Para verificar o motivo deste erro estar sendo exibido, recomendamos a leitura do artigo Critério da concessionária, que explica de forma detalhada como verificar os dados relevantes, a potência instalada/demandada e a tabela da concessionária.
Sabendo os dados relevantes, podemos cruzar as informações do alimentador com a potência instalada ou demandada (verificadas através dos procedimentos do artigo destacado acima), dependendo do critério adotado pela concessionária.
Com a tabela da concessionária desejada aberta, deve-se selecionar a tabela correspondente à configuração utilizada.
Abaixo demonstraremos exemplos de como cruzar as informações com o intuito de verificar a causa do erro.
Exemplo 1
Em nosso primeiro exemplo, temos as seguintes informações referentes à entrada de serviço:
- Entrada de serviço CELESC - Subterrâneo;
- Edificação de uso coletivo;
- Tensão 380/220 V;
- Esquema 3F+N.
A mensagem de Carga excessiva para o critério da concessionária está sendo emitida no QD1, ou seja, devemos observar os limites de potência demandada/instalada na aba Coletivo (QM-QD):
Por estar ultrapassando o limite máximo, a mensagem de erro é emitida.
Exemplo 2
Em nosso segundo exemplo, temos as seguintes informações referentes à entrada de serviço:
- Entrada de serviço COPEL;
- Unidade consumidora individual;
- Tensão 220/127 V;
- Esquema 2F+N.
A mensagem de Carga excessiva para o critério da concessionária está sendo emitida no QM1, ou seja, devemos observar os limites de potência demandada/instalada na aba Individual:
Por estar ultrapassando o limite máximo, a mensagem de erro é emitida.
Exemplo 3
Em nosso terceiro exemplo, temos as seguintes informações referentes à entrada de serviço:
- Entrada de serviço CEB - Subterrâneo;
- Unidade consumidora individual;
- Tensão 220 V;
- Esquema F+N.
A mensagem de Carga excessiva para o critério da concessionária está sendo emitida no QM1, ou seja, devemos observar os limites de potência demandada/instalada na aba Individual:
Por estar ultrapassando o limite máximo, a mensagem de erro é emitida.
Compreendendo os motivos da mensagem estar sendo exibida, algumas ações podem ser aplicadas para corrigir esta situação em seu projeto:
a) Diminuir a potência instalada ou demandada
A potência instalada de um projeto está relacionada com a potência de cada ponto dos circuitos. Ou seja, a única forma de diminuir a potência instalada é excluindo pontos do circuito, ou então, utilizando pontos com potências menores.
A potência demandada de um projeto está relacionada com a corrente demandada de cada circuito, obtida aplicando-se aos circuitos os fatores de demanda.
Desta forma, para diminuir a corrente demandada de um quadro é recomendado aplicar o fator de demanda nos circuitos do quadro. Para realizar essa diminuição, pode-se realizar a alteração do Tipo de carga nos circuitos associados ao quadro.
b) Alterar o esquema utilizado para a entrada de serviço
Como a potência demandada/instalada está ultrapassando os limites da tabela da concessionária outra opção é alterar o esquema utilizado, caso for possível, para um que permita maiores limites de potência.
c) Cadastrar uma tabela de concessionária
Pode ocorrer da tabela desejada não estar cadastrada no módulo Elétrico. Neste caso, o usuário pode realizar o cadastro da tabela de acordo com as prescrições da concessionária e as necessidades do projeto.
d) Ignorar o critério da concessionária
Podem existir situações de projeto em que o usuário precise ignorar o critério da concessionária por motivos específicos de projeto.