Outros

Quais as diferenças das aplicações (Basic, Pro e Plena) do AltoQi Builder?

A plataforma AltoQi Builder dispõe de diferentes aplicações ( Basic Pro  e  Plena ) para atender às necessidades de projetos de diferentes portes. Todas possuem os mesmos recursos, diferindo apenas na capacidade da entrada gráfica de elementos. Cada aplicação disponível para o Builder é definida com base em diferentes propriedades do projeto, utilizadas para mensurar as dimensões da edificação.

Observação: Cabe destacar que os critérios atuam de maneira individual. Isto é, basta que apenas uma das propriedades avaliadas seja atingida, não necessariamente ocorrendo de forma simultânea com os demais critérios.

Aplicações

¹ A capacidade indicada neste critério é por disciplina de projeto. 

Como o programa contabiliza as propriedades do projeto?

Área total do projeto lançado

A área de projeto lançado é calculada de duas formas: área retangular e regiões de trabalho.

Área retangular

  • Em cada pavimento, é contabilizado a área retangular que engloba o lançamento de todas as conexões no projeto de uma disciplina; 
  • O ponto diretor das conexões lançadas em posição mais extrema no croqui é utilizado para delimitação da área deste retângulo;

Observação Para garantir que todos os lançamentos do croqui estão sendo mostrado na área de CAD, use o comando Enquadrar  . É comum que elementos lançados sem querer em um espaço vazio longe dos demais, causem um aumento expressivo da área medida nesta verificação.

Regiões de trabalho

  • O usuário pode definir uma região de trabalho, que constitui uma área onde só poderão ser feitos lançamentos dentro dela. Esta é uma alternativa interessante, por exemplo, quando a arquitetura não segue um layout retangular (como um layout em "L");
  • Para definir uma região de trabalho e compreender melhor seus critérios, acompanhe o artigo Incluindo regiões de trabalho no AltoQi Builder;
  • Se nenhuma região de trabalho for inserida no croqui de projeto, então a área dos retângulos passa ser considerada para o computo da área.

Soma das áreas:

  • A área retangular ou a área da(s) região(ões) de trabalho dos croquis de cada pavimento é somada e esta deve fica dentro da capacidade da aplicação do Builder (Professional ou Premium);
  • A verificação ocorre de maneira independente dentre as disciplinas de projeto, ou seja, áreas de diferentes disciplinas não são somadas. Por exemplo, se a disciplina Hidráulico tiver a capacidade ultrapassada, ainda será possível realizar lançamentos na disciplina Sanitário.

Número máximo de pavimentos

Cada pavimento corresponde a um nível de projeto na plataforma AltoQi Builder. Como exemplo, uma edificação com 5 pavimentos é apresentada na árvore de projetos e num corte da edificação conforme imagens abaixo:



Altura total da edificação

A altura total da edificação é verificada pelas alturas dos pavimentos e pela posição global das conexões lançadas (Posição Z) no projeto.

Como este critério aplica-se apenas a aplicação Basic, será tomado o valor de 20 metros para exemplificar:

  • É possível realizar lançamentos em até 20 metros da altura global da edificação, a partir do nível do pavimento mais baixo.
  • A diferença máxima de altura entre os lançamentos é 20 metros, ou seja, a diferença entre a Posição Z da conexão lançada na posição mais elevada da edificação e a conexão na posição mais baixa da edificação. 

As duas situações são ilustradas na imagem abaixo:



Observação Os elementos com elevações acima da capacidade do Builder podem estar ocultos e dentro de detalhes isométricos. Dentro de cada detalhe, utilize o comando Exibir todos os ocultos  ( Como ocultar/exibir elementos no AltoQi Builder ) e mantenha todos os níveis de desenho visíveis para fazer esta verificação.

O que ocorre ao exceder minha aplicação?

  • Abertura de arquivo que exceda a aplicação: O projeto será aberto, mas somente após reduzir o projeto para atender a aplicação, é que o mesmo poderá ser editado, retornando as funcionalidades da versão.
  • Mesclagem de projeto em que o resultado exceda a aplicação: Será emitido um aviso que a aplicação foi excedida e será gerada uma cópia de segurança do projeto original, para que o usuário possa acessá-lo novamente. 
  • Criação de projeto (edificação) com modelo externo, que exceda o número máximo de pavimentos : O projeto será criado, mas somente após reduzir o projeto para atender a aplicação, é que o mesmo poderá ser editado, retornando as funcionalidades da versão.
Observação: Para as operações acima será emitida uma mensagem sobre exceder a aplicação, possibilitando a abertura do projeto, mas suas funcionalidades serão desabilitadas para a respectiva versão.
  • Criação de projeto (edificação) que exceda o número máximo de pavimentos: Será emitido um aviso que a aplicação foi excedida e só será possível prosseguir a criação da edificação após o projeto ser reduzido para atender a mesma.
  • Inserção de elemento em posição vertical que exceda a altura da aplicação: Será emitido um aviso que a aplicação foi excedida e a operação será cancelada para que as funcionalidades do programa não sejam desabilitadas.  
  • Ultrapassagem da área total permitida para o projeto: Será emitido um aviso que a aplicação foi excedida e a operação será cancelada para que as funcionalidades do programa não sejam desabilitadas.  

Ao executar qualquer operação acima, a plataforma AltoQi Builder emite o aviso "A operação não pode ser realizada porque o projeto excederia os limites desta versão". Somente após reduzir o arquivo para atender a aplicação, as operações anteriores serão habilitadas novamente.