Dimensionamento

Como ignorar o critério da concessionária

No cadastro do modulo Elétrico existem várias concessionárias cadastradas, cada qual com suas orientações próprias quanto as especificações mínimas do dimensionamento da entrada de serviço.

O modulo Elétrico foi desenvolvido para realização de projetos elétricos em baixa tensão, por este motivo, somente as tabelas das concessionárias associadas a esse tipo de fornecimento estão disponíveis no programa. Como podem existir projetos que possuam subestações e/ou transformadores e que necessitam de um fornecimento de energia diferente do que é concebido pelo programa, existe a possibilidade de ignorar o critério da concessionária utilizada, alterando uma configuração existente.

Para habilitar esta configuração, deve-se proceder da seguinte forma:

  • Acesse o menu Arquivo - Configurações;
  • No diálogo Configurações selecione a aba Fiação;
  • Em Dimensionamento - Condutores, altere a opção Ignorar critério da concessionária para Sim:
  • Clique em OK.
Após alterar a configuração do projeto para ignorar o critério da concessionária deve-se Processar, com a opção Dimensionar circuitos habilitada, novamente o projeto.
 
Observação: Neste caso, o critério da concessionária não é adotado, mas todo o restante do dimensionamento é efetuado normalmente pelos critérios dispostos na norma NBR 5410.
 
Realizando os procedimentos descritos neste artigo é possível dimensionar o projeto sem que os critérios da concessionária sejam verificados.