Pranchas

Como transformar um texto em um campo que se preenche automaticamente?

Para permitir maior flexibilidade e agilidade durante lançamento dos pontos e durante o preenchimento do selo das pranchas, o AltoQi Builder possui um recurso que permite ao usuário criar simbologias e selos com Campos, que serão preenchidos automaticamente pelo programa com as informações vinculadas a propriedade selecionada.
Sendo assim, se o usuário desejar criar uma margem com selo personalizado ou desejar criar uma nova simbologia para alguma peça, onde será necessário o preenchimento automático de alguns valores, será necessário criar Campos.

Observação: Para criar campos recomendamos a leitura do artigo Como incluir campos na criação de um símbolo.
 
Caso o desenho de referência utilizado para a criação da margem com selo personalizado ou da nova simbologia possua os textos que indiquem as informações que devem ser preenchidas, estes deverão ser transformados em campos .
Como exemplo iremos detalhar como transformar textos de um selo em campos. Portanto, após importar o desenho do selo realize o seguinte procedimento:
  1. Acesse a guia Elementos, grupo Textos, comando Texto para campo;
  1. A linha de comando solicitará a seleção, clique no texto que será transformado em campo;
  2. Pressione Enter;
  3. Será aberto um diálogo onde o usuário deverá escolher a propriedade desejada;
  4. Selecione a propriedade desejada;
  1. Pressione Enter;
Observação: Ao transformarmos um texto para campo o programa permite que o usuário selecione propriedades referentes ao cadastro de peças, propriedades referente ao desenho, propriedades referentes ao projeto (edificação) ou propriedades referentes as pranchas. 
  1. Repita o procedimento para transformar todos os textos desejados.

Observação: Se a informação desejada não possuir uma propriedade default para ser selecionada é possível criar uma propriedade personalizada. Para isso recomendamos a leitura do artigo Como criar um campo personalizado?.
 
Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível transformar um texto em um campo com preenchimento automático.