Pavimentos e níveis intermediários
  1. AltoQi Suporte
  2. AltoQi Eberick
  3. Pavimentos e níveis intermediários

Quais as diferenças das aplicações (Professional, Premium, Enterprise e Infinity) no AltoQi Eberick?

A plataforma AltoQi Eberick dispõe de diferentes aplicações (ProfessionalPremiumEnterprise e Infinity) para atender às necessidades dos projetistas e projetos de diferentes portes. Todas possuem os mesmos recursos principais, diferindo apenas na capacidade da entrada gráfica de elementos e dos módulos adicionais que as compõe. Cada aplicação disponível para o Eberick é definida com base em diferentes propriedades do projeto, utilizadas para mensurar as dimensões da edificação.

Observação: Caso esteja com projetos em desenvolvimento e seja necessário mudar a aplicação que você utiliza, é importante o cuidado em verificar se a nova aplicação que será utilizada atende as necessidades dos seus projetos. Logo abaixo, no tópico O que ocorre ao exceder minha aplicação? estão descritas as situações que você poderá se deparar caso não realize esse cuidado.

As aplicações estão divididas da seguinte forma:

(*) O Eberick entende como nível de projeto qualquer nível inserido na estrutura principal da árvore da edificação, mesmo que não haja lançamentos. Níveis intermediários criados dentro de um nível principal não são contabilizados. 

(**) Alvenaria Estrutural, Pré-moldados, Lajes protendidas e Perfis metálicos. 

Observação: Cabe destacar que os critérios atuam de maneira individual. Isto é, basta que apenas uma das propriedades avaliadas seja atingida, não necessariamente ocorrendo de forma simultânea com os demais critérios.

Como exemplo, na imagem abaixo é possível visualizar um projeto desenvolvido para a aplicação Professional. Observe que há 4 níveis de projeto (baldrame, térreo, superior e cobertura) e uma área (somando todos os pavimentos existentes) inferior a 2.000m². 


Projetos de Alvenaria Estrutural

Para o dimensionamento de projetos realizados em associação com o Módulo Alvenaria do AltoQi Builder, as aplicações são similares. Nestes casos, o AltoQi Eberick permite apenas associar ou mesclar projetos de alvenaria com um nível a menos que o correspondente a sua versão, pois um pavimento será obrigatoriamente o pavimento de transição da estrutura. 

Como exemplo, caso a sua versão seja o AltoQi Eberick Professional você poderá ter um projeto de alvenaria estrutural com no máximo 4 níveis de projeto, sendo 3 níveis de alvenaria e 1 de transição (concreto armado). Ou seja, o projeto virá com até 3 pavimentos do AltoQi Builder Alvenaria ( pois conforme visto no artigo:  Quais as diferenças das aplicações (Professional, Premium, Enterprise e Infinity) no AltoQi Builder? , o limite de pavimentos do Builder na aplicação Professional é 3 ) e terá um nível acrescentado no Eberick, para execução do apoio da estrutura no solo.

E caso sejam necessários mais pavimentos em concreto armado, deve-se limitar os pavimentos de alvenaria para que no Eberick os níveis de lajes fiquem adequados conforme a sua aplicação (neste exemplo, considerando a aplicação Professional, 4 níveis). 

Na imagem abaixo é possível visualizar o exemplo de um projeto de alvenaria com 4 níveis de projeto, sendo 3 níveis de pavimentos em alvenaria e 1 nível no pavimento de transição (fundações):

 

O esquema de pavimentos desta estrutura fica definido da seguinte forma, com 3 pavimentos definidos entre 4 níveis da janela de Edificação: 


Lembrando que o "pavimento" é definido do nível criado no seu "topo" até o nível criado na sua "base". 

Como o programa contabiliza as propriedades do projeto

Área construída

A área construída é a área total, calculada a partir da soma da área contabilizada em cada nível principal. Como exemplo, um projeto com 4 níveis principais de 500 m² cada, terá área total de 2000 m² para o projeto construído.

A área de cada pavimento é considerada através da área definida pela Região de trabalho ou, quando não criada a região, por um retângulo formada pelos elementos do croqui, com centro dos pilares e eixos das vigas como referência. 

Para o exemplo da figura abaixo, a área considerada pelo programa seria a área do retângulo formado pela Dimensão A e pela Dimensão B caso não tenha sido criado a região de trabalho. Criando uma Região de trabalho seria possível definir a área do polígono formado pelas linhas verdes.

Observação: Para criar uma Região de Trabalho, siga os procedimentos indicados no artigo:  Como criar uma região de trabalho no AltoQi Eberick?. 


 

Para pavimentos que contenham níveis intermediários, ainda há os seguintes critérios:

  • Será considerada como área do pavimento aquela referente ao croqui com a maior área em planta, dentre o croqui principal e os intermediários; ou
  • Se houver lajes nos níveis do pavimento, a área será contabilizada como a soma das áreas de todas as lajes, se esta resultar maior que o critério anterior.

Níveis de projeto

O Eberick considera 1 pavimento como sendo 1 nível de projeto definido para o lançamento dos elementos estruturais. Assim, uma edificação de 5 pavimentos necessita de 6 níveis de projeto, um destinado ao pavimento Térreo, correspondente ao baldrame da estrutura, um para cada nível Tipo e outro para a Cobertura, como exemplificado abaixo. 

Observação: Os níveis intermediários utilizados para auxílio de lançamento do projeto não são contabilizados como pavimentos de projeto para esta verificação.

 

O que ocorre ao exceder minha aplicação?

Ao tentar abrir um arquivo que exceda a capacidade da sua aplicação, será emitido um aviso, informando que o projeto ultrapassa os limites para a versão correspondente do programa, e que o arquivo de projeto não poderá ser aberto. Como exemplo:


Durante a utilização, caso a estrutura ultrapasse a capacidade da sua aplicação, as seguintes situações irão acontecer:

  • O projeto não poderá ser gravado.
  • Os comandos Exportar croquiSalvar arquivo e Exportar DWG/DXF não poderão ser utilizados.
  • Nenhuma janela de dimensionamento poderá ser acessada.
  • Não poderão ser abertas janelas de plantas de formas ou de cortes.
  • Será impedida a cópia de um croqui em função da área dos pavimentos envolvidos.

Ao executar qualquer operação acima, o Eberick emite um aviso informando que o projeto excede as definições da aplicação do programa utilizada, e que as funcionalidades do programa serão desabilitadas. Após reduzir o arquivo para atender à aplicação, as operações anteriores serão habilitadas novamente.