Lajes

Erro D74 - Espaçamento da grelha não é adequado

O AltoQi Eberick discretiza as lajes através de um modelo de grelha, que terá suas características definidas pelo tipo de laje escolhido e pelas configurações adotadas pelo usuário. É importante que estas características estejam de acordo com o elemento que se deseja analisar, apresentando uma discretização adequada para lajes com formatos irregulares, ou então com elementos interiores às mesmas.

Para que seja possível realizar uma análise adequada dos esforços ao longo dos painéis de lajes é necessário que as barras da grelha estejam conectadas aos elementos interiores. Portanto, a discretização da laje é fundamental para alinhar o tipo de análise realizado ao modelo estrutural lançado no programa.

A discretização das lajes informa, em linhas gerais, qual o espaçamento entre as barras da grelha. Quanto menor esta discretização, mais barras a grelha terá, tornando-a mais detalhada. Em contrapartida, por aumentar o número de elementos analisados, diminuir a discretização tem um impacto no tempo de processamento das lajes. Desta maneira, é importante que o usuário adote um valor compatível com a discretização necessária.

A depender do tipo de laje utilizado no projeto a discretização da grelha pode ser realizada de maneiras distintas.

  • Lajes maciças: O espaçamento da grelha adotado pode ser configurado através do menu Estrutura - Configurações - Projeto - Análise - Painéis de lajes seu valor no item Espaçamento das faixas.
  • Lajes nervuradas, pré-moldadas ou treliçadas: O espaçamento será definido automaticamente, tomando como base a disposição das nervuras e dimensão do bloco de enchimento utilizado, sendo que cada nervura da laje irá corresponder à uma barra da grelha.

Caso as barras da grelha montada não interceptem elementos internos ao painel, considerando ambas as direções da grelha, o programa irá emitir o Erro D74 - Espaçamento da grelha não é adequado, sendo necessário reconfigurar a discretização utilizada na análise.

Abaixo listamos algumas das situações que podem causar esta mensagem de erro.

Pilares e capitéis

O AltoQi Eberick identificará o apoio de pilares na laje através da conexão das barras de grelha com os pilares em questão. Caso o espaçamento da grelha seja maior que as dimensões do pilar, é possível que este pilar não se conecte devidamente à laje. Neste caso, é importante que o pilar contenha em sua seção ao menos um nó da grelha, como mostrado abaixo. Este mesmo erro ocorre para elementos de capitel, quando as barras da grelha não interceptam o mesmo em uma das direções do plano.

Aberturas

No caso de aberturas, a mensagem pode ser emitida em duas situações distintas. Uma delas pode ocorrer quando a abertura apresenta dimensões menores que o espaçamento da grelha, tal qual mostrado acima para pilares e capitéis. Além disto, quando a abertura for posicionada muito próximo ao apoio, impedindo que a grelha seja posicionada no espaço entre a abertura e o apoio. Neste caso, é importante garantir que a grelha tenha um espaçamento suficientemente pequeno para que possa ser detalhada nesta região

Maciços

No caso de maciços lançados nas lajes, podemos identificar duas situações onde o erro será emitido. Caso o maciço não intercepte nenhuma barra, como o demonstrado para pilares, ou ainda, para lajes bidirecionais, caso maciço esteja isolado e somente interceptar barras em uma direção.

Como solucionar o Erro D74?

Conforme verificado nos exemplos anteriores, esta mensagem de erro possui caráter geométrico, sendo necessário ajustar a posição ou o espaçamento da grelha ao modelo lançado.

Para lajes maciças, é possível reposicionar a grelha ou editar o seu espaçamento. Caso opte por reposicionar a grelha, é necessário ajusta-lá para que haja conexão entre os elementos utilizando o comando Posicionar nervuras como exemplificado abaixo e descrito com mais detalhes no artigo "Como ajustar a posição da grelha em lajes maciças?". 

Observação: Vale destacar que o recurso "Posicionar nervuras" para lajes maciças está disponível a partir da atualização 2023-08
Já o ajuste do espaçamento da grelha poderá ser feito em  Estrutura - Configurações - Projeto - Análise - Painéis de lajes, ajustando o valor no item  Espaçamento das faixas. Alterando esta configuração, todas as lajes do projeto terão seus espaçamentos alterados.

O programa ainda permite configurar individualmente o espaçamento da grelha para cada laje do modelo. Para isso, acesse o diálogo de lançamento da laje em questão dando um duplo clique sobre a mesma, clique no botão Grelha, desmarque a opção Adotar espaçamento configurado e edite os valores de espaçamento nas direções X e Y.

Para lajes nervuradas, uma vez que o espaçamento da grelha é determinado pelas dimensões do bloco de enchimento, alterar o espaçamento não é possível. Neste caso, o programa também permite que as nervuras da laje sejam reposicionadas. Assim, é possível solucionar situações onde uma barra não se conecta ao elemento de apoio reposicionando as nervuras de modo que a conexão passe a existir. Para reposicionar as nervuras das lajes, utilize o comando Posicionar nervuras, como indicado no artigo Como posicionar nervuras de lajes

Além dos procedimentos abordando a geometria da laje, também será possível editar o elemento que causa a inconsistência no processamento. Assim, medidas como reposicionar a abertura, alterar as dimensões do pilar e aumentar o capitel também podem ser estudadas e adotadas, a critério do projetista.

Ainda em tempo, cabe destacar que, quando o elemento que causa inconsistência se trata de uma abertura, é possível dispensar a verificação do espaçamento da grelha habilitando a configuração " Dispensar análise de aberturas com incompatibilidade" disponível em Configurações - Projeto - Análise - Painéis de lajes. Assim, o programa deixa de verificar aberturas em situações de incompatibilidade quanto à dimensão e posição em relação à grelha e ao bordo da laje.  Caso opte em utilizar essa opção, ao processar a estrutura será exibido o aviso " Existem avisos referentes ao lançamento da estrutura. Deseja verificá-los agora? ". Ao clicar em "sim", será emitido o " Aviso L22 - Posição da abertura não permite discretização adequada da laje LX " em vez do Erro D74. Ao clicar em "não" a estrutura será processada, mas ao detalhar a laje será exibido o " Aviso 145 - Verificar abertura da laje"   e a indicação "abertura não verificada" no detalhamento, sendo  necessário que o projetista realize verificações adicionais.