Relatórios

Quais relatórios podem ser gerados no AltoQi Visus?

No AltoQi Visus, é possível gerar vários relatórios diferenciados pelo seu conteúdo e função, dependendo do nível de detalhamento necessário, ou tipo de informações desejadas pelo orçamentista. Para otimizar o fluxo de trabalho, os relatórios são gerados automaticamente em planilhas eletrônicas .xlsx com templates editáveis. 

A seguir vamos detalhar quais opções de relatório que podemos gerar a partir da extração da lista de quantitativo de um modelo IFC. 

Relatório de quantitativo

Este modelo irá gerar uma lista, agrupando todos os itens modelados ou não nos arquivos IFC do projeto.  Não apresentando portanto valores financeiros, apenas quantitativos. Este modelo poderá ser útil, sempre que desejarmos realizar uma cotação diretamente com fornecedores, por exemplo. 

Relatório de orçamento

 O relatório de orçamento traz todas as informações de custos pertinentes de cada item do quantitativo, desde que estes estejam devidamente vinculados a uma base de composição unitária de preço. 

Neste modelo, podemos ainda filtrar as informações contidas de acordo com a natureza destes valores e, nível de detalhamento desejado. Podendo ser divididos em:

  • Completo: que traz todas as informações sem restrições, detalhando os valores do orçamento referentes aos materiais e execução, nos seus valores unitários e totais;
  • Detalhado: semelhante ao completo, porem, detalhando não somente os materiais e execução, mas também valores de outras naturezas, como os custos de equipamentos, transporte entre outros;
  • Execução: no relatório de execução serão detalhados apenas as informações dos custos referentes a execução de um determinado serviço;
  • Materiais: traz os detalhamentos dos custos originados dos materiais de cada serviço orçado;
  • Simplificado: este template não irá detalhar os custos de acordo com a sua origem, trazendo apenas os totais de cada item. 

Relatório de orçamento analítico

O diferencial entre o Relatório de orçamento e o Relatório de orçamento analítico é que, além das informações pertinentes ao orçamento, teremos cada referencial de custo detalhado, mostrando assim, a composição associada seguida dos seus insumos agrupados. Este modelo faz com que tenhamos um detalhamento minucioso da formação de cada custo atribuído ao orçamento. Este modelo também pode ser dividido conforme o nível de detalhamento, especificados no item acima.

Em todos os casos acima, juntamente com o orçamento descriminado de acordo com a sua categoria, o programa fornece um quadro resumo do orçamento, onde é possível conferir os totais e seus respectivos BDIs previamente configurados. Para configurar o BDI, acompanhe os passos explicados no artigo: Como configurar o BDI no AltoQi Visus?

A organização da estrutura do projeto do orçamento, poderá ser definida nas configurações da EAP (estrutura analítica de projeto) conforme as orientações deste artigo: Como definir a hierarquia do orçamento? 

Relatório de insumos 

Neste caso será gerado um relatório apresentando todos os insumos utilizados para compor o orçamento. O relatório de insumo pode ser obtido de forma integral através da opção, Insumos da edificação (total), ou segmentado agrupando os insumos de acordo com o seu tipo. As possibilidades de agrupamento possíveis são:

  • Mão de Obra: agrupa os insumos referentes a mão de obra;
  • Material: agrupa todos os insumos referentes aos materiais;
  • Transporte: agrupa os insumos dos custos de transportes;
  • Equipamentos: agrupa  todos os insumos referentes aos equipamentos;
  • Serviços Terceirizados: agrupa os insumos de serviços terceirizados;
  • Comissionamento: agrupa os insumos de comissionamento;
  • Administração ou Verba: agrupa os insumos de administrações ou verbas;
  • Execução: agrupa todos os insumos das divisões acima. 

Relatório de curva ABC

Os relatórios de curva ABC, classificam os insumos do orçamento em ordem decrescente tomando como referência, a representação deste no orçamento, baseando-se no seu custo, ou seja, do item com maior participação financeira para o menor. Além da lista, no AltoQi Visus são gerados gráficos para resumir e auxiliar a interpretação destes valores. Os relatórios de curva ABC seguem as divisões descritas para os relatórios de insumos, podendo ser Análise de Curva ABC (total) ou analises de curva ABC subdivididas em grupos:

  • Mão de Obra: analisa a curva ABC dos insumos de mão de obra;
  • Material: analisa a curva ABC dos insumos de materiais;
  • Transporte: analisa a curva ABC dos insumos de transportes;
  • Equipamentos: analisa a curva ABC dos insumos de equipamentos;
  • Serviços Terceirizados: analisa a curva ABC dos insumos de terceirizados;
  • Comissionamento: analisa a curva ABC dos insumos de comissionamentos;
  • Administração ou Verba: analisa a curva ABC dos insumos de administrações ou verbas;
  • Execução: analisa a curva ABC das divisões acima. 

Relatório de planejamento 4D

Neste modelo, podemos gerar relatórios com as informações relacionadas ao planejamento, como o tempo de execução determinado para cada atividade, datas de início e término planejado, datas de início e termino executado e percentuais executados. Possibilitando ao usuário acompanhar os resultados obtidos e compara-los com o planejamento inicial. Também traz informações de, valores financeiros previstos e executados para cada etapa da obra. Todas estas informações são definidas baseadas nos dados informados pelo projetista durante a etapa de planejamento através do modulo 4D do software e, caso necessário, também podem ser editadas manualmente no próprio relatório, uma vez que, são gerados em planilhas eletrônicas editáveis. 

Relatório de cálculo de BDI

O método de cálculo do BDI do AltoQi Visus foi desenvolvido embasado nas diretrizes dispostas pelo TCU (Tribunal de Contas da União) para obras públicas. Por vezes, em licitações pode ser necessárias apresentar o relatório de dados utilizados no cálculo do BDI. 

Para isso, é possível gerar um relatório de cálculo de BDI no AltoQi Visus com as informações utilizadas pelo orçamentista no cálculo do valor do BDI do projeto corrente.

Para criar os relatórios acima descritos acesse, Relatórios (botão ) e na janela aberta escolha a opção de relatório desejada.

O AltoQi Visus permite também gerar um relatório para conexão ERP que pode ser conferido no artigo: Como gerar relatório para conexão ERP? E relatórios  para analise de sustentabilidade da obra, como abordado no seguinte artigo: Análise de sustentabilidade 

Memoriais (elementos em uso)

Relatório de composições e insumos utilizados

Um relatório é gerado com todas as composições e insumos que compõe o orçamento do projeto. Nessa ferramenta, além da justificativaos relatórios possuem também coluna de status que identifica se a composição ou insumo sofreu ou não alguma alteração. É padrão no orçamento definir a origem da composição/insumo, com isso o AltoQi Visus avalia e permite editar/excluir no relatório essas composições e insumosrelatório default apresenta no status 3 (trêstipos de justificativassendo elas:

  • Originalproveniente da planilha orçamentária presente no AltoQi Visus sem modificações;
  • Adaptada, que é uma composição ou insumo, que foi alterado da sua composição original; e