Dimensionamento

Dimensionamento do aquecedor de passagem a gás

O módulo Hidrossanitário efetua o lançamento e dimensionamento de aquecedor de passagem á gás no projeto e neste artigo será apresentado como AltoQi Builder realiza o dimensionamento de aquecedores de passagem à gás.
Os aquecedores de passagem são aparelhos que aquecem a água no momento em que a mesma escoa dentro do aparelho para que posteriormente seja conduzida aos pontos de consumo. O dimensionamento é realizado considerando o abastecimento das peças de utilização lançadas no projeto e alguns critérios definidos nas propriedades da peça e da edificação.

1. Configurando os critérios de dimensionamento

A definição do tempo de recuperação da temperatura pode ser feita no momento da criação da edificação ou durante a elaboração do projeto através do comando disponível na janela de edificação. Para editar tal configuração acesse a aba " Elementos" e clique em " Edificação", acessando o comando " Editar propriedades", destacado na imagem abaixo.
 Na janela aberta acesse a aba " Projetos", campo " Tempo de recuperação", destacado na imagem abaixo, e informe o valor desejado.
Já a quantidade de peças a ser atendida pelo aquecedor de passagem, e respectivo cálculo da vazão, deve ser definida acessando a janela de propriedades com a peça selecionada. O item 2 do artigo  Lançamento de aquecedor de passagem a gás no projeto hidráulico apresenta como definir a quantidade de pontos em uso simultâneo para o dimensionamento.
 
Observação: Após finalizar as configurações necessárias acesse a aba Operações e processe o projeto, com o comando Processar.

2. Dimensionamento automático da peça

A partir dos dados informados o programa calcula automaticamente a vazão a ser considerada no dimensionamento, que corresponde a somatória das vazões dos aparelhos que serão alimentados pelo aquecedor de passagem. A equação a seguir representa a vazão total no aquecedor de passagem.
Sendo:
  1. QAP: Vazão no aquecedor de passagem, em (l/min);
  2. QPU: Vazão na peça de utilização, em (l/min). Considerando a quantidade de pontos em uso simultâneo.
Após o cálculo da vazão a plataforma encontra a potência do aquecedor de passagem seguindo a equação abaixo.
Sendo:
  1. P: Potência necessário no aquecedor, em (kW);
  2. QAP: Vazão no aquecedor de passagem, em (l/min);
  3. T: Temperatura de recuperação, em (°C).
  4. 1kW.h = 860kcal
Observação: O valor do rendimento do aquecedor de passagem está presente nos dados de cálculo da peça, na janela de cadastro. Para conferir o rendimento de cada peça acesse a aba " Arquivo" - " Cadastro". Na aba " Peças" localize " Aquecedor de passagem à gás" e acesse a peça desejada.

3. Escolhendo o aquecedor de passagem

Os resultados do dimensionamento dos aquecedores de passagem são apresentados nas propriedades do elemento no grupo "Dados". Os valores referentes à peça selecionada aparecem no grupo "Resultados".
Para acessar as informações selecione o aquecedor lançado e na aba "Elementos" clique em "Propriedades". A imagem a seguir mostra os campos onde são apresentados os valores de vazão e potência necessários e os valores fornecidos pela peça escolhida.
Desta forma, deve-se selecionar um aquecedor que apresente os valores do grupo " Resultados" maior que os valores do grupo " Dados".
Se nenhuma das peças existentes no programa atender aos requisitos mínimos de funcionamento do sistema, pode-se cadastrar um novo aquecedor. O artigo Como cadastrar uma nova peça no AltoQi Builder apresenta detalhadamente como realizar o cadastro de peças da plataforma AltoQi Builder.