Reservatórios

Como determinar o coeficiente de recalque horizontal?

Os coeficientes de recalque são muito importantes na determinação de como os elementos se apoiam sobre o solo. 

Como determinar o coeficiente de recalque horizontal?

Bem como para o coeficiente de recalque vertical, o coeficiente de recalque horizontal pode ser obtido por meio de tabelas que correlacionam o tipo de solo com seu valor.  Para a obtenção do coeficiente de recalque horizontal você pode utilizar o método recomendado por Teng (1962), a partir das correlações empíricas dadas por Terzaghi (1955). Estas correlações são diferentes para solos arenosos e argilosos. 

Solos arenosos

Para solos arenosos, você pode utilizar a equação destacada abaixo, para a qual z representa a profundidade da fundação e a largura ou diâmetro do tubulão.


Já o valor de k1 (em kgf/cm³) pode ser definido com base na tabela abaixo:


Solos argilosos

Já, para solos argilosos, a correlação encontrada é a mostrada abaixo. Conforme destacado anteriormente, representa a largura ou diâmetro do tubulão:


No caso de solos argilosos, os valores de k1 podem ser determinados de acordo com a tabela abaixo


Coeficiente de Poisson

Além destes métodos, é possível utilizar o coeficiente de Poisson ν do solo para correlacionar os coeficientes verticais e horizontais do solo. Para determinar este valor, você pode referenciar à tabela abaixo:


A correlação entre os dois valores segue a equação abaixo:


Com este artigo, finalizamos a série de artigos. Os procedimentos indicados acima são alguns exemplos de metodologia para a obtenção dos parâmetros do solo. Existem ainda diversas outras maneiras de se obter os coeficientes de recalque vertical e horizontal, tais como os métodos advindos dos ensaios do solo.