Pranchas

Como criar um campo personalizado?

Para permitir maior flexibilidade e agilidade durante o preenchimento do selo das pranchas, o AltoQi Builder possui um recurso que permite ao usuário criar selos com Campos, que serão preenchidos automaticamente pelo programa com as informações vinculadas a propriedade selecionada.
Sendo assim, se o usuário desejar criar uma margem com selo personalizado, onde será necessário o preenchimento automático de alguns valores, será necessário criar Campos.
Cada projetista tem seu selo padrão e inclui nele as mais variadas informações. Para os casos onde a informação desejada não consta nas configurações default do programa é possível criar uma propriedade personalizada e então, após criar esta propriedade, criar um campo associado a ela.
Para exemplificar este procedimento iremos criar uma nova propriedade que se chamará Unidade (m, cm, m², etc.). Como esta informação pode variar para cada prancha, ela deverá ser criada como uma propriedade referente ao Desenho.

Observação: Para que seja possível realizar a criação de um campo personalizado (procedimento mostrado ao longo deste artigo), é necessário ter realizado a criação de um projeto.

Portanto, após importar o desenho do selo realize o seguinte procedimento:
  1. Acesse a guia Elementos, grupo Acessar, comando Gerenciador de pranchas;
  2. Na janela Pranchas selecione o nome do seu desenho e clique no botão Editar propriedades;
  1. No diálogo Propriedades do projeto selecione a aba onde deseja criar a propriedade personalizada, no nosso exemplo a aba Desenho;
  2. Selecione a linha Personalizados e clique no botão + que será apresentado a direita;
  1. Informe o nome da propriedade;
  2. Clique em OK;
 
Após este procedimento, o campo "Unidade" será apresentado dentro do grupo "Personalizados".

  1. Se desejar, informe um Valor padrão para esta propriedade;
  2. Clique em OK.
Com isso a nova propriedade está criada e poderá ser atribuída a um campo durante a criação de um selo, por exemplo.

Observação: Para criar um campo recomendamos a leitura do artigo Como incluir campos na criação de um símbolo.
 

Observação: Ao utilizarmos um campo atribuído a uma propriedade personalizada em uma margem com selo, ao utilizarmos este arquivo em um novo projeto esta propriedade será automaticamente incluída nas propriedades do novo projeto. Se desejado alterar propriedades específicas do campo inserido no selo, como Alinhamento, Espaçamento e etc, selecione o campo e acesse as suas propriedades a partir da aba Elementos - grupo Acessar - comando Propriedades.
 
Realizando os procedimentos descritos neste artigo será possível criar um campo que será preenchido com uma propriedade personalizada criada pelo usuário.