Elementos genéricos e metálicos

Influência dos elementos genéricos na estrutura

A utilização de diferentes tipos de materiais na elaboração de um projeto estrutural é uma prática comum que visa explorar as qualidades das propriedades de cada tipo de material. 

Influência dos elementos genéricos na estrutura

Apesar de os elementos genéricos não serem dimensionados pelo AltoQi Eberick, podem ser inseridos no modelo de análise para que a sua influência nos demais elementos da estrutura seja avaliada, sendo que efeitos como travamento e transferência de esforços poderão ser verificados com o auxílio desta ferramenta.

Observação: O AltoQi Eberick realizará o dimensionamento de perfis metálicos de seção I, seção circular laminada e seção retangular laminada.

No caso de galpões, por exemplo, é comum que a cobertura posicionada sobre a estrutura seja metálica. Por conta disto, é necessário considerar estes carregamentos na estrutura. Isto pode ser feito de duas maneiras: aplicando os carregamentos sobre os pilares, ou lançando elementos genéricos que simulem a presença da cobertura. Há uma diferença essencial entre estes dois modelos pois no primeiro não é considerada a rigidez do elemento de cobertura, sendo que não há travamento entre pilares opostos. Isto faz como que os pilares se desloquem excessivamente, além de gerar esforços potencialmente mais elevados do que os encontrados na prática. Isto pode ser visto no pórtico unifilar representado abaixo:


Perceba que os pilares possuem uma tendência em se deslocar para o centro da estrutura, tendo em vista o carregamento aplicado pela cobertura. Em contrapartida, caso o lançamento tenha sido realizado com elementos genéricos, além do carregamento, é considerada a rigidez da cobertura. Perceba que agora são posicionadas barras ligando os pilares opostos. Ainda, os pilares se mantém alinhados às suas prumadas, uma vez que os deslocamentos horizontais são restringidos pela cobertura.



Observação: No artigo Como considerar o travamento dos pilares com vigas genéricas? demonstramos em um modelo real como a inclusão de vigas genéricas na cobertura influencia na verificação de flambagem dos pilares e no resultado final de armaduras.

Conforme visto neste artigo, os elementos genéricos estarão submetidos a esforços provenientes da estrutura. Assim, para que seja possível dimensioná-los, o AltoQi Eberick gera relatórios que fornecem estes dados. O artigo Como obter os esforços de elementos genéricos? mostra como isto pode ser feito.