Simbologias

Como alterar a simbologia 3D de uma peça

Atualmente a plataforma AltoQi Builder possibilita a utilização de simbologias 2D e 3D nas peças do cadastro para proporcionar um maior detalhamento do projeto. Por padrão, algumas peças já possuem simbologias 3D inseridas, mas há a possibilidade de inserir novas simbologias ao cadastro.
Em determinadas situações, se deseja criar uma peça personalizada derivada de uma peça do cadastro padrão. Nestas situações é conveniente reaproveitar algumas simbologias 3D do cadastro padrão também para agregar mais realismo nas peças. 
Existem também peças que não possuem simbologia 3D em seus cadastros, sendo representadas de forma paramétrica. Portanto, podemos adicionar uma simbologia à elas para que sejam melhor representadas na visualização realista.

Observação: A biblioteca do programa possui simbologias 3D que já estão associadas à certas peças. Essas simbologias podem ser adicionadas ao cadastro de outras peças semelhantes que ainda não possuem simbologia própria. Há também a possibilidade de alterar a simbologia 2D de uma peça. O artigo Como alterar a simbologia 2D de uma peça descreve este procedimento.
  
Para demonstrar o procedimento, usaremos como exemplo a peça Máquina de lavar roupa c/ Tê de  90º- 25 mm - 3/4".

Adicionando simbologia 3D para uma peça

  1. Acesse Menu Arquivo - Cadastro;
  1. Vá na aba Peças;
  2. Busque pela Classe de peças e Grupo desejado. Neste exemplo, acesse a Classe PVC Rígido Soldável e Grupo Máquina de lavar roupa c/ Tê de 90º;
  3. Selecione a peça desejada dentro do Grupo, nesse exemplo, a peça 25 mm - 3/4", e faça uma cópia apertando nos botões Copiar  e Colar , como mostra imagem abaixo;
Observação: É possível utilizar os filtros de peças no cadastro  , para exibir apenas  peças usadas no projeto corrente, ou exibir apenas conexões e/ou condutos e ainda, exibir apenas peças de uma ou mais disciplinas de projeto.
  1. Selecione a peça copiada;
  2. Se desejar, altere o nome para não confundir com a peça original posteriormente;
  3. Clique no botão de  para adicionar uma nova simbologia 3D;
  1. Na janela de Simbologia 3D que se abrirá, busque pela Classe e Grupo de simbologias desejados dentre os que o programa disponibiliza. Neste exemplo, a Classe PVC Rígido Soldável e Grupo Tê 90º;
  1. Escolha a simbologia mais adequada dentre as opções disponíveis. Para o exemplo, foi selecionado a simbologia TE 90 25MM CENTRO;
  2. Após selecionar a simbologia 3D, dê um OK para fechar essa janela;
Observação: Na janela apresentada acima, ao clicar no botão  , na região inferior, é possível importar uma simbologia em formato IFC. Para verificar como realizar este procedimento acesse o artigo Como importar uma simbologia 3D e adiciona-la ao cadastro de uma peça.
  1. ​Perceba que agora a simbologia aparece no cadastro da peça;
  2. Altere o campo Posicionar simbologia 3D para No plano de lançamento e pelo ponto diretor;
  1. OK para finalizar o cadastro da peça e fechar o cadastro do programa.
Com o procedimento deste artigo, será possível obter o seguinte resultado na visualização 3D realista gerada conforme ensina o artigo Visualização 3D.

  
Na imagem acima, é possível observar a diferença de representação entre os pontos de água para a máquina de lavar  sem simbologia 3D cadastrada (1) e com a simbologia 3D cadastrada (2).
Observação: Caso os condutos fiquem afastados ou ultrapassem a simbologia 3D, é possível ajustar a simbologia seguindo os passos do artigo Como editar uma simbologia 3D no AltoQi Builder?
 
Neste artigo foram apresentados os passos para realizar a alteração da simbologia 3D de uma peça.