Fundações

Como configurar as camadas de solo das fundações

Para o lançamento de tubulão ou de bloco com a estaca considerada no modelo estrutural, é necessário informar ao Eberick quais são as camadas de solo nas quais o tubulão ou a estaca estão inseridos. Estas informações serão utilizadas pelo Eberick para construir um modelo estrutural no qual as barras que representam a estaca/tubulão estarão apoiadas em molas, com a rigidez calculada de acordo com os dados informados pelo usuário.

Neste artigo, veremos como configurar estas camadas de solo tanto para o caso de blocos de geometria fixa (com estacas incluídas no modelo) como para tubulões (lançados como pilar de fundação).

Configurando as camadas de solo

No lançamento de estacas ou de tubulões, serão disponibilizadas as configurações das camadas de solo:


A região indicada em verde na janela indica as camadas já inseridas, e possui três botões à direita: inserirremover e editar camada. Abaixo da lista é exibido o comprimento total da estaca/tubulão lançado.

Importante : o comprimento total da estaca será determinado de acordo com a soma das espessuras das camadas informadas. Portanto, caso a estaca morra dentro de uma camada de solo, deve-se informar apenas a espessura da camada que está em contato com o elemento.

A inserção das camadas deve ser realizada de cima para baixo, inserindo primeiro a camada mais alta de solo, depois as camadas abaixo, em sequência. A ordem das camadas na lista determina a ordem na análise, portanto é importante inserir as camadas na ordem correta.

Os coeficientes informados nesta configuração são o coeficiente de recalque vertical e o coeficiente de Poisson, que são utilizados para obtenção do coeficiente horizontal. A determinação dos coeficientes de recalque pode ser realizada com base nos parâmetros do solo, conforme explicado nos artigos Como determinar o coeficiente de recalque vertical? e Como determinar o coeficiente de recalque horizontal?.

Exemplo: lançamento das camadas de solo

Para exemplificar a inserção das camadas de solo no Eberick, suponhamos que se deseja inserir no programa a seguinte situação de solo (os coeficientes de recalque para estas camadas já foram calculados com base no SPT e no tipo do solo):


Acessamos a janela de lançamento da fundação e, na configuração de camadas de solo, configuramos a primeira camada de solo acessando o botão "..." para editar. Nesta janela, vamos inserir os seguintes dados: altura de 200 cm, coeficiente de recalque vertical de 2,83 kgf/cm³ e coeficiente de Poisson de 0,29:


Após configurar a camada e clicar em OK, acessamos o botão "+" para inserir a segunda camada. Esta camada terá altura de 500 cm, coeficiente de recalque vertical de 3,37 kgf/cm³, e coeficiente de Poisson de 0,40:


Repetimos este passo para a terceira camada, que possui altura de 300 cm, coeficiente de recalque vertical de 1,75 kgf/cm³, e coeficiente de Poisson de 0,29:


Após isso, informamos a última camada de solo. Note que esta camada possui 7 metros de profundidade, porém a estaca/tubulão penetra a camada apenas em 2 metros de sua altura. Por este motivo, informamos ao programa apenas a altura da camada que é atingida pelo elemento. Neste caso, portanto, a camada de solo possui altura de 200 cm, coeficiente de recalque vertical de 5,15 kgf/cm³, e coeficiente de Poisson de 0,40:


Note que, ao confirmar a inserção da última camada, o Eberick irá exibir todas as camadas de solo, na ordem em que elas existem no solo, informando qual é o coeficiente de recalque vertical informado e o coeficiente de recalque horizontal calculado. Abaixo da tabela, também poderá ser verificado o comprimento total da estaca, que neste caso é de 12 metros.


Com isto, estarão informadas corretamente as camadas de solo, que serão consideradas de acordo com o informado para a análise da estaca/tubulão.