detalhe na platibanda:


O arquivo IFC foi importado e obteve-se a arquitetura para todos os pavimentos de forma automática seguindo o procedimento descrito no artigo Como importar um arquivo IFC ou Qi3D para o Eberick e gerar as plantas baixas de arquitetura automaticamente.

Após realizar o plano de corte para os pavimentos, conferiu-se as plantas de desenho de cada um deles. Nesta etapa, foi observado que a janela de desenho do pavimento Baldrame referente à planificação do modelo IFC ("Arquitetura IFC") estava vazia, enquanto que para os pavimentos superiores a arquitetura foi gerada:




Isto indica que o modelo IFC criado em um programa externo foi definido com o nível do Baldrame acima do nível 0 que foi configurado para o primeiro pavimento no Eberick, fazendo com que a arquitetura não fosse interceptada neste pavimento na etapa de planificação.

Nos próximos artigos, iremos conferir como alinhar o modelo IFC à estrutura no Eberick.