Módulo Visus Infraestrutura

Relatório de insumos e composições no padrão SICRO

O orçamento para projetos de infraestrutura tem obrigatoriamente, uma série de fatores adicionais para calcular de forma precisa todos os custos envolvidos. O que torna essa implementação interessante é que, em muitos casos, esses fatores também podem auxiliar nos projetos de orçamento para edificações. Com os recursos novos voltados para infraestrutura, foi implementado ao sistema de licenças do AltoQi Visus Cost Management o módulo Infraestrutura

A partir da versão 2023-11 do AltoQi Visus Cost Management o software passa a disponibilizar recursos para elaboração de projetos de orçamento de obras de infraestrutura. Alguns destes recursos são, portanto, atribuídos ao módulo de Infraestrura do software, e para que o usuário tenha a sua disposição, será necessário adquirir este adicional em sua licença. Nesta série de artigos, estaremos apresentando as funcionalidades deste módulo. 

  • Relatório de insumos e composições no padrão SICRO ( este artigo)
  • FIC - Fator de incidência de chuva
  • FIT - Fator de interferência de tráfico
  • Custo de transporte
  • Produção de equipe

Para orçamentos de projetos de infraestrutura em instituições governamentais, é comum a necessidade de entregar um relatório de composições no formato SICRO. Com o Módulo Infraestrutura, o software permite gerar um relatório detalhado seguindo o padrão da tabela SICRO. Para acessar esse novo relatório então, basta seguir o caminho: 

  • Relatórios
  • Memoriais (elementos em uso)
  • Composições e insumos utilizados (padrão SICRO).


Comumente as obras de infraestrutura exigem a necessidade de utilização de equipamentos pesados, ou seja, a utilização de máquinas e equipamentos de grande porte são muito frequentes neste tipo de obra. Portanto, podemos deduzir que estes insumos representam uma parcela importante do custo total de uma composição destinada a serviços de infraestrutura. Com isso, a composição dos custos destas composições exigem uma atenção especial para estes tipos de insumos. 

O relatório padrão SICRO possui uma formatação que apresenta de forma detalhada a composição do custo de cada tipo de insumo. Abaixo apresentamos um exemplo de relatório para uma.


Podemos observar que para a cada composição utilizada, o relatório emitido detalha de forma discriminada, os valores de cada insumo, organizados pelo seu tipo. Com isso, é possível verificar a participação de cada um deles, no custo total da composição.

Observe que conforme comentamos anteriormente, os insumos do tipo equipamentos, contam com alguns fatores que são apresentados neste relatório o seu custo se dá a partir da aplicação destes fatores. Na imagem abaixo mostramos de forma isolada a parcela do custo de equipamentos.


Logo a seguir temos o detalhamento do custo da mão de obra para a execução do serviço. Observe que o custo horário total de execução é dado com a somatória dos custos de equipamentos e mão de obra.


O custo unitário de execução é apresentado na sequência, e é resultado da divisão do custo horário total de execução pela produção da equipe. Estes valores estão destacados na imagem a seguir. 


Os demais insumos são relacionados na em seguida com seus devidos cálculos de custos individual e o custo unitário total direto da composição e calculado com a soma dos totais de cada tipo de insumo. Conforme destacamos na imagem a seguir:


O relatório apresenta ainda as variáveis que serão apresentadas nos próximos artigos da série. São elas:

  • FIC - Fator de incidência de chuva
  • FIT - Fator de interferência de tráfico
  • DMT - Distância média de transporte
  • Tempo Fixo 

O modelo acima representa uma composição do sistema de custo referenciais de obras - SICRO. Porém, o mesmo relatório irá relacionar as composições do sistema de custo referenciais de obras - SINAPI. Observe a seguir um exemplo.