Geral

Por que as disciplinas ficam "cinzas" na árvore de projetos do AltoQi Builder?

Em certas situações enfrentadas por usuários do AltoQi Builder, uma ou mais disciplina(s) na árvore de projetos fica(m) desabilitada(s), com ícone cinza, e seus recursos não ficam disponíveis quando um projeto é aberto. Esta situação ocorre por duas causas:  a licença ativada não possui os módulos das disciplinas  ou  o projeto excede os limites das aplicações Basic ou Pro .



Neste artigo serão tratadas estas duas causas e  quais soluções podem ser adotadas para reativar as disciplinas e usufruir plenamente de suas funcionalidades.

1. Licença sem módulos de projeto

Para utilização do AltoQi Builder, a licença do programa é disponibilizada ao usuário no momento de sua aquisição. Esta licença deve possuir os módulos das disciplinas de projeto contratadas.

1.1. Licença com módulo Editor de Armaduras

Quando o usuário adquire o AltoQi Eberick, duas licenças são enviadas: uma para o Eberick e outra para o AltoQi Builder, apenas com o módulo Editor de Armaduras, visto que a aquisição do Editor de Armaduras é conjunta.

Se esta licença com apenas o módulo de Editor de Armaduras for ativada, ao tentar abrir qualquer projeto no AltoQi Builder, não será possível editar e ter acesso aos recursos de lançamento e operação de cada disciplina. Tampouco será possível criar uma nova edificação com esta licença ativada, pois ela não possui os módulos de projeto.

Neste cenário, é necessário fazer duas verificações inicialmente: confirmar os módulos ativos da licença e identificar a licença ativa, conforme procedimentos abaixo.

  • Na barra de acesso rápido, acesse o menu Ajuda  - Sobre, uma janela com os módulos será apresentada.
  • Caso as disciplinas de projeto estejam acinzentadas, então a licença ativada em seu computador não possui os módulos destas disciplinas. No exemplo da imagem abaixo, apenas o módulo Editor de Armaduras está habilitado.


  • Se as disciplinas que estavam com o ícone cinza na árvore de projetos estiverem com os módulos ativos nesta janela, então prossiga para a seção 2 - Limites da versão excedidos;
  • Se as disciplinas que estavam com o ícone cinza na árvore de projetos também estiverem com os módulos inativos nesta janela, feche a janela Sobre e acesse novamente o botão de Ajuda  e acesse a opção Usuário;
  • A janela Identificação do Cliente será aberta e no campo EID, é possível conferir a chave da licença que está ativa atualmente para o Builder.
  • Caso você disponha de outra licença para o Builder, diferente desta identificada e com os módulos das disciplinas, então feche o programa, realize a Revogação da licença (Como revogar a licença da Proteção por Software (RMS) que está ativa no meu computador?), abra o programa novamente e insira outra chave da licença.

Observação: Você pode consultar no seu e-mail, as licenças enviadas no momento de aquisição dos produtos que foram geradas e os seus respectivos módulos.

Em último caso, entre em contato com o Suporte Técnico da AltoQi (Tenho uma dúvida, como entro em contato com o Suporte Técnico?) informando que sua licença possui apenas o módulo Editor de Armaduras e não possui os módulos das disciplinas de projeto.

1.2. Licença com alguns módulos habilitados

Outro cenário possível é de algumas disciplinas ficarem ativas e outras inativas na árvore de projeto devido à licença.  Assim como exposto no item anterior, as disciplinas ficam inativas pois não possuem o módulo na licença, porém neste caso apenas algumas disciplinas ficam inativas. 

Esta situação pode ocorrer quando o usuário adquire ou solicita no momento da compra que se tenha uma licença para cada linha de projeto, ou seja, uma licença para as disciplinas da linha hidráulica (Hidrossanitário, Incêndio, Gás, Climatização) e/ou uma licença para as disciplinas da linha elétrica (Elétrico, Cabeamento, SPDA). 

Assim, quando uma licença da linha hidráulica estiver ativa, as disciplinas da linha elétrica estarão inativas e vice-versa, como no exemplo da imagem abaixo.


Neste caso, as mesmas verificações do item 1.1. Licença com módulo Editor de Armaduras deverão ser feitas e se necessário, revogar a licença e ativar outra que possua os módulos desejados. 

2. Limites da versão excedidos

Uma vez verificado que a licença ativada possui os módulos em que as disciplinas aparecem inativas, então resta a alternativa de que o projeto aberto excede os limite da aplicação Basic ou Pro em um ou mais de um dos critérios da aplicação: área de projetoaltura da edificação e número de pavimentos.

Essa situação pode ocorrer quando um projeto é iniciado em uma versão Plena, que não possui limitações, e posteriormente o mesmo projeto é aberto numa versão Basic ou Pro.

  • Para saber sobre os limites excedidos e como são considerados no AltoQi Builder, consulte primeiro o artigo Quais as diferenças das aplicações (Basic, Pro e Plena) do AltoQi Builder?
Observação: Um usuário que possui o AltoQi Builder Plena, nunca terá disciplinas inativas (cinzas) devido à limites de versão excedidos. Terá apenas por licença sem módulos de projeto.

2.1. Número de pavimentos da edificação

Caso um projeto seja aberto no Builder Basic ou Pro e tenha o número de pavimentos maior que a capacidade da aplicação, não será possível fazer nenhum tipo de lançamento ou operação no projeto. Para esta situação tem-se duas alternativas:

  1. Avaliar se é possível excluir um ou mais pavimentos até que o número de pavimentos fique dentro da capacidade Basic ou Pro; 
  2. Se não for possível excluir um ou mais pavimentos, então o projeto só poderá ter continuidade numa aplicação Plena do programa. 

Caso seja possível excluir um ou mais pavimentos, ainda é necessário abrir o projeto numa aplicação Plena do Builder para executar a exclusão.

  • Com o projeto aberto numa aplicação Plena, acesse a árvore de projetos, clique sobre o pavimento que deseja excluir e em seguida clique no botão ;

  • Será exibida uma mensagem solicitando a confirmação da exclusão do pavimento. Clique em Sim;
  • O projeto será salvo. 
  • Realize uma Cópia de segurança do projeto (Como criar e abrir cópias de segurança no AltoQi Builder?) e abra-o novamente no Builder Basic ou Pro.
  • Caso as disciplinas ainda fiquem inativas, prossiga para as verificações do item 2.2.

2.2. Área de projeto ou altura excedida

Quando o projeto possui área ou altura excedida, é necessário abrir o projeto numa versão Plena e fazer edições de modo que a área de projeto ou a altura da edificação fiquem dentro da capacidade da versão Basic ou Pro, se desejar abrir o projeto nestas versões.

Existem certas situações em que a área ou a altura da edificação visualmente não parecem ultrapassar os limites, mas por causa de erros de escala e desalinhamento das arquiteturas ou por um elemento lançado e não visível facilmente ("escondido"), o programa acaba interpretando que o limite da versão foi excedido, como por exemplo:

  1. arquitetura em escala grande e/ou arquiteturas dos pavimentos desalinhadas;
  2. um elemento muito distante, muito elevado ou muito baixo no croqui;
  3. um elemento muito distante, muito elevado ou muito baixo dentro de detalhes (isométrico ou cortes);

Para estes casos, deve-se executar as verificações na ordem a seguir no(s) croqui da(s) disciplina(s) inativa(s) em cada pavimento da edificação: 

2.2.1. Arquitetura em escala incorreta e/ou arquiteturas dos pavimentos desalinhadas

Uma das principais verificações que devem ser feitas são os ajustes de escala e alinhamento das arquiteturas, quando elas são importadas em DWG.

O não ajuste da escala pode fazer com que o projeto seja lançado numa escala grande, compatível com a arquitetura, fugindo das medidas reais e ultrapassando a capacidade de área. Já o desalinhamento das arquiteturas entre os pavimentos pode fazer com que a área seja ultrapassada também, caso existam condutos fazendo ligações entre pavimentos. As imagens abaixo exemplificam estes dois casos. 





  • Para conferir se uma arquitetura está na escala certa, basta medir um elemento cuja dimensão é conhecida, como a espessura da parede ou largura da porta, utilizando o comando Medir contorno  (guia Desenhos, grupo Ferramentas). Se a medida for diferente da dimensão real, então a arquitetura está escalada incorretamente. 
  • Para conferir se a arquitetura está desalinhada entre os pavimentos, pode-se habilitar a arquitetura de um pavimento como referência externa sobre o croqui de outro pavimento e conferir se estão em posições coincidentes (Compreendendo o funcionamento das referências externas). Se não estiverem, devem ser alinhadas. Caso haja lançamentos feitos em diferentes pavimentos, é possível observar também se eles estão alinhados na Visualização 3D .
  • Os procedimentos corretivos para ambos casos relacionados a arquitetura podem ser conferidos na série de artigos:
    • Como converter a escala da arquitetura no AltoQi Builder?
    • Como posicionar a origem da arquitetura no AltoQi Builder?
    • Como verificar a sobreposição das arquiteturas de pavimentos diferentes no AltoQi Builder?
  • Após aplicar estas soluções em todos os pavimentos pertinentes, execute o comando Verificar edificação, conforme instruções do artigo Utilização do comando "Verificar edificação" na plataforma AltoQi Builder;
  • Caso as disciplinas ainda fiquem inativas, prossiga para as verificações do item 2.2.2.

2.2.2. Elemento muito distante no croqui

  • Com o croqui aberto da disciplina inativa, acesse a guia Desenho, grupo Níveis, altere o perfil de nível para "Geral" ou "Todos";

  • Em seguida clique no comando Enquadrar , na barra de comando. Se o croqui ficar muito pequeno na tela, é possível que tenha um elemento lançado muito distante como ilustra a imagem abaixo:

  • Após identificar o elemento lançado, pode-se excluí-lo, caso tenha-o lançado por engano.
  • Repita o procedimento em todos os croquis da(s) disciplina(s) inativa(s);
  • Execute o comando Verificar edificação, conforme instruções do artigo Utilização do comando "Verificar edificação" na plataforma AltoQi Builder;
  • Caso a(s) disciplina(s) ainda fiquem inativa(s), prossiga para as verificações do item 2.2.3

2.2.3. Elemento muito distante ou elevado/baixo no detalhe

Se o projeto possui detalhes ou cortes, deve-se verificar dentro de cada um deles se existem elementos lançados que estão muito distantes, muito elevados ou muito baixos. Esta verificação deve ser feita pois em certas configurações, os elementos lançados em detalhes não são exibidos em planta, conforme apresenta o artigo Configuração de exibição dos elementos na planta baixa.

  • Com o detalhe ou corte aberto, acesse a guia Desenho, grupo Níveis, altere o perfil de nível para "Geral" ou "Todos";
  • Em seguida clique no comando Enquadrar , na barra de comando. Se o detalhe ou corte ficar muito pequeno na tela, é possível que tenha um elemento lançado muito distante como ilustra a imagem abaixo:

  • Após identificar o elemento lançado, pode-se excluí-lo, caso tenha-o lançado por engano.
  • Repita o procedimento em todos os detalhes e cortes da(s) disciplina(s) inativa(s);
  • Execute o comando Verificar edificação, conforme instruções do artigo Utilização do comando "Verificar edificação" na plataforma AltoQi Builder;
  • Caso seja um usuário Basic, prossiga para a verificação do item 2.2.4.
Observação: Caso seja um usuário Pro, não disponha de uma licença Plena do Builder e se após todas as verificações deste artigo, em todos os croquis e detalhes de todos os pavimentos, a(s) disciplina(s) continuam inativas na árvore de projetos, então abra um chamado no Suporte Técn