Simbologias

Como deslocar e rotacionar simbologias 3D no cadastro de peças do AltoQi Builder?


Atualmente a plataforma AltoQi Builder possibilita a utilização de simbologias 2D e 3D nas peças do cadastro para proporcionar um maior detalhamento do projeto. Por padrão, algumas peças já possuem simbologias 3D inseridas, mas há a possibilidade de inserir novas simbologias ao cadastro.

Por vezes, após incluir a simbologia no cadastro, esta ainda precisa ser devidamente ajustada para que sua posição e conexões com outros elementos fiquem da forma como deva ser representada no modelo 3D. 

Com o recurso de posicionamento de simbologias, é possível  deslocar  a simbologia em relação ao ponto de origem,  rotacionar  em torno nos planos XY, XZ e YZ. 

Observação: Estes recursos estão disponíveis a partir da versão 2023 do AltoQi Builder. Para saber o resumo completo de atualizações do programa acesse o botão Ajuda  , na barra de acesso rápido do Builder, opção  Conteúdo  e selecione o tópico de atualizações na página aberta no seu navegador. Para atualizar o programa, realize o download em  www.altoqi.com.br/downloads.

Para acessar as opções de deslocamento e rotação das simbologias, prossiga com os procedimentos abaixo:

  1. Acesse o menu  Arquivo – Cadastro ;
  2. No diálogo Cadastro selecione a aba  Peças ;
  3. Selecione   a Peça criada com  a nova simbologia 3D já incluída;
  4. Clique no botão   ...   para editar a simbologia 3D;
  • Na janela  Simbologia 3D , clique sobre a simbologia que deseja editar. Para o exemplo deste artigo, criou-se uma cópia da simbologia padrão utilizada na peça, com os botões  Copiar   e  Colar  ;

Observação: Simbologias 3D da biblioteca padrão do cadastro de peças não são editáveis, apenas cópias destas peças ou simbologias importadas pelo usuário.
  • Clique na simbologia copiada e no botão  Posicionar simbologia  ;
  • A janela  Posicionamento da simbologia 3D  será aberta, com os recursos para edição da simbologia, conforme indicado a seguir:

 
1 - Ambiente 3D:  ambiente de visualização e edição da simbologia 3D, com eixo de coordenadas posicionado no ponto de origem. Os eixos X, Y e Z são representados pelas cores verde, vermelho e azul, respectivamente;

Observação: Por padrão, quando uma nova simbologia é importada à biblioteca, uma mensagem é exibida perguntando ao usuário se a simbologia deve ter seu centro geométrico na coordenada x=0, y=0 e z=0.

2 - Enquadrar 3D:  enquadra os eixos de coordenadas e a simbologia no centro da janela do ambiente CAD 3D;

3 - Centralizar simbologia na origem:  desloca automaticamente o centro geométrico da simbologia para o ponto de origem;

4 - Perspectiva : quando ativado, a navegação ocorre de forma livre no ambiente;

5 - Ortogonal: quando ativado, a navegado ocorre de forma ortogonal no ambiente. Esta visualização é útil para melhorar a precisão ao Adicionar entradas 3D (8) com o apoio dos comandos de Vistas (6);

6 - Vistas:  enquadra a simbologia na vista de apenas um de seus lados. As visões disponíveis são Esquerda , Direita , Frontal , Traseira , Superior  e Inferior ;

7 - Entradas :  este comando abre a janela  Entradas 3D , onde é possível verificar, adicionar ou remover pontos de ligação volumétrica através de coordenadas X, Y e Z.

8 - Adicionar entradas :  habilita a inserção de pontos de ligação volumétrica clicando diretamente sobre a simbologia. 

Estes dois últimos botões (5 e 6), dizem respeito às ligações volumétricas que podem ser inseridos numa simbologia. Por padrão do programa, o ponto de origem da simbologia 3D é o ponto onde os condutos se conectam numa peça. Porém, é possível também incluir pontos de ligação volumétrica que permitem a conexão a partir de pontos diferentes da origem e definidos pelo usuário na peça. Os procedimentos para inclusão destes pontos e aplicação destes dois botões é apresentado no artigo Como informar ligações volumétricas em um símbolo 3D e em uma peça?. 

9 - Transparência da simbologia e dos eixos:  permite editar a transparência de exibição da simbologia ou dos eixos de coordenadas no visualizador 3D, de 0 a 100%. Essa opção visa facilitar principalmente a inserção de Entradas 3D e o posicionamento da simbologia no ponto de origem. O botão  permite exibir/ocultar o eixo de coordenadas.

10 - Posicionamento da simbologia:  realiza a movimentação da simbologia com botões de deslocamento ou digitando a distância (em cm) nas direções X, Y e Z. Com os botões de deslocamento é possível:

  • Deslocar para o lado negativo do eixo de 1 em 1 cm:  
  • Deslocar para o lado positivo do eixo de 1 em 1 cm:  
  • Deslocar para o lado negativo do eixo de 0,1 em 0,1 cm: 
  • Deslocar para o lado positivo do eixo de 0,1 em 0,1 cm: 

11 - Rotacionar simbologia:  realiza a rotação da simbologia em 90º com os botões de rotação  ou digitando o ângulo de rotação desejado (de 0 a 360 graus), nos planos  XY XZ  e  YZ.

12 - Cotas:  permite habilitar ou desabilitar as cotas nos respectivos planos XY , XZ  e YZ . As cotas iniciam no ponto de origem e se estendem até as extremidades da simbologia, nos eixos positivos e negativos de X, Y e X, permitindo conhecer as dimensões globais da simbologia ou do seu deslocamento do ponto de origem.



  • Após finalizar as edições de posicionamento da simbologia, clique em  OK , na janela  Simbologia 3D  para salvar as alterações.

Com este artigo foi possível conhecer os comandos de posicionamento de simbologias 3D importadas e vinculadas numa peça do cadastro do AltoQi Builder.