Exportação/Importação IFC

Como definir a localização do modelo 3D externo em relação ao modelo nativo do programa AltoQi Builder?

Na plataforma AltoQi Builder é possível escolher a localização que será adotada para o posicionamento do modelo 3D externo em relação ao modelo nativo do programa AltoQi Builder.

Para contextualizar, o modelo nativo é aquele que contém os lançamentos realizados dentro do programa AltoQi Builder como, por exemplo, tubulações hidrossanitárias, eletrodutos, caixas de passagem, reservatórios, entre outros. Já o modelo externo 3D, é aquele que foi importado e contém os elementos modelados em outros softwares como, por exemplo, a arquitetura da edificação ou o projeto estrutural.

Como alterar a localização do modelo 3D externo?

A localização do modelo externo pode ser alterada antes de vincular tal modelo ao projeto já existente ou antes de criar uma nova edificação a partir desse modelo.

  • Com a plataforma AltoQi Builder aberta, acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Edificação;
  • Na janela Edificação, clique no ícone Editar propriedades;
  • Ao abrir a janela Propriedades da edificação, acesse a aba Localização, conforme a imagem abaixo;

  • No campo Posicionamento do projeto as opções de localização a serem preenchidas são as seguintes. Defina a opção de posicionamento desejada.
    • Posição local e norte de projeto: Ao importar um modelo externo e selecionar esta propriedade, as coordenadas do terreno do modelo não são consideradas. Portanto, o modelo externo ficará posicionado no ponto (0,0,0) do programa AltoQi Builder.
    • Posição global e norte verdadeiro: Ao importar um modelo externo e selecionar esta propriedade, as coordenadas do terreno do modelo são consideradas. Portanto, o modelo externo ficará posicionado no mesmo ponto definido no software de origem.
  • Após definir o posicionamento do projeto, clique em OK para fechar a janela.
  • Para que as alterações tenham efeito, acesse novamente a visão 3D e utilize o comando "Atualizar 3D" ou então, caso não tenha criado a edificação ainda, basta prosseguir com a criação da edificação.

Para acompanhar um exemplo prático da ferramenta, recomenda-se a leitura do artigo Exemplo: Como alterar a localização do modelo externo no programa AltoQi Builder?.

Neste artigo foi apresentada a possibilidade de definir a localização do modelo externo em relação ao modelo nativo.