Lâmpadas e comandos

Alterando o comando de apenas um interruptor pertencente a um conjunto



Em projetos de instalações elétricas é muito comum ter a necessidade de utilizar, em uma mesma caixa 2x4" ou 4x4", mais de uma tecla de interruptor ou uma combinação de interruptores e tomadas, sejam eles com comando simples ou paralelo.

Durante o lançamento dos pontos, quando inserimos um interruptor, o programa solicita que seja selecionada a lâmpada que aquele interruptor acenderá para que seja criado o comando. Por alguma modificação do projeto ou se essa seleção não for realizada corretamente, pode ser necessário realizar a alteração do comando associado ao interruptor.

Quando esse interruptor pertence a um Conjunto, o procedimento indicado para realizar esta modificação é acessar as Propriedades da conexão lançada.

Observação: A utilização do comando "Definir comando", disponível no Gerenciador, não é indicado quando se deseja alterar o comando de apenas um interruptor pertencente a um conjunto, pois ao selecionar a caixa que contém os múltiplos pontos, não é possível definir apenas o interruptor que se deseja alterar o comando.

Para alterar o comando de apenas um interruptor pertencente a um conjunto proceda da seguinte forma:

  • Selecione a simbologia do conjunto, que no nosso exemplo será um interruptor simples de duas teclas;
  • Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Propriedades;

  • Na janela Propriedades, verifique qual ponto deseja-se alterar e selecione no campo Comando, o novo comando;
Observação: Se o novo comando estiver associado a outro circuito também será necessário alterar o campo Circuito. Para realizar este procedimento é necessário que o novo comando esteja criado no Gerenciador. Para criar um novo comando recomendamos a leitura do artigo Como criar e definir comandos
  • Pressione Esc para finalizar;


Realizando os procedimentos descritos neste artigo será possível alterar o comando de apenas um ponto pertencente a um conjunto.