Como gerar a vista 3D de apenas um detalhe?
Observação: Caso tenha interesse em gerar a visão 3D para toda a edificação, ou saber mais sobre este tipo de visualização, recomendamos a leitura do artigo Visualização 3D no AltoQi Builder.
Geração da visão 3D de um detalhe
O procedimento a seguir será aplicado para o detalhe isométrico, mostrado na figura abaixo. Entretanto, os mesmos passos podem ser reproduzidos para um detalhe sanitário.

- Abra o detalhe isométrico desejado clicando duas vezes sobre a borda (vermelha) do mesmo;
- Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Exibir vista 3D
;

- Será gerada uma visão 3D mostrando apenas os lançamentos contemplados pelo detalhe corrente no ambiente do programa.
Observação: Para que o 3D seja exibido com modelos externos, da arquitetura ou estrutura, por exemplo, é necessário que o detalhe tenha sido configurado para ser representado em prancha como Bifilar realista com modelo externo ou Vista 3D com modelo externo. Esta configuração pode ser feita seguindo os passos do artigo Configuração da representação de detalhamentos nas pranchas.
A figura abaixo mostra o resultado da visão 3D para o detalhe isométrico de um banheiro, usado de exemplo neste artigo.

- Para sair da vista 3D, se estiver usando uma versão do programa inferior a 2026-08 deve-se acessar a guia 3D, grupo Exibir e usar o comando Exibir croqui
para retornar para a vista tradicional do AltoQi Builder.
Croqui e vista 3D simultâneos
A partir da versão 2026-08 do AltoQi Builder, é possível visualizar croqui e vista 3D de forma simultânea. Dessa forma, após gerar a vista 3D do detalhe, não é necessário fechá-la para retornar ao croqui. Basta manter as duas abas abertas e alternar entre elas conforme a necessidade.
Esse recurso facilita situações em que é necessário alternar com frequência entre o croqui e a visualização 3D, e revisar o projeto comparando as duas representações. Na animação a seguir, acompanhe a utilização simultânea do detalhe isométrico e de sua vista 3D.
Com os procedimentos indicados neste artigo, será possível gerar uma visão 3D de apenas um detalhe de seu projeto.