Planta de fôrma e locação

Como é calculada a área de forma das vigas de fundação (sapata corrida) no AltoQi Eberick?

O AltoQi Eberick gera informações a respeito do quantitativo dos materiais dos elementos estruturais, sendo exibida na prancha, relatórios e planilhas. Com isso se obtém peso do aço, volume de concreto, área de forma e consumo de aço para os elementos em concreto armado. Dentre as informações citadas, neste artigo iremos descrever como é calculada a área de forma das vigas de fundação (sapata corrida).

Observação: Vale destacar que no modelo IFC também estão inseridas informações a respeito da estrutura, podendo ser exportado e utilizado para diversos fins, como compatibilização, orçamentação, entre outros. Veja mais detalhes em  Como exportar o modelo 3D no formato IFC no AltoQi Eberick - Compatível com softwares BIM  e  Como exportar o modelo IFC do Eberick para o AltoQi Visus?
 

O Eberick obtém os quantitativos de forma por meio das seções dos trechos, conforme indicado na seguinte equação: 


O comprimento do trecho é definido pela relação do volume e área, indicado na fórmula abaixo, sendo  o volume do trecho disponível no Pórtico 3D, calculado conforme a geometria da viga de fundação. Já a  é a área da seção transversal da viga de fundação no trecho.


O comprimento da seção,  , se baseia nas dimensões da viga, indicadas na figura abaixo. 



Quando houver lajes ao redor da viga de fundação,  e   correspondem a altura da laje à direita e à esquerda do trecho da viga, respectivamente. Sendo assim, essas alturas serão igual a 0 quando:

  • Não existir laje.
  • A elevação da laje for mair que a elevação do trecho.
  • A elevação da laje for menor que o resultado da elevação do trecho, menos a altura do trecho, e mais a altura da laje (elevação do trecho - altura do trecho + altura da laje).

Exemplificando 

Para exemplificar o cálculo descrito anteriormente iremos calcular a área de forma da viga V1 do croqui abaixo:


Inicialmente é necessário conferir o volume da geometria acessando o Pórtico 3D, através do ícone  disponível na guia Estrutura - 3D ou na barra de acesso rápido. Com o 3D aberto, acesse a guia Colaboração - Propriedades IFC (), selecione a viga em questão e verifique a propriedade Geometria - Volume conforme indicado na figura abaixo. 


Logo, para esse exemplo temos que:


A área da seção transversal pode ser obtida através do detalhamento, segmentando em pequenas áreas como exemplificado abaixo.


As áreas A1 e A3 são retângulos e a A2 é um trapézio. Logo: 


Sendo assim, temos que o comprimento do trecho é:


Já o comprimento da seção, considerando a altura da laje existente igual a 12 cm, é:


Sendo assim, multiplicando   e  , temos que a área de forma para a viga V1 é igual a 4,40 m², como pode ser visto na prancha indicado na figura abaixo:

É válido lembrar que caso a viga possua mais deu um trecho é necessário definir a área por trechos, sendo a área total o somatório dos trechos. 


Com os processos acima destacados, será possível conferir como o AltoQi Eberick realiza o cálculo da área de forma das vigas de fundação (sapata corrida).