Paredes de contenção

Lançamento de empuxo em parede de contenção iniciando em nível intermediário

Após o lançamento das paredes de contenção no projeto será necessário definir corretamente os parâmetros do solo e sua elevação. Com base nestes valores o programa irá determinar o carregamento de empuxo automaticamente, considerando o efeito destes carregamentos horizontais para análise e dimensionamento das paredes e demais elementos do modelo.

Para auxiliar os projetistas neste lançamento, sugerimos a leitura dos artigos abaixo, que exemplificam como definir corretamente todos os parâmetros necessários para determinação do empuxo do solo em paredes de contenção.

  1. Como lançar o empuxo de solo em paredes de contenção?
  2. Como definir a elevação do solo?
  3. Como conferir o empuxo de solo lançado?

Disponibilizamos exemplos de aplicação dos passos e conceitos apresentados nos seguintes artigos. Estes exemplos apresentam um passo a passo direcionado para situações específicas de projeto.

  1. Lançamento de empuxo em parede de contenção contida em 3 pavimentos
  2. Lançamento de empuxo em parede de contenção iniciando em nível intermediário


Lançamento de empuxo em parede de contenção iniciando em nível intermediário

Em paredes de contenção que iniciam em um nível Intermediário, é necessária uma atenção especial à correta interpretação da elevação da camada de solo. Esta elevação tem como referência o nível do pavimento principal, e nestas situações, mesmo que o topo da camada de solo coincida com o nível intermediário, o usuário deverá configurar o valor da elevação com sendo a diferença entre a altura do pavimento principal e o nível intermediário, com sinal negativo.

Neste exemplo, considere a situação indicada na imagem seguinte, onde a parede de contenção tem seu topo em um nível intermediário, com desnível de 100 cm em relação ao pavimento principal. Neste caso, o nível do solo está alinhado com o topo da parede.


Para atribuir a elevação de solo para a parede do exemplo acima, acesse o croqui do nível intermediário, dê um duplo clique sobre a parede e selecione a opção Lançar, referente ao empuxo. Nesta janela, altere o valor da elevação do solo para -100cm nas propriedades da parede, para que o valor de empuxo seja considerado apenas do nível intermediário para baixo.


Deste modo, o carregamento considerado sobre a parede de contenção estará de acordo com a imagem seguinte.