Reservatórios

Como determinar o coeficiente de recalque vertical?

Os coeficientes de recalque são muito importantes na determinação de como os elementos se apoiam sobre o solo.

Como determinar o coeficiente de recalque vertical?

Conforme destacado no artigo anterior desta série, nem sempre o projetista dispõe de ensaios que determinem pontualmente os coeficientes de recalque vertical do solo. Por conta disso, é interessante que disponha de tabelas que forneçam uma correlação com os dados do solo que são conhecidos. Abaixo serão listadas algumas maneiras de calcular este coeficiente.

Tabelas Tipo de solo/Coeficiente de recalque

Consultando a bibliografia do assunto, pode-se encontrar tabelas que correlacionam o tipo de solo analisado com o seu coeficiente de recalque vertical. Um bom exemplo é a tabela mostrada abaixo, extraída do Béton-Kalender (1962).


Tabelas E0/Tipo de solo

Ainda é possível utilizar o coeficiente edométrico E0 do solo para determinar seu Kv. Para estabelecer esta relação, você pode calcular o valor do coeficiente por meio da equação proposta por Rausch (1959), onde F é a área da fundação, em cm² e f, um coeficiente adimensional, que depende da superfície da fundação, tomado com o valor de 0,4.


Na ausência de ensaios apropriados, pode-se adotar para o valor E(Módulo Endométrico) e E (Módulo de Elasticidade), em solos submetidos à tensões inferiores a 10kg/cm², os valores indicados por Cestelli Guidi.

 

Correlação empírica SPT

Uma possibilidade de obtenção do coeficiente de reação vertical é a correlação empírica com a tensão admissível. Uma vez que esta pode ser obtida por meio do ensaio de SPT, normalmente se encontra disponível como dado do solo.

 (kgf/cm²)

Fonte: Alonso (1943), Teixeira e Godoy (1996)

A partir dos valores de tensão média admissível é possível obter o valor de Kv por correlação, utilizando a tabela abaixo:


Fonte: Morrison (1993)

Uma vez determinado o coeficiente de recalque vertical, você pode passar ao coeficiente horizontal Kh, cálculo que será abordado no próximo artigo da série, Como determinar o coeficiente de recalque horizontal?

Referências Bibliográficas

Alonso, U. R. (1943). Exercícios de Fundações, São Paulo: Edgard Blucher.

Godoy, N. S.; Teixeira, A. T. (1996). Análise, projeto e execução de fundações rasas. Ed. Pini, São Paulo.

GUIDI, Carlo Cestelli. Geotecnica e tecnica delle fondazioni.

Morrison, Nelson. Interacción suelo-estructuras: semiespaço de winkler. Barcelona: Universidad Politécnica de Cataluña, 1993.

Wilhelm Ernst & Sohn. Béton-Kalender. Berlin (1962).