Gestão de arquivos

Fluxo de Trabalho idealizado com AltoQi Visus Collab

O AltoQi Visus Collab é uma plataforma Web, que proporciona uma integração da equipe de projetista a um ambiente comum de dados em nuvem. Com isso, todos os integrantes poderão acessar a pasta da obra que estão vinculados e ter acesso aos arquivos.
Acessos
Os usuários da plataforma AltoQi Visus Collab contarão com 3 modos de acesso à obra hospedada no servidor, sendo:
  • Acesso Web, diretamente pelo navegador.
  • Acesso via sincronizador desktop, onde ocorre uma sincronização dos arquivos da nuvem com a estação de trabalho;
  • Acesso direto a nuvem via programas AltoQi (AltoQi Eberick e AltoQi Builder) que contenham o módulo connect. 
Obras 

No fluxo de trabalho, o coordenador cria a obra na nuvem, define os dados de identificação da edificação e as disciplinas que serão trabalhadas.

Posteriormente, cria os perfis dos colaboradores, e define em quais obras estes terão acessos e quais as suas atribuições dentro da obra. De acordo com função de cada colaborador, o coordenador definirá as permissões de ações que poderão realizar dentro da plataforma, exemplo: baixar arquivos, inserir comentários...

Nesta etapa, o coordenador pode criar atividades para direcionar os projetistas a cumprir os objetivos de cada etapa no desenvolvimento do projeto, e assim desenvolver um cronograma de execução do mesmo. A eficácia no cumprimento destas atividades podem ser avaliadas com a aplicação de checklist. 

Colaboradores

Cada colaborador receberá atribuições e acessos inerentes a sua função dentro da obra, ou seja, o coordenador de projetos definirá em quais disciplinas o colaborador terá acesso, e quais ações poderá efetuar nos arquivos desta pasta.

O gestor de projetos definirá as permissões através dos grupos de colaboração, onde será possível determinar quais ações os colaboradores vinculados a este grupo poderão efetuar dentro da conta.

Os colaboradores terão acesso à obra através de uma conta pessoal de perfil colaborador, que será gerada no momento do seu cadastro dentro da conta principal do AltoQi Visus Collab.  Para mais detalhes sobre as contas colaboradoras consulte o artigo: Interface da conta de um colaborador 

Sincronizador

Com a obra criada e os colaboradores definidos, os projetistas podem instalar o sincronizador em suas respectivas estações de trabalho, este mantém a obra do AltoQi Visus Collab sincronizado com o desktop através de um conjunto de pastas e arquivos. Cada colaborador deverá baixar e instalar o sincronizador em sua máquina. Para isso, podem seguir as instruções dos artigos: Como instalar o Sincronizador AltoQi Visus Collab? e Como configurar o Sincronizador AltoQi Visus Collab?

Os projetistas poderão ainda sincronizar os projetos diretamente pelos programas AltoQi (AltoQi Eberick e AltoQi Builder) com a plataforma AltoQi Visus Collab, sem a necessidade de instalar o sincronizador. O programa permite sincronizar o modelo 3D e os documentos diretamente com a nuvem. Caso tenha alguma alteração, o sistema alerta o projetista da atualização dos arquivos. Para isso, sugiro a leitura do artigo: Integração dos programas AltoQi com AltoQi Visus Collab

A sincronização da obra entre o servidor e a estação de trabalho segue quatro conceitos fundamentais:
  • Permissões: o processo de sincronização com a estação de trabalho leva em conta as permissões atribuídas ao usuário na Web. Citando como exemplo, se pode realizar o download de arquivos, visualizar, fazer modificações, renomear, deletar entre outras;
  • Sincronização de pastas e arquivos: permite escolher quais obras, disciplinas e pastas deseja sincronizar com a nuvem.
  • Tipos de arquivos: permite escolher quais formatos de arquivos deseja sincronizar. Por exemplo, ao abrir um arquivo IFC no Revit o programa gera um arquivo de LOG. Para não poluir o servidor, podemos informar para não sincronizar esta extensão. 
  • Horários de sincronização: dependendo da infraestrutura, é importante ter o controle dos horários de sincronização.
Como as ferramentas de trabalho são desktop, a maioria das ações dos projetistas são realizadas via sincronizador. De todo modo, eles podem acessar o sistema Web e visualizar o modelo 3D federado da edificação, fazer manipulações de arquivos, gerenciar as permissões, rastreio de histórico de trabalho entre outras funções.
No caso do gerente de projetos a maioria das ações são realizadas via ambiente Web.  
Arquivos

Os projetistas podem realizar o upload dos arquivos para dentro da pasta da disciplina a qual o colaborador possui acesso. Os demais colaboradores poderão acessar esta pasta e fazer download destes arquivos para dar sequência nos trabalhos, por exemplo, o arquiteto irá disponibilizar o arquivo do projeto arquitetônico na pasta da disciplina de arquitetura, assim, os projetistas das demais disciplinas terão acesso a este arquivo para dar continuidade com os projetos complementares.

Toda vez que for necessário, podem ser inseridas na plataforma, arquivos das revisões de projetos. Os arquivos serão atualizados automaticamente, desde que, estes arquivos obedeçam a máscara de revisão configurada, mantendo apenas o arquivo mais recente na pasta. As revisões anteriores serão mantidas no histórico de revisões de arquivos.

Os arquivos também podem ser enviados para a plataforma via sincronizador. Para isso, basta inserir o arquivo na pasta desejada dentro da pasta local de sincronização. Ao rodar uma nova sincronização este será enviado para a nuvem, desde que, obedeça à máscara de nomenclatura de arquivos configurada.

Contudo, não é aconselhado trabalhar com arquivos salvos dentro da pasta de sincronização, portanto, utilize esta pasta como repositório de arquivos e suas revisões. 

Modelo 3D
Os modelos 3D podem ser visualizados individualmente para cada disciplina, ou federados. Durante o fluxo de projetos, pode-se a qualquer momento acessar o modelo 3D federado no AltoQi Visus Collab. Para visualizar de modo federado, basta clicar sobre o comando "Modelos 3D", ou  selecionar vários modelos e clicar no comando "Visualizar". Como normalmente os modelos estão em pastas separadas, pode-se agrupar todos através da guia modelos. 
A visualização dos modelos federados permite uma compatibilização visual dos projetos, onde o projetista pode criar notas BCF para registrar possíveis interferências.  
Plotagem

Ao finalizar um projeto, é preciso imprimir as pranchas, o AltoQi Visus Collab conta com um módulo de plotagem, que permite ao coordenador da obra criar uma caixa de plotagem de arquivos, para gerenciar o envio dos entregáveis para a gráfica via e-mail. Através dela é possível acompanhar o download dos arquivos e registrar o recebimento destes já impressos, quando for o caso. 

Considerações finais

Este artigo demonstra um fluxo de trabalho otimizado dentro da plataforma AltoQi Visus Collab, contudo, o programa possui diversas outras funcionalidades para gestão de arquivos, colaboradores e coordenação das atividades, que podem ser explorados pelo usuário. Para conhecer mais recursos e configurações  disponíveis, sugiro a leitura dos artigos da base de conhecimento.