Planta de fôrma e locação

Como é calculada a área de forma das vigas no AltoQi Eberick?

O AltoQi Eberick gera informações a respeito do quantitativo dos materiais dos elementos estruturais, sendo exibida na prancha, relatórios e planilhas. Com isso se obtém peso do aço, volume de concreto, área de forma e consumo de aço para os elementos em concreto armado. Dentre as informações citadas, neste artigo iremos descrever como é calculada a área de forma das vigas.

Observação: Vale destacar que no modelo IFC também estão inseridas informações a respeito da estrutura, podendo ser exportado e utilizado para diversos fins, como compatibilização, orçamentação, entre outros. Veja mais detalhes em  Como exportar o modelo 3D no formato IFC no AltoQi Eberick - Compatível com softwares BIM  e  Como exportar o modelo IFC do Eberick para o AltoQi Visus?

O Eberick obtém os quantitativos de forma por meio das seções dos trechos, e o resultado final será a soma das áreas de todos os trechos da viga. A seguir estão descritos as considerações para cada seção de viga. 

  1. Seção retangular
  2. Seção T 
  3. Seção T inv 
  4. Seção I 
  5. Seção L e Linv 

Antes de indicar as considerações para cada seção, é válido destacar quais são os coeficientes utilizados para o cálculo da área de forma, sendo eles:

  • : A dimensão bw da seção do trecho.
  • : A dimensão bf da seção do trecho.
  • : A dimensão h da seção do trecho.
  • : A dimensão hf da seção do trecho. 
  • : O comprimento do trecho em função do volume e da área da seção do trecho:

    • : É o volume do trecho da viga disponível no Pórtico 3D, janela Propriedades IFC, calculado conforme a geometria da viga:

    • : É a  área da seção transversal do trecho da viga conforme a sua seção. 
  •  e  : São as alturas das lajes à direita e à esquerda da viga, quando houver, sendo consideradas iguais a zero quando:
    • Não existir laje.
    • A elevação da laje for maior que a elevação do trecho.
    • A elevação da laje for menor que o resultado da elevação do trecho, menos a altura do trecho, e mais a altura da laje (elevação do trecho - altura do trecho + altura da laje).

Dada essas indicações, podemos verificar a área de formas das vigas conforme as seções indicadas nas equações abaixo.

Seção retangular

Para o comprimento do trecho, área da seção transversal é dado por: 


Assim, área de forma das vigas retangulares é dada por: 


 

Seção T 

Para o comprimento do trecho, área da seção transversal é dado por: 


Destaca-se que a seção T por possibilitar a consideração de mesa colaborante ou não, diferencia o cálculo a depender da configuração adotada. Assim, se a opção Mesa na janela, disponível na janela Modelo no diálogo de lançamento da viga, estiver desmarcado a área de forma é dado por:


Já se à opção Mesa na janela estiver marcada, a área de forma é dado por: 


 

Seção T inv 

Para o comprimento do trecho, área da seção transversal é dado por: 


Assim como a seção T, é possível considerar ou não a mesa colaborante. Assim, se a opção Mesa na janela, disponível na janela Modelo no diálogo de lançamento da viga, estiver desmarcado a área de forma é dado por: 


Já se à opção Mesa na janela estiver marcada, a área de forma é dado por: 


 

Seção I 

Para o comprimento do trecho, área da seção transversal é dado por: 


A seção I também possibilita a inserção ou não da mesa incorporada à laje. Assim, se a opção Mesa na janela, disponível na janela Modelo no diálogo de lançamento da viga, estiver desmarcado a área de forma é dado por:  


Já se à opção Mesa na janela estiver marcada, a área de forma é dado por:


 

Seção L e Linv 

Para o comprimento do trecho, área da seção transversal, exibida no pórtico 3D, é dado por: 


Assim, área de forma das vigas com seção L é obtida por: 


Já com a seção Linv é dada por:


Com os processos acima destacados, será possível conferir como o AltoQi Eberick realiza o cálculo da área de forma das diferentes seções de vigas disponíveis para o lançamento.