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Como considerar o travamento dos pilares com vigas genéricas?
Os efeitos da flambagem são de extrema importância no dimensionamento de pilares. Em alguns projetos, por vezes os elementos que irão promover o travamento dos pilares na estrutura não são incluídos no lançamento do AltoQi Eberick, por não se tratarem das seções convencionalmente dimensionadas pelo programa (como as seções genéricas de madeira, concreto ou aço cadastradas pelo usuário).
Contudo, estes elementos podem ser lançados na forma de elementos genéricos. Para realizar o travamento de pilares em uma cobertura por exemplo, podem ser lançadas vigas genéricas, conforme apresentado no artigo Como lançar elementos genéricos no AltoQi Eberick?. Assim, estes elementos terão seus carregamentos e demais propriedades (como rigidez axial e rigidez à flexão) considerados na análise estrutural, inclusive garantindo o travamento dos pilares aos quais estiverem conectados.
Comparação de um modelo com e sem vigas genéricas
A título de exemplo, demonstramos abaixo um projeto de dois pavimentos que receberá uma cobertura metálica.
No primeiro modelo, a estrutural foi lançada sem elementos conectando os pilares na cobertura, apenas com a carga adicional da cobertura lançada sobre os pilares. Já no segundo modelo, foram inseridas vigas genéricas de aço da família I, com cargas provenientes do telhado.
Pórtico Unifilar - Diagrama de deslocamentos (ELU - Deslocamentos)
Índice de esbeltez dos pilares
No primeiro modelo, todos os pilares do último lance estavam acusando o Erro D05 - Esbeltez maior do que 140. Apesar de terem uma seção de 50cm x 14cm e 320cm de altura no pavimento, a consideração de vinculação dos pilares (com o tipo EL) acaba aumentando o comprimento de flambagem e, consequentemente, o índice de esbeltez, conforme visto no artigo Como é calculado o comprimento de flambagem dos pilares?.
Com o travamento realizado pelas vigas genéricas, no segundo modelo os pilares foram todos dimensionados no último lance, apresentando esbeltez reduzida para 79.
Área de aço efetiva dos pilares no último lance
Para comparar o resultado de armadura dos pilares entre as duas situações de lançamento, a seção dos pilares do primeiro modelo foi alterada de 50xm x 14cm para 50cm x 16cm, de forma a manter a maior esbeltez da seção abaixo de 140. Dimensionando a estrutura com este ajuste, foram obtidas as áreas de aço efetivas, dimensionadas para cada pilar, e comparadas com os resultados de armadura do segundo modelo. Na tabela abaixo, podemos ver como o travamento afetou significativamente o dimensionamento da armadura para alguns pilares do projeto, principalmente para aqueles que recebem os maiores carregamentos, que neste exemplo são o P2, o P4 e o P5. Para os demais pilares, não houve diferença significativa: