Erros de dimensionamento

Status - Tabela da concessionária não encontrada

Este erro - Tabela da concessionária não encontrada - indica que as configurações que estão sendo utilizadas para a entrada de serviço estão em desacordo com a norma cadastrada, ou seja, a concessionária definida no projeto não trabalha com a tensão e/ou esquema definidos.


Observação: Neste caso, o critério da concessionária não é adotado, mas todo o restante do dimensionamento é efetuado normalmente.

Para identificarmos o motivo do programa apresentar esta mensagem primeiramente devemos verificar qual entrada de serviço e quais configurações estão sendo utilizadas no projeto. Para isso:

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador, clique com o botão direito do mouse sobre o alimentador (AL) e selecione a opção Propriedades:


  • No diálogo Propriedades verifique a Classe, o Grupo, a Peça, o Esquema e a Tensão utilizados:


Sabendo essas informações, podemos verificar no cadastro do programa as tabelas disponíveis da concessionária (assim poderemos compreender o motivo deste código de erro ser exibido).

ObservaçãoPara visualizar as tabelas cadastradas deve-se acessar os dados da concessionária da peça utilizada em seu projeto. Para isso, recomendamos acessar o artigo Exemplo: Editando e visualizando as informações da tabela da concessionária.

Realizado o procedimento destacado no artigo acima, estaremos com a tabela de usuário selecionada, e será possível verificar no campo Tabela, que não existe o esquema e tensão que estão sendo utilizados nas configurações do alimentador lançado no projeto:


Em nosso exemplo, está sendo utilizado um alimentador da concessionária CELESC (Subterrâneo) com tensão 220 V e esquema F+F e, como verificamos na imagem acima, a concessionária não disponibiliza esta combinação de esquema e tensão. 

Sendo assim, para corrigir esta mensagem de erro, deve-se adequar as configurações do alimentador utilizado com as informações presentes no cadastro da tabela da concessionária ou não realizar a verificação com as tabelas da concessionária. Para isso existem três possibilidades:

  1. Alterar o projeto de forma a utilizar uma das combinações de esquema e tensão disponíveis na tabela da concessionária;
  2. Cadastrar uma nova tabela com a combinação de esquema e tensão desejada;
  3. Ignorar o critério da concessionária.

1. Utilizar combinação existente

Para os casos onde o alimentador foi configurado incorretamente e deseja-se alterar para uma combinação existente, basta alterá-los nas Propriedades do alimentador. Para isso:

  • Acesse a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela Gerenciador, clique com o botão direito do mouse sobre o alimentador (AL) e selecione a opção Propriedades;
  • No diálogo de Propriedades selecione o esquema e tensão desejados e existentes na tabela:


  • Pressione OK para finalizar a alteração;
  • Verifique se é necessário reconfigurar o QM e os QD's;
Observação: Caso for necessário reconfigurar o restante dos quadros, recomendamos a leitura do artigo Como editar o esquema dos quadros e circuitos
  1. Processe novamente o projeto através da guia Operações, grupo Dimensionamento, comando Processar para que o dimensionamento seja atualizado.

2. Cadastrar uma nova tabela da concessionária

Cada concessionária possui orientações próprias quanto as especificações mínimas do dimensionamento da entrada. Estas especificações estão contidas no cadastro das Entradas de serviço, especificamente nas tabelas de concessionárias. 

O módulo Elétrico possui um vasto cadastro de concessionárias. Contudo, pode ser necessário utilizar uma concessionária que não contenha a tabela desejada. Desta forma, para os casos onde a concessionária ou a tabela de fornecimento desejadas não estão disponíveis, é possível realizar o cadastro de novas tabelas. Para realizar este cadastro, recomendamos a leitura do artigo Exemplo: Cadastrando uma tabela de concessionária. 

3. Ignorar o critério da concessionária 

Além de adequar a combinação de esquema e tensão ou cadastrar uma nova tabela da concessionária, o usuário ainda tem a opção de ignorar o dimensionamento verificando o critério da concessionária. 

Para ignorar o critério da concessionária, recomendamos a leitura do artigo Como ignorar o critério da concessionária.

Observação: Lembramos que neste caso o critério da concessionária não é adotado, mas todo o restante do dimensionamento é efetuado normalmente.

Por meio desse artigo verificamos quais as possibilidades de correção quando o erro de Tabela da concessionária não encontrada é apresentado. Assim, o usuário pode decidir qual melhor se aplica à sua situação de projeto.