Pilares

Pilar nascendo em laje no AltoQi Eberick

Dependendo da arquitetura e da solução estrutural definida para o projeto, pode ser necessário realizar o lançamento de pilares diretamente sobre a laje. A partir da versão 2023, no AltoQi Eberick não há necessidade de lançar uma viga para nascer o pilar, podendo nascer diretamente em lajes maciças, lajes nervuradas e patamares de escada. 

Mas, para que esse dimensionamento seja realizado de maneira adequada, são necessários alguns cuidados, descritos a seguir. 

  1. Utilizar o modelo de análise integrado e o modelo para o dimensionamento das lajes como completo

  2. Adequar o espaçamento da grelha

  3. Adequar a espessura da laje para o dimensionamento da laje à punção 

  4. Comprimento de ancoragem do pilar 

Utilizar o modelo de análise integrado e o modelo para o dimensionamento das lajes como completo

Como descrito no artigo Como optar entre o modelo de análise integrado ou de grelha com pórtico espacial, no AltoQi Eberick existem dois modelos para análise da estrutura, o modelo integrado, e o modelo separado de grelhas e pórtico espacial. O modelo integrado inclui todas as barras de todos os pavimentos em um modelo espacial único, e realiza a análise deste pórtico de maneira completa para já obter os esforços em lajes, vigas e pilares da estrutura.  
Além disso, existem dois modelos para o dimensionamento dos painéis de lajes, o modelo simplificado e o modelo completo. Com este último modelo o programa obtém os máximos esforços em cada barra da grelha e com isso a armadura pode ser disposta em faixas que permite distribuir a armadura ao longo de toda a laje conforme os diagramas existentes e não apenas pelos pontos de esforços máximos.
Assim, para correta análise e dimensionamento da estrutura com pilares nascendo diretamente sobre lajes é necessário utilizar o modelo Completo para dimensionamento de lajes e o modelo de análise integrado.

Observação: Caso não utilize as duas configurações indicadas, serão exibidos os erros Erro L08 - Pilar nascendo sobre laje e Erro L27 - Ligação inválida da laje com o pilar Pxx.

Para definir essas configurações realize os seguintes procedimentos:

  • Acesse a guia Estrutura - Configurações - Projeto - Análise.
  • No grupo Processo habilite a opção Modelo integrado.
  • Ainda na janela Análise, selecione o botão Painéis de lajes e defina o modelo para dimensionamento como Completo.

Adequar o espaçamento da grelha

A conexão de um pilar do pavimento às barras da grelha da laje é feita pela existência de uma ligação dessas barras às barras da viga ou diretamente ao nó do pilar. Para que o programa possa construir a grelha e identificar que o pilar faz parte dela, é necessário que seção do pilar contenha em seu interior pelo menos um dos nós da grelha (encontro das barras da discretização da grelha), com indicado do lado direito da figura abaixo. 

Com isso, quando utilizado um valor para o espaçamento das faixas em que a seção do pilar não contenha um nó da grelha, como exemplificado do lado esquerdo da figura anterior, será emitido o Erro D74 - O espaçamento da grelha não é adequado. 
Para ajustar essa situação, construindo a grelha adequadamente e realizar a análise e dimensionamento da estrutura, acesse a guia Estrutura > Configurações > Projeto > Análise > Painéis de lajes e altere a configuração Espaçamento das faixas para um valor que respeite as definições citadas anteriormente, utilizando, por exemplo, o valor da maior dimensão do pilar na opção Lajes maciças quando utilizado lajes maciças sem capitel. Quando utilizado capitel, verifique também a opção Espaçamento das faixas - Capitéis.  

Adequar a espessura da laje para o dimensionamento da laje à punção 

Como descrito no artigo Dimensionamento de lajes à punção, a NBR 6118:2014 no item 19.5 estabelece critérios para dimensionamento de lajes à punção baseado na verificação da tensão de cisalhamento no entorno dos pilares. Essa verificação é feita a partir de superfícies críticas definidas pelo produto dos perímetros críticos com a altura útil da laje.  Além disso, conforme o item 13.2.4.1, as lajes lisas devem possuir espessura mínima de 16cm e lajes-cogumelo 14cm, sendo limitado em 16cm na região do capitel. 

Observação: Para que o AltoQi Eberick realize a verificação a punção, deve-se habilitar a opção Verificar lajes à punção na guia Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Lajes - Punção. Caso essa opção não esteja habilitada, será emitido o Erro L18 - Nó no interior da laje.
Assim, quando realizado o lançamento de pilares no interior de lajes deve-se respeitar esses critérios normativos. Caso contrário, ocorrerá o  Erro L31 - Espessura da laje Lxx menor que a permitida para cálculo de punção  Erro D66 - Espessura da laje menor que a permitida para cálculo da punção  quando utilizado lajes, com pilares no interior, com espessura menor que 14 cm (se tiver capitel) ou 16 cm (se não tiver). 

Vale destacar que no caso de lajes nervuradas, recomenda-se o uso de capitel, funcionando como uma região de reforço na ligação da laje com o pilar. No AltoQi Eberick a inclusão de capitel para pilares nascendo em laje é indispensável para a correta ligação, da laje com o pilar. Quando lançado pilar nascendo em laje nervurada sem a inclusão de capitel ocorrerá o Erro L27 - Ligação inválida da laje com o pilar Pxx. Assim, para corrigir tal erro deve-se incluir o capitel conforme descrito no artigo Como inserir capitel?

Comprimento de ancoragem do pilar 

A NBR 6118:2014 define nos itens 9.4.2.4 e 9.4.2.5 o cálculo do comprimento de ancoragem utilizado para definir o comprimento das esperas. Destaca-se que o programa faz uma simplificação, considerando a armadura calculada para a espera (Ascal) igual à armadura efetiva adotada para o pilar. Portanto, a relação As,cal / As,ef é, inicialmente, igual a 1 e o parâmetro α sempre será igual a 1.

Assim, o programa utilizará as configurações definidas em Espera para pilares (disponível Configurações-Detalhamento-Pilares) para fazer o detalhamento da laje. Caso seja definido a opção Calculado para o Comprimento das esperas, o comprimento é calculado para a ancoragem do pilar com base nas prescrições normativas descritas anteriormente. Caso deseje configurar o valor do comprimento da espera, utilize a opção Definido pelo usuário na configuração Comprimento das esperas, estabelecendo um valor para cada bitola ao clicar botão "..." ao lado da opção utilizada.

O comprimento calculado ou definido é comparado com a altura da laje e sempre que esta for menor, o programa utilizará a configuração Caso a altura seja menor que a ancoragem do pilar para definir como o detalhamento será realizado.

Com isso, a depender da situação do seu projeto e da configuração utilizada, é possível se deparar com os seguintes avisos de detalhamento:

  • Aviso 11 - Não foi possível detalhar a espera para o pilar Pxx 
    Para o detalhamento das esperas de pilares, que nascem diretamente sobre lajes ou em vigas de transição, é necessário que o pilar esteja corretamente dimensionado. Sempre que ele estiver com erro de dimensionamento, o programa não detalha as esperas e emite este aviso. Com isso deve-se dimensionar o pilar que nasce na laje e detalhar novamente a laje.
  • Aviso 13 - Altura menor que o comprimento de ancoragem do pilar Pxx
    Quando o valor a ser utilizado para o comprimento de ancoragem, calculado ou definido pelo usuário, for menor que a altura da laje, haverá três situações em que este aviso será emitido, dependendo da configuração "Caso a altura seja menor que a ancoragem do pilar":
    • Não detalhar: o programa apenas emitirá este aviso e não detalhará as esperas para o pilar;
    • Detalhar: o programa detalhará a laje, com a espera, e emitirá o aviso salientando que a altura é insuficiente para o resultado obtido para a espera do pilar e fica sob responsabilidade do usuário fazer as devidas verificações;
    • Detalhar aumentando quantidade: o programa irá diminuir o comprimento de ancoragem utilizado, aumentando a quantidade de barras na espera, visando manter o mesmo nível de tensões na interface entre o concreto e a barra a ser ancorada.
  • Aviso 14 - Espera para o pilar Pxx aumentada em XX%
    Quando o detalhamento for feito aumentando a quantidade de barras na espera, situação descrita acima, o Aviso 14 será exibido indicando, em percentagem, o aumento necessário na armadura de espera do pilar para igualar o comprimento de ancoragem à altura da laje. Vale destacar que nos casos em que a altura da laje é inferior a 60% do comprimento de ancoragem, o detalhamento não é realizado, conforme limita o item 9.5.2.3 da NBR 6118:2014. Nestas situações o aviso emitido é o Aviso 13. 

Veja mais detalhes a respeitos das configurações disponíveis para a Espera do pilar no artigo A espera do pilar não pôde ser detalhada e a respeito do detalhamento da laje em Detalhamento de lajes à punção.

Observação: É válido destacar que esse recurso está disponível a partir da versão 2023. Em versões anteriores, ao utilizar pilar nascendo em laje, será emitido o Erro L18 - Nó no interior da laje
Deste modo, com os cuidados  acima destacados, será possível realizar o dimensionamento de pilares nascendo em laje.