Ocorreu uma situação não prevista na execução do QiVisus
A seguir, apresentamos exemplos de mensagens que podem ser observadas:
- Valor não pode ser nulo.
- Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto.
- A conexão subjacente estava fechada: Uma conexão que deveria ser mantida ativa foi fechada pelo servidor.
- Commom Language Runtime detectou um programa inválido
- A invocação do construtor no tipo 'QiVisu3D.MainViewModel' que corresponde às restrições de associação especificadas iniciou uma exceção.
- A enumeração do valor local atual está desatualizada porque um ou mais valores locais foram definidos desde sua criação.
- A solicitação HTTP está proibida com o esquema de autenticação de cliente 'Anonymous'.
Requisitos do sistema
De modo a facilitar que o usuário encontre essas informações em sua máquina deixamos as seguintes informações de caminho:
Sistema operacional/Windows (encontrado em Informações do sistema - Resumo do sistema);
Processador (encontrado em Informações do sistema - Resumo do sistema);
Memória RAM (encontrado em Informações do sistema - Resumo do sistema);
Placa de vídeo (encontrado em Informações do sistema - Componentes - Exibição);
Armazenamento: HD, SSD ou os dois (encontrado em Informações do sistema - Componentes - Armazenamento - Unidades);
Procedimentos recomendados quando o software apresenta erro ao abrir
Ao verificar que uma mensagem de erro foi apresentada ao abrir ou utilizar o AltoQi Visus, resultando em queda do mesmo, sugerimos a realização de alguns procedimentos, de modo que o próprio usuário consiga corrigir e continuar a utilização do software:
1 - Primeiramente indicamos conferir se a máquina possui os requisitos mínimos do sistema;
2 - Reiniciar o computador e abrir o software novamente;
Pode ter ocorrido uma pequena falha na placa de vídeo, retornando ao normal posteriormente à esse processo.
3 - Reinstalar a última atualização do software, indicada ao final deste artigo;
Importante verificar se no momento da atualização existe alguma mensagem na instalação;
Importante verificar na instalação e na abertura se existe algum aviso de antivírus;
4 - Executar o software como Administrador;
5 - Conferir se os arquivos de Dados estão na pasta;
Meus Documentos/QiVisus/Dados, ou C:\ProgramData\AltoQi\QiVisus\Dados
6 - Renomear a pasta Dados em Meus Documentos/QiVisus/Dados (com o software fechado) para um nome qualquer (por exemplo: Dados01);
7 - Renomear a pasta QiVisus em Appdata (com o software fechado) para um nome qualquer (por exemplo: "QiVisus01");
8 - Se na mensagem de erro apresentar: "A conexão subjacente estava fechada:...", ou alguma outra informação sobre Conexão ou Proxy, o erro pode estar associado à conexão com o servidor.
Indicamos assim, se possível, testar o software em outra máquina:
Se o comportamento reproduzir, é possível que seja servidor Offline, dessa forma, teste novamente mais tarde;
Se o comportamento não reproduzir, pode ser alguma situação entre a conexão do usuário e o servidor, podendo ser Rede, Antivírus, Firewall, etc.
9 - Se a mensagem de erro for idêntica a apresentada na imagem a seguir:
Esta mensagem indica que pode haver um conflito de linguagens. Para corrigir, siga os passos abaixo:
Acesse as configurações de Região disponível em painel de controle e confira se o formato do idioma esta configurado para uma linguagem que coincida com o sistema operacional.