No AltoQi Visus, é possível gerar vários relatórios diferenciados pelo seu conteúdo e função, dependendo do nível de detalhamento necessário, ou tipo de informações desejadas pelo orçamentista. Para otimizar o fluxo de trabalho, os relatórios podem ser gerados automaticamente com fórmulas em planilhas eletrônicas .xlsx com templates editáveis.
Para mais detalhes de como podemos gerar os relatórios, bem como gerenciar os templates, recomendamos a leitura do artigo: Como gerar os relatórios e entregáveis do AltoQi Visus Cost Management
A seguir vamos detalhar quais opções de relatório que podemos gerar a partir da extração da lista de quantitativo de um modelo IFC.
Relatório de quantitativo
Este modelo irá gerar um relatório com todos os itens, gerados na lista de quantitativos do projeto de orçamento. Sejam eles extraídos de modelos IFC, criados manualmente na lista, importados de planilhas, ou ainda extraídos de arquivos DWG.
Esta é uma lista de materiais e serviços. Não apresentando. Portanto, valores financeiros, apenas quantitativos. Este modelo poderá ser útil, sempre que desejarmos realizar uma cotação diretamente com fornecedores, por exemplo.
Relatório de orçamento
Os relatórios de orçamento trazem todas as informações de custos pertinentes de cada item do quantitativo, desde que estes estejam devidamente vinculados a uma composição ou insumo de uma tabela de referência de custos, como exemplo o SINAPI.
Neste modelo, podemos ainda filtrar as informações contidas de acordo com a natureza destes valores e, nível de detalhamento desejado. Para isso o software oferece diferentes templates. Cada template, possui uma configuração de apresentação destes dados e o usuário poderá escolher qual deles deseja obter o relatório. Abaixo apresentamos alguns destes modelos.
- Completo: que traz todas as informações sem restrições, detalhando os valores do orçamento referentes aos materiais e execução, nos seus valores unitários e totais;
- Detalhado: semelhante ao completo, porem, detalhando não somente os materiais e execução, mas também valores de outras naturezas, como os custos de equipamentos, transporte entre outros;
- Execução: no relatório de execução serão detalhados apenas as informações dos custos referentes a execução de um determinado serviço;
- Materiais: traz os detalhamentos dos custos originados dos materiais de cada serviço orçado;
- Simplificado: este template não irá detalhar os custos de acordo com a sua origem, trazendo apenas os totais de cada item.
Neste contexto orientamos os usuários gerar os relatórios nos diferentes templates e avaliar qual deles melhor se adequa a sua necessidade naquele momento.
Relatório de orçamento analítico
O diferencial entre o Relatório de orçamento e o Relatório de orçamento analítico é que, além das informações pertinentes ao orçamento, teremos cada referencial de custo detalhado, mostrando assim, a composição associada seguida dos seus insumos agrupados. Este modelo faz com que tenhamos um detalhamento minucioso da formação de cada custo atribuído ao orçamento. Este modelo também pode ser dividido conforme o nível de detalhamento, especificados no item acima.
Relatório de insumos
Neste caso será gerado um relatório apresentando todos os insumos utilizados para compor o orçamento.
Insumos da edificação (total): Nesta opção será obtida uma relação de todos os insumos independentemente do seu tipo.
Insumos da Edificação por tipo. Esta opção permite ao usuário que sejam gerados relatórios com os dados específicos de insumos em função do tipo. A seguir apresentamos as possibilidades.
- Mão de Obra: agrupa os insumos referentes a mão de obra;
- Material: agrupa todos os insumos referentes aos materiais;
- Transporte: agrupa os insumos dos custos de transportes;
- Equipamentos: agrupa todos os insumos referentes aos equipamentos;
- Serviços Terceirizados: agrupa os insumos de serviços terceirizados;
- Comissionamento: agrupa os insumos de comissionamento;
- Administração ou Verba: agrupa os insumos de administrações ou verbas;
- Execução: agrupa todos os insumos das divisões acima.
Relatórios de curva ABC
Os relatórios de curva ABC, classificam os insumos do orçamento em ordem decrescente tomando como referência, a representação deste no orçamento, baseando-se no seu custo, ou seja, do item com maior participação financeira para o menor. Além da lista, no AltoQi Visus são gerados gráficos para resumir e auxiliar a interpretação destes valores. Estes relatórios podem ser gerados em diferentes opções:
Análise de curva ABC (Composições de serviços): Este relatório ira gerar uma relação dos itens do projeto que se referem a serviços, incluindo as composições de serviços e também insumos de serviços quando houverem.
Análise de curva ABC (Insumo)Este relatório ira gerar uma relação dos itens do projeto que se referem a insumos, incluindo as composições ou insumos.
Análise de curva ABC por tipo de insumo Este relatório ira gerar uma relação dos itens do projeto que se referem a insumos, de forma classificada elo seu tipo.
- Mão de Obra: analisa a curva ABC dos insumos de mão de obra;
- Material: analisa a curva ABC dos insumos de materiais;
- Transporte: analisa a curva ABC dos insumos de transportes;
- Equipamentos: analisa a curva ABC dos insumos de equipamentos;
- Serviços Terceirizados: analisa a curva ABC dos insumos de terceirizados;
- Comissionamento: analisa a curva ABC dos insumos de comissionamentos;
- Administração ou Verba: analisa a curva ABC dos insumos de administrações ou verbas;
- Execução: analisa a curva ABC das divisões acima.
Relatório de planejamento 4D
Neste modelo, podemos gerar relatórios com as informações relacionadas ao planejamento, como o tempo de execução determinado para cada atividade, datas de início e término planejado, datas de início e termino executado e percentuais executados. Possibilitando ao usuário acompanhar os resultados obtidos e compara-los com o planejamento inicial. Também traz informações de, valores financeiros previstos e executados para cada etapa da obra. Todas estas informações são definidas baseadas nos dados informados pelo projetista durante a etapa de planejamento através do modulo 4D do software e, caso necessário, também podem ser editadas manualmente no próprio relatório, uma vez que, são gerados em planilhas eletrônicas editáveis.
Relatórios de memoriais
Esta seção traz opções de opções diversas de relatórios com informações referentes aos elementos do projeto, bem como memorias de extração destes quantitativos, por exemplo. A seguir vamos descriminar cada tipo.
Relatório de cálculo de BDI
O método de cálculo do BDI do AltoQi Visus foi desenvolvido embasado nas diretrizes dispostas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) para obras públicas. Por vezes, em licitações pode ser necessárias apresentar o relatório de dados utilizados no cálculo do BDI.
Para isso, é possível gerar um relatório de cálculo de BDI no AltoQi Visus com as informações utilizadas pelo orçamentista no cálculo do valor do BDI do projeto corrente.
Relatório de composições e insumos utilizados
Gera uma planilha com todas as composições e insumos que compõe o orçamento do projeto. Nessa ferramenta, além da justificativa, os relatórios possuem também a coluna de status que identifica se a composição ou insumo sofreu ou não alguma alteração. É padrão no orçamento definir a origem da composição/insumo, com isso o AltoQi Visus avalia e permite editar/excluir no relatório essas composições e insumos. O relatório default apresenta no status 2 (tipos) tipos de justificativas, sendo elas:
Original: proveniente da planilha orçamentária presente no AltoQi Visus sem modificações;
Adaptada: que é uma composição ou insumo, que foi alterado da sua composição original;
Relatório de composições e insumos utilizados padrão SICRO
Este modelo traz a relação de insumos e composições utilizadas. Porém, em um formato de apresentação peculiar ao padrão SICRO. Para mais detalhes sobre este modelos de relatório, recomendo a leitura do artigo: Relatório de insumos e composições no padrão SICRO
Relatório de extração detalhada de quantitativo BIM
Fornece uma planilha com dados e parâmetros utilizados para a quantificação do item bem coma sua identificação.
Relatório de registros do modelo BIM
Gera uma planilha detalhada dos dados dos parâmetros por objeto dos modelos inseridos no projeto de orçamento.
Relatório de registros do modelo BIM
Gera um relatório, com dados do registro dos modelos BIM do projeto de orçamento. O Artigo a seguir, traz mais detalhes de como estas informações poderão ser úteis. Autenticidade dos Modelos IFC com Hash