Quadros

Como editar o esquema dos quadros e circuitos

Em projetos de instalações elétricas é muito comum existirem quadros ou circuitos bifásicos e trifásicos. O esquema para os quadros é definido no momento do lançamento do quadro e o esquema do circuito é definido no momento de sua criação.

Contudo, em algumas situações posteriores ao lançamento, pode ser necessário alterar o esquema dos quadros e circuitos. Ao tentar realizar tal alteração, pode ocorrer do esquema estar bloqueado apresentando um único esquema, como exemplo da imagem abaixo: 


Essa situação está associada aos possíveis esquemas serem provenientes do quadro superior na hierarquia do quadros. Deste modo, caso o alimentador do projeto possua um esquema F+N, por exemplo, não será possível utilizar no restante dos quadros do projeto (medição e distribuição) esquemas F+F, 2F+N ou 3F+N, pois estes não estão disponíveis no alimentador. Assim, torna-se necessário, alterar as configurações do esquema do quadro superior na hierarquia dos quadros.

Para exemplificar essa situação, realizaremos a alteração dos esquemas partindo do alimentador até chegar ao circuito terminal.

Em nosso exemplo, temos o alimentador (AL1) como quadro principal; subordinado diretamente a ele temos o quadro de medição (QM1); e subordinados diretamente ao quadro de medição temos os quadros de distribuição (QD1, QD2 e QD3). 



ObservaçãoA hierarquia dos quadros pode ser ser realizada ou verificada através da guia Lançamento, grupo Quadro, comando Associar quadros.

Alterando o esquema do alimentador

Como o esquema do alimentador é F+N e desejamos ter um esquema disponível para os quadros e circuitos diferente desse, primeiramente, vamos realizar a alteração do esquema do alimentador. Para realizar esta mudança, devemos:

  • Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela do Gerenciador, clicar com o botão direito do mouse sobre o Alimentador e selecionar  Propriedades;

  • No diálogo Propriedades dos elementos, selecionar um esquema da Alimentação com mais de uma fase (F+F2F+N3F ou 3F+N);
  • Pressionar OK para finalizar.

ObservaçãoAgora será possível editar os esquemas dos quadros associados diretamente ao alimentador, em nosso exemplo, o quadro de medição QM1. 

Alterando o esquema do quadro de medição

Com o esquema do alimentador alterado, podemos alterar o esquema do quadro de medição. Para isso, devemos:

  • Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Selecionar o quadro de medição, clicar com o botão direito do mouse e selecionar Propriedades

  • No diálogo Propriedades dos elementos, selecionar o esquema do quadro desejado (F+NF+F2F+N3F ou 3F+N);
  • Pressionar OK para finalizar.

Observação: Após alterar o esquema do quadro de medição é possível alterar os esquemas dos quadros associados a ele, em nosso exemplo, os quadros de distribuição QD1, QD2 e QD3

Alterando o esquema dos quadros de distribuição

Com o esquema do quadro de medição alterado, podemos realizar a alteração do esquema dos quadros de distribuição que são associados a ele. Para alterar o esquema dos quadros de distribuição, devemos:

  • Acessar a guia Operações, grupo Exibir, comando Gerenciador;
  • Na janela do Gerenciador, selecionar o quadro de distribuição desejado, clicar com o botão direito do mouse e selecionar Propriedades;
  • No diálogo Propriedades dos elementos, selecionar o esquema do quadro desejado (F+NF+F2F+N3F ou 3F+N);
  • Pressionar OK para finalizar.

ObservaçãoApós alterar o esquema dos quadros de distribuição é possível alterar os esquemas dos circuitos associados a ele.

Alterando o esquema dos circuitos

Após alterar o esquema desde o alimentador até o quadro de distribuição, possuímos disponíveis outros esquemas para os circuitos terminais. Para alterar o esquema dos circuitos realizaremos o procedimento abaixo:

  • Na janela do Gerenciador, selecionar o circuito, clicar com o botão direito do mouse e selecionar Propriedades;
  • No diálogo Propriedades dos circuitos, selecionar o esquema do circuito desejado (F+NF+F2F+N3F ou 3F+N);
  • Pressionar OK para finalizar.

Com esses procedimentos, conseguimos alterar o esquema de um circuito terminal do projeto, realizando também a alteração do esquema dos quadros lançados no projeto.