Erros de dimensionamento

Status - Dispositivo de proteção incompatível com a corrente de projeto

Este erro está relacionado ao dispositivo de proteção (disjuntor) do quadro ou circuito. O disjuntor é um dispositivo de proteção para curto-circuito ou sobrecarga. Conforme a NBR 5410/2004, "devem ser previstos dispositivos de proteção para interromper toda corrente de sobrecarga nos condutores dos circuitos antes que esta possa provocar um aquecimento prejudicial à isolação, às ligações, aos terminais ou às vizinhanças das linhas".

Esta mensagem Dispositivo de proteção incompatível com corrente de projeto ocorre quando nenhum dos dispositivos de proteção disponíveis no Grupo de Peças definido para o circuito/quadro possui corrente nominal suficiente para suportar a corrente de projeto calculada para o mesmo.


Este é, usualmente, um problema de projeto, no qual se tem uma corrente muito elevada em um circuito. Se este for o caso, pode-se:

  1. Alterar o Grupo de peças da proteção, definido para o circuito, para um que possua uma peça compatível;
  2. Cadastrar um novo dispositivo de proteção que seja compatível com a corrente de projeto;
  3. Diminuir a corrente de projeto. 

1 - Alterando o grupo de peças nas propriedades

Supondo que temos um quadro de distribuição com esquema 3F+N, corrente de projeto de 152,32 A e está sendo utilizado o grupo Disjuntor tripolar termomagnético - DIN, cuja maior peça é 125 A.

Uma das soluções para este caso seria alterar o grupo da proteção para um que possua cadastrada uma peça maior que 152,32 A, como por exemplo, Disjuntor tripolar termomagnético (380/220 V) - DIN, que possui disjuntores com até 1600 A de corrente nominal. 

Para realizar essa alteração, deve-se proceder da seguinte forma: 

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;


  • Na janela Gerenciador, expanda o pavimento que se encontra o quadro ou circuito que apresenta a mensagem Dispositivo de proteção incompatível com a corrente de projeto definida;
  • Clique com o botão direito do mouse no quadro ou circuito em questão e selecione Propriedades;


  1. No diálogo de Propriedades do quadro ou circuito, em Proteção, altere o Grupo utilizado para um que possua uma peça cadastrada com corrente maior que a corrente de projeto calculada pelo programa:


  • Após a modificação, clique em OK;
  • Acesse a guia Operações, grupo Dimensionamento e utilize o comando Processar, com a opção Dimensionar circuitos habilitada, para verificar se o grupo escolhido para a proteção atende o dimensionamento realizado pelo programa:


Desta forma, o disjuntor para o circuito ou quadro terá sido dimensionado corretamente:


2 - Cadastrando um novo dispositivo de proteção

Supondo que temos um quadro de distribuição com esquema 2F+N, corrente de projeto de 173,23 A e está sendo utilizado o grupo Disjuntor bipolar termomagnético (220/127 V) - DIN, cuja maior peça é 100 A.

Uma das soluções para este caso seria cadastrar nesse grupo um disjuntor com corrente de atuação maior que 173,23 A, por exemplo, 175 A.

Observação: Os procedimentos necessários para incluir um novo disjuntor ao cadastro do programa são descritos no artigo Exemplo: Cadastrando um dispositivo de proteção - Disjuntor

3 - Diminuindo a corrente de projeto

Como este erro ocorre devido a nenhum dos dispositivos de proteção disponíveis no Grupo de Peças definido para o circuito possui corrente nominal suficiente para suportar a corrente de projeto calculada para o mesmo, uma opção é diminuir a corrente de projeto para que exista uma peça disponível no grupo selecionado.

Observação: Os procedimentos necessários para diminuir a corrente de projeto são descritos no artigo Como diminuir a corrente de projeto?

Por meio deste artigo, pode-se notar que existem diversas soluções possíveis quando é informado o erro de dimensionamento Dispositivo de proteção incompatível com a corrente de projeto. Assim, você deve verificar qual das soluções melhor se enquadra no seu projeto, e aplicar o passo a passo correspondente.