Elementos genéricos e metálicos

Como obter os esforços de elementos genéricos?

A utilização de diferentes tipos de materiais na elaboração de um projeto estrutural é uma prática comum que visa explorar as qualidades das propriedades de cada tipo de material.

Como obter os esforços de elementos genéricos?

Como visto no início desta série, o AltoQi Eberick contempla o lançamento de elementos genéricos e de elementos metálicos, além dos elementos convencionais de concreto armado. Como os elementos genéricos não são dimensionados pelo AltoQi Eberick, o projetista deve dimensioná-los externamente. Para isso, o Eberick fornece as informações necessárias para este dimensionamento por meio de relatórios. Para gerar os relatórios de elementos genéricos, acesse o menu Estrutura - Relatórios - Elementos genéricos (botão ). O resumo de materiais apresenta as propriedades da seção juntamente com os volumes e pesos totais dos materiais. O relatório de vigas genéricas contém informações detalhadas de cada uma das vigas utilizadas no projeto, onde são exibidas todas as informações de materiais e geometrias das vigas, os esforços internos máximos e as reações nos elementos de apoio.


Observação: Você pode consultar os esforços em elementos metálicos dimensionados pelo Eberick através de suas respectivas janelas de dimensionamento, acessando a guia Estrutura - Janela de dimensionamento de vigas metálicas ( ) e Janela de dimensionamento de pilares metálicos ( ).