Circuitos

Como definir circuito em quadro de distribuição em pavimentos diferentes

Em projetos elétricos de edificações com diversos pavimentos é comum existir situações de lançamento em que um quadro de distribuição irá conter circuitos de serviço da edificação, iluminação e tomadas de escadas, hall, garagem, casa de máquinas entre outros, nos quais os seus pontos estão lançados em outros pavimentos da edificação, que não sejam o mesmo pavimento em que se encontra o quadro de distribuição (QD).

Para solucionar estes casos, o módulo Elétrico possui um gerenciador que permite a definição de circuitos e comandos em pontos lançados em pavimentos distintos do quadro de distribuição.

Há duas formas para definir o circuito de um ponto que não está localizado no mesmo pavimento do quadro de distribuição: utilizando o comando "Definir circuito" ou "Editando as propriedades do ponto".

O procedimento utilizando o comando Definir circuito é recomendado quando uma grande quantidade de pontos fará parte do mesmo circuito, por exemplo, se todos os pontos de força do pavimento farão parte do mesmo circuito.

O procedimento utilizando a Edição das propriedades é recomendado quando somente um ponto fará parte do circuito existente no outro pavimento ou quando desejar modificar apenas um ponto que faça parte de um conjunto.

Exemplos de aplicação

Abaixo serão elencados exemplos da base de conhecimento AltoQi para definição de circuitos com quadros em pavimentos diferente do lançamento:

  1. Exemplo: Como definir circuito de força quando a tomada estiver em um pavimento diferente do quadro de distribuição
  2. Exemplo: Como definir circuito de iluminação quando a lâmpada e o interruptor estão em um pavimento diferente do quadro de distribuição

Por meio dos procedimentos indicados nestes exemplos, pode-se realizar a criação e definição de circuitos localizados em quadros com pavimentos diferentes durante a etapa de concepção do projeto elétrico.