Instalação & ativação por login - Proteção Cloud
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Mensagens ao logar no programa na Proteção Cloud

A proteção Cloud dos programas AltoQi consiste em um login integrado, com usuário (e-mail cadastrado junto à AltoQi) e senha, que permite maior praticidade e segurança ao usuário. A depender das credenciais utilizadas e de algumas particularidades do computador, podem ser apresentadas algumas mensagens ao tentar acessar os programas. Acompanhe os procedimentos indicados abaixo para solucionar a situação enfrentada.

1 - "Nome de usuário ou senha inválida"

Ao tentar realizar o login é possível ser apresentada a mensagem "Nome de usuário ou senha inválida", como indicado na imagem abaixo: 

Para solucionar essa situação, em um primeiro momento, deve ser realizada a redefinição de senha, seguindo os seguintes passos:

  • Clique na opção "Esqueci minha senha":

  • Insira o e-mail principal cadastrado na AltoQi e clique em "Redefinir senha":

  • Acesse o seu e-mail para seguir com os passos de redefinição da senha de acesso. Você deverá receber um e-mail semelhante ao da imagem abaixo:



  • Com a senha redefinida, acesse novamente o programa e insira os dados de acesso.

2 - Erro: "Não foi possível validar a ativação da licença. Confira na ajuda como solucionar."

Ao tentar realizar o login no Builder ou Eberick, pode ser exibida a mensagem: "Não foi possível validar a ativação da licença. Confira na ajuda como solucionar."

Para solucionar essa situação, primeiramente, verifique se a data, hora e fuso horário do computador estão sincronizados corretamente. Para isso, siga os seguintes passos:

  • Acesse as configurações de "Hora e Idioma" do seu computador e entre na opção "Data e Hora":
  • Verifique se o fuso horário está correto, de acordo com sua localização:
  • Clique no botão "Sincronizar agora":
  • Tente acessar novamente o programa.

Caso esteja utilizando um computador corporativo e o botão "Sincronizar agora" esteja desabilitado, entre em contato com o setor de TI ou com o responsável da sua organização que possua perfil de administrador para realizar a sincronização.


Caso você já tenha realizado esse procedimento e a mensagem de erro ainda persista, acesse a Área do Cliente para verificar se o seu e-mail está corretamente vinculado à licença desejada. Pode ocorrer que a licença não tenha sido atribuída corretamente, impedindo o acesso ao programa.

Exemplo: Colaborador com e-mail não atribuído na licença:


Para conhecer a Área do Cliente, acesse o artigo:  Conheça a Área do Cliente

Se você estiver utilizando uma rede Proxy, é possível que o sistema esteja sendo impedido de acessar. Nesse caso, será necessário ajustar as configurações da rede para permitir a ativação e o uso correto do programa.

Acesse o artigo abaixo para verificar as principais configurações necessárias: Como Liberar os Programas AltoQi no Firewall, Proxy e Antivírus?

3 - Erro: Tela de autenticação em branco - Proteção Cloud.

Situação: Ao abrir o programa através da proteção Cloud, uma tela branca constante impede a interação para inserir os dados de acesso aos programas.

Solução: Essa situação ocorre devido ao WebViewer 2.0 estar desatualizado. Para corrigir isso, precisamos atualizar o Web Viewer.

Segue o procedimento para atualização do WebViewer:

  • Acesse o site oficial do Microsoft Edge WebView2 Runtime:
    Link: https://developer.microsoft.com
  • Clique no botão "Baixar".

  • Você será direcionado para as opções de download. Selecione a opção "Evergreen Bootstrapper" e clique em "Download" para prosseguir.

  • Na tela de termos de uso, clique em "Aceitar e baixar" para prosseguir.

  • O download será iniciado automaticamente.

  • Após a conclusão do download, localize o arquivo na pasta de transferências e dê um duplo clique para iniciar o processo de atualização.

  • Após concluir a atualização, tente abrir os programas novamente para verificar se o problema foi resolvido.
Caso a atualização por meio do aplicativo "Evergreen Bootstrapper" não seja bem-sucedida, tente novamente realizando o download através do aplicativo "Instalador Autônomo Evergreen".


Com este artigo, foi possível identificar e validar as principais situações de erro relacionadas à proteção Cloud.