Sincronizador AltoQi Visus Collab

Como configurar o Sincronizador AltoQi Visus Collab?

Além de permitir a gestão dos arquivos por meio do ambiente Web, a plataforma AltoQi Visus Collab dispõe de um aplicativo Sincronizador para computadores. De forma automatizada, o sincronizador transfere os arquivos salvos em suas pastas locais para o ambiente da nuvem, evitando que os arquivos necessitem ser incluídos manualmente na conta.

Além disso, esta ferramenta também realiza o espalhamento de toda estrutura de pastas da obra em seu computador, permitindo que os arquivos sejam organizados e manipulados localmente. Assim, possibilita maior agilidade e controle dos arquivos sincronizados na nuvem.

Apesar de não agregar funcionalidades exclusivas para o AltoQi Visus Collab, o uso do sincronizador possibilita um grande ganho na produtividade, sendo, portanto, recomendável para uso em todos os casos por nossa equipe de Suporte Técnico.

Observação: Os colaboradores vinculados a obra também possuem acesso ao sincronizador. Para estes usuários, a sincronização se aplicará apenas para as disciplinas nas quais o colaborador está vinculado.

Nesta série de artigos, iremos apresentar os passos básicos de instalação e reinstalação do Sincronizador AltoQi Visus Collab em seu computador, além de detalhar todas as configurações disponíveis para personalizar esta ferramenta de acordo com suas preferências:

  • Como instalar o Sincronizador AltoQi Visus Collab?
  • Como configurar o Sincronizador AltoQi Visus Collab? (este artigo)

Configurando o sincronizador

As configurações do sincronizador são acessíveis através do seu ícone na barra de ferramentas do Windows. Para acessar as configurações, siga os passos abaixo:

  • Clique com o botão direito do mouse sobre o ícone AltoQi Visus Collab () na barra de ferramentas;
  • Acesse a opção Configurar;
  • Você será direcionado para a tela de configurações do sincronizador.

A tela de configurações do Sincronizador é dividida entre as abas Geral, Conexão, Pastas, Tipos de arquivo, Horários, Alertas e Suporte, apresentadas em detalhes nos tópicos abaixo.

Aba Geral

A aba Geral contém as informações de identificação e definição da pasta de armazenamento local dos arquivos. O local de salvamento dos arquivos apenas pode ser alterado com o login do usuário desconectado do aplicativo. Por padrão o espelhamento dos arquivos é feito dentro das pastas "Qi Cloud – Obras" e "Qi Cloud – Meus arquivos", dentro da pasta Documentos do Windows.


Caso seja necessário realizar a alteração, desconecte o usuário do sincronizador, clicando com o botão direito do mouse sobre o ícone do Collab na barra de ferramentas e acessando o comando Desconectar. Com o usuário desconectado, acesse o comando Configurar novamente e altere as pastas de armazenamento local.


Aba Conexão

Esta aba é utilizada para configurar o endereço de acesso a redes que utilizam servidores proxy.

Aba Pastas

A aba Pastas é utilizada para definir quais pastas e obras da conta serão sincronizadas com a máquina local. Todas as pastas ou obras selecionadas nesta aba serão espelhadas durante a sincronização.

Aba Tipos de Arquivo

A aba Tipos de Arquivo define quais formatos de arquivos serão sincronizados pela ferramenta com o computador local.

Aba Horários

Na aba Horários, você poderá definir os horários de sincronização ativos para o sincronizador, além do tipo de sincronização realizado pela ferramenta. O sincronizador irá iniciar automaticamente a sincronização nos horários indicados. Assim, é possível definir os horários e intervalos de sincronização mais adequados.

Clicando sobre a tabela de horários para sincronização será possível alterar o tipo de sincronização definido para cada horário.


Atualmente é possível definir a modalidade de sincronização que o aplicativo irá realizar entre quatro opções, são elas:

Nuvem e local: esta opção mantém a pasta local e a nuvem espelhadas, assim sempre que uma ação é realizada em um destes ambientes o sincronizador irá replicar no outro, por exemplo. Ao enviar um arquivo para a lixeira na nuvem, após a sincronização o arquivo também será excluído na pasta local. 

Apenas enviar para a nuvem: nesta modalidade o sincronizador apenas enviará arquivos da pasta local para a nuvem.

Apenas receber da nuvem: aqui o sincronizador apenas realizará downloads de arquivos da nuvem para a pasta local.

Não sincronizar: Não realiza a sincronização.

Aba Alertas

A aba Alertas permite que você defina quais tipos de alertas serão emitidos durante a sincronização dos arquivos. Ao final de cada sincronização, a ferramenta emite notificações, indicando quais ações foram realizadas. Os alertas de sincronização podem ser úteis para identificar possíveis falhas que tenham ocorrido na sincronização.

Aba Suporte

A aba Suporte reúne informações úteis para solicitar suporte a ferramenta. Em eventuais intervenções da equipe de suporte técnica na ferramenta, as informações reunidas nesta aba são relevantes. Nesta aba recomendamos que a opção "Eu permito o envio automático de relatórios de melhoria" seja mantida habilitada constantemente.

Após a revisão das configurações do sincronizador, utilize o comando Salvar para confirmar as suas configurações e fechar a janela de preferências.