Erros de dimensionamento

Status - Carga excessiva para o critério da concessionária

Este erro - Carga excessiva para o critério da concessionária - ocorre quando o programa identifica que a carga utilizada no projeto é superior ao cadastrado na tabela, de mesmo esquema e tensão, da concessionária utilizada. Pode ser apresentado apenas no dimensionamento dos circuitos de distribuição, quando existe uma Entrada de serviço lançada no projeto.


Observação: Neste caso, o critério da concessionária não é adotado mas todo o restante do dimensionamento é efetuado normalmente.

Para verificar o motivo deste erro estar sendo exibido, recomendamos a leitura do artigo Critério da concessionária, que explica de forma detalhada como verificar os dados relevantes, a potência instalada/demandada e a tabela da concessionária.

Sabendo os dados relevantes, podemos cruzar as informações do alimentador com a potência instalada ou demandada (verificadas através dos procedimentos do artigo destacado acima), dependendo do critério adotado pela concessionária. 

Com a tabela da concessionária desejada aberta, deve-se selecionar a tabela correspondente à configuração utilizada.

Abaixo demonstraremos exemplos de como cruzar as informações com o intuito de verificar a causa do erro. 

Exemplo 1

Em nosso primeiro exemplo, temos as seguintes informações referentes à entrada de serviço:

  • Entrada de serviço CELESC - Subterrâneo;
  • Edificação de uso coletivo;
  • Tensão 380/220 V;
  • Esquema 3F+N.

A mensagem de Carga excessiva para o critério da concessionária está sendo emitida no QD1, ou seja, devemos observar os limites de potência demandada/instalada na aba Coletivo (QM-QD):




Como o critério é carga demandada, devemos comparar a potência demandada do QD1 com os limites da tabela. O limite máximo na tabela da concessionária é de 75 kVA, enquanto que, a potência demandada do QD1 é 101,76 kVA, como destacado na imagem abaixo:


Por estar ultrapassando o limite máximo, a mensagem de erro é emitida. 

Exemplo 2

Em nosso segundo exemplo, temos as seguintes informações referentes à entrada de serviço:

  • Entrada de serviço COPEL;
  • Unidade consumidora individual;
  • Tensão 220/127 V;
  • Esquema 2F+N.

A mensagem de Carga excessiva para o critério da concessionária está sendo emitida no QM1, ou seja, devemos observar os limites de potência demandada/instalada na aba Individual:


Como o critério é carga demandada, devemos comparar a potência demandada do QM1 com os limites da tabela. O limite máximo na tabela da concessionária é de 15 kVA, enquanto que, a potência demandada do QM1 é 15,34 kVA, como destacado na imagem abaixo:


Por estar ultrapassando o limite máximo, a mensagem de erro é emitida.

Exemplo 3

Em nosso terceiro exemplo, temos as seguintes informações referentes à entrada de serviço:

  • Entrada de serviço CEB - Subterrâneo;
  • Unidade consumidora individual;
  • Tensão 220 V;
  • Esquema F+N.

A mensagem de Carga excessiva para o critério da concessionária está sendo emitida no QM1, ou seja, devemos observar os limites de potência demandada/instalada na aba Individual:


Como o critério é carga instalada, devemos comparar a potência instalada do QM1 com os limites da tabela. O limite máximo na tabela da concessionária é de 11 kW, enquanto que, a potência demandada do QM1 é 13,87 kVA, como destacado na imagem abaixo:


Por estar ultrapassando o limite máximo, a mensagem de erro é emitida. 

Compreendendo os motivos da mensagem estar sendo exibida, algumas ações podem ser aplicadas para corrigir esta situação em seu projeto:

a) Diminuir a potência instalada ou demandada 

A potência instalada de um projeto está relacionada com a potência de cada ponto dos circuitos. Ou seja, a única forma de diminuir a potência instalada é excluindo pontos do circuito, ou então, utilizando pontos com potências menores.

ObservaçãoPara realizar a alteração de peças já lançadas recomendamos a leitura dos artigos Como alterar a peça utilizada em um ponto depois de ser lançada? e Como alterar uma peça em todos os pontos que a utilizam simultaneamente?

A potência demandada de um projeto está relacionada com a corrente demandada de cada circuito, obtida aplicando-se aos circuitos os fatores de demanda. 

Desta forma, para diminuir a corrente demandada de um quadro é recomendado aplicar o fator de demanda nos circuitos do quadro. Para realizar essa diminuição, pode-se realizar a alteração do Tipo de carga nos circuitos associados ao quadro.

ObservaçãoOs procedimentos para alterar o tipo de carga de um circuito são descritos no artigo Alterando os tipos de carga associados aos circuitos

Em nosso exemplo 2, poderíamos aplicar fatores de demanda a fim de obter uma potência demandada menor que 15 kVA:


b) Alterar o esquema utilizado para a entrada de serviço

Como a potência demandada/instalada está ultrapassando os limites da tabela da concessionária outra opção é alterar o esquema utilizado, caso for possível, para um que permita maiores limites de potência.

ObservaçãoOs procedimentos para realizar a alteração do esquema do alimentador são descritos no artigo Como editar o esquema dos quadros e circuitos

Em nosso exemplo 3, poderíamos alterar o esquema da entrada de serviço para 2F+N, por exemplo, onde o limite máximo de potência instalada é de 22 kW:


c) Cadastrar uma tabela de concessionária

Pode ocorrer da tabela desejada não estar cadastrada no módulo Elétrico. Neste caso, o usuário pode realizar o cadastro da tabela de acordo com as prescrições da concessionária e as necessidades do projeto.

ObservaçãoOs procedimentos para realizar o cadastro de uma tabela de concessionária são descritos no artigo Exemplo: Cadastrando uma tabela de concessionária

d)  Ignorar o critério da concessionária

Podem existir situações de projeto em que o usuário precise ignorar o critério da concessionária por motivos específicos de projeto.

ObservaçãoOs procedimentos para ignorar o critério da concessionária são descritos no artigo Como ignorar o critério da concessionária

Por meio desse artigo verificamos quais as possibilidades de correção quando o erro de carga excessiva para o critério da concessionária é apresentado. Assim, o usuário pode decidir qual melhor se aplica à sua situação de projeto.