Licença do AltoQi Visus Cost Management

AltoQi Visus apresenta mensagem de erro e queda. E agora?

Neste artigo,  iremos apresentar algumas possíveis mensagens de erros ou avisos, que podem exibidas ao realizar a abertura do software AltoQi Visus, ou durante a sua utilização, e que podem ocasionar em queda do mesmo. Assim como informar alguns testes que podem ser realizados para correção do comportamento pelo próprio usuário. Dessa forma, apresentamos a lgumas mensagens que podem ser observadas:
1-Apr-29-2024-11-35-52-7364-AM
2-Apr-29-2024-11-37-14-5418-AM
Para outros comportamentos apresentados, indicamos a leitura do artigo AltoQi Visus apresenta mensagem de erro no momento da abertura. E agora?
Requisitos do sistema

 

 

 

Antes de instalar o software AltoQi Visus, assim como outros softwares AltoQi (AltoQi Eberick e AltoQi Builder), é importante verificar se a máquina utilizada atende as condições recomendadas para que o software possa ser utilizado em sua capacidade máxima. Ressaltamos que essas condições são apenas recomendações, e não obrigatoriedades, contudo, quanto mais próximo dessas configurações melhor será o desempenho do software na máquina. Para mais informações sugerimos o artigo Configurações mínimas e recomendadas.

De modo a facilitar que o usuário encontre essas informações em sua máquina deixamos as seguintes informações de caminho:

  • Sistema operacional/Windows (encontrado em Informações do sistema - Resumo do sistema);
  • Processador (encontrado em Informações do sistema - Resumo do sistema);
  • Memória RAM (encontrado em Informações do sistema - Resumo do sistema);
  • Placa de vídeo (encontrado em Informações do sistema - Componentes - Exibição);
  • Armazenamento: HD, SSD ou os dois (encontrado em Informações do sistema - Componentes - Armazenamento - Unidades); 
 
Procedimentos recomendados quando o software apresenta erro ao abrir

Ao verificar que uma mensagem de erro foi apresentada ao abrir ou utilizar o AltoQi Visus, resultando em queda do mesmo, sugerimos a realização de alguns procedimentos, de modo que o próprio usuário consiga corrigir e continuar a utilização do software:

  1. Primeiramente indicamos conferir se a máquina possui os requisitos mínimos do sistema;
  2. Reiniciar o computador e abrir o software novamente;
    • Pode ter ocorrido uma pequena falha na placa de vídeo, retornando ao normal posteriormente à esse processo.
  3. Reinstalar a última atualização do software, indicada ao final deste artigo;
    • Importante verificar se no momento da atualização existe alguma mensagem na instalação;
    • Importante verificar na instalação e na abertura se existe algum aviso de antivírus;
  4. Testar executar o software como Administrador;
  5. Conferir se os aquivos de Dados estão na pasta;
    • Meus Documentos/QiVisus/Dados ou C:\ProgramData\AltoQi\QiVisus\Dados
  6. Renomear a pasta Dados em Meus Documentos/QiVisus/Dados (com o software fechado);

  7. Renomear a pasta QiVisus e Appdata (com o software fechado);
  8. Se na mensagem de erro apresentar: "A conexão subjacente estava fechada:...", ou alguma outra informação sobre Conexão ou Proxy, o erro pode estar associado à conexão com o servidor.
  • Indicamos assim, se possível, testar o software em outra máquina:
    • Se o comportamento reproduzir, é possível que seja servidor Offline, dessa forma, teste novamente mais tarde;
    • Se o comportamento não reproduzir, pode ser alguma situação entre a conexão do usuário e o servidor, podendo ser Rede, Antivírus, Firewall, etc.
 
Observação: Sugerimos sempre realizar a atualização da versão mais recente do sofware AltoQi Visus por meio do artigo  Instalação AltoQi Visus