Dimensionamento

Cálculo da demanda do quadro de medição para o tipo de instalação Edificação de uso coletivo

No módulo Elétrico do AltoQi Builder, o dimensionamento dos quadros (distribuição, medição e com transformador) é realizado através da corrente demandada.

Com a finalidade de dimensionar o ramal de entrada de energia de Edifícios residenciais de uso coletivo, quando for selecionada a aplicação Edificação de uso coletivo no alimentador predial, a demanda do quadro de medição será calculada de acordo com o critério especifico desenvolvido pelo Codi – Comitê de Distribuição de Energia Elétrica para esse tipo de cálculo, (RTD) N° 027 de 08.03.90 que é adotado por várias concessionárias com pequenas diferenciações.

Algumas concessionárias são: CELESC – Centrais Elétricas de Santa Catarina, COPEL – Companhia Paranaense de Energia, CEMIG – Companhia Energética de Minas Gerais e a ELETROPAULO – Eletricidade de São Paulo S/A.

Observação: No dimensionamento dos quadros de distribuição, independente da aplicação selecionada no alimentador predial, o fator de demanda aplicado sempre será definido pelo tipo de carga configurado nos circuitos terminais. Para verificar este cálculo recomendamos a leitura do artigo Cálculo da corrente de fase demandada dos quadros para o tipo de instalação Unidade consumidora individual.

Demanda total do edifício

A Demanda total será representada pela seguinte equação:

DT = (FMaptos x Daptos) + (FMcondom x Dcondom) + (FMesp x E)

Onde:

  • DT = Demanda Total do Edifício;

  • FMaptos = Fator de majoração para a demanda dos apartamento;
  • Daptos = Demanda correspondente aos apartamentos;

  • FMcondom = Fator de majoração para a demanda do condomínio;
  • Dcondom = Demanda correspondente ao condomínio;

  • FMesp = Fator de majoração para a demanda das cargas especiais;
  • E = Demanda das cargas especiais (uso específico) aplicando-se o fator de demanda de 100%;

Demanda dos apartamentos

A demanda correspondente aos apartamentos é feita pelo produto do Fator para diversificação de carga em função do número de apartamentos (ver tabela 1), pelo valor da demanda do apartamento em função da área (ver tabela 2), conforme a seguinte equação:

Daptos = F1 x F2

Onde:

  • F1: Fator de diversidade, obtido da Tabela 1;

  • F2: Demanda, em função da área, obtida da Tabela 2;

Observações:

  1. Os valores de área constantes da Tabela 2 são referentes à área útil do apartamento, não devendo ser consideradas as áreas de garagem e outras áreas comuns dos Edifícios.
  2. Para Edifícios que tenham apartamentos com áreas diferentes, será adotado um valor de área calculado pela média ponderada das áreas dos apartamentos do prédio.
 Tabela 1 - Fatores para Diversificação de carga em função do número de apartamentos
Tabela 2 - Cálculo das demandas dos apartamentos em função das áreas
Para informar a área de cada apartamento nos quadros que possuírem esta aplicação, recomendamos a leitura do artigo Como informar a área do apartamento para o cálculo da demanda para “Edificação de uso coletivo”.

Demanda do Condomínio (Residencial)

A demanda do condomínio corresponde à soma das demandas das cargas de iluminação, tomadas e de motores instalados nas áreas do respectivo condomínio. Aplicam-se os seguintes critérios:

  • Demanda referente a iluminação das áreas comuns (áreas do condomínio): aplicando os seguintes fatores de demanda - 100% para os primeiros 10 kW e 25% para as cargas acima de 10 kW.

  • Demanda referente às tomadas de corrente das áreas comuns (áreas do condomínio): aplicando o seguinte fator de demanda - 20% da carga total.

  • Demanda referente aos motores elétricos e outros tipos de carga: deverão ser consideradas as quantidades de um mesmo tipo de motor para o cálculo de seu fator de demanda. Ao lançar motores com aplicações distintas, deve-se procurar estabelecer o Tipo de circuito dos motores em grupos de utilização também distintos. Isso é necessário para que o programa não calcule o fator de demanda considerando que todos os motores serão utilizados para a mesma aplicação, diminuindo em muito o valor da potência presumida demandada.

Tabela 3 - Fatores de demanda referentes aos motores elétricos monofásicos e trifásicos

Para o cálculo da demanda do condomínio utiliza-se a seguinte equação:

Dcondom = I1 + 0,25 x I2 + 0,20 x T + M

Onde:

  • Dcondom: Demanda correspondente ao condomínio (áreas comuns);

  • I1: Parcela da carga de iluminação do condomínio até 10 kW;

  • I2: Parcela da carga de iluminação do condomínio acima de 10 kW;

  • T: Carga total de tomadas do condomínio;

  • M: Demanda total de motores do condomínio.

 
Observação:  É importante lembrar que ao selecionarmos a Aplicação - Condomínio para um quadro de distribuição a demanda será calculada de acordo com os Tipos de carga configurados nos circuitos terminais. Portanto, para que o programa calcule adequadamente, conforme descrito anteriormente, deverão ser escolhidos os tipos de carga Iluminação Condomínio (Residencial), para circuitos de iluminação, Tomadas condomínio (Residencial), para circuitos de tomadas, e Motores, para circuitos de motores.
 

Demanda de cargas especiais

A demanda correspondente as cargas especiais será 100%.

Observação: É importante lembrar que ao selecionarmos a Aplicação - Especial para um quadro de distribuição a demanda será calculada de acordo com os Tipos de carga configurados nos circuitos terminais. Portanto, para que o programa calcule adequadamente, conforme descrito anteriormente, deverá ser escolhido o tipo de carga Uso Específico para circuitos todos os circuitos.
 
 
 

Fator de majoração

Visando suprir futuros aumentos de carga provenientes do crescimento vegetativo da carga e de aparelhos não projetados, a demanda total calculada deve ser multiplicada por um fator de majoração.

Os valores padrões a serem adotados são:

  • FMaptos = Fator de majoração para a demanda dos apartamento = 1.2
  • FMcondom = Fator de majoração para a demanda do condomínio = 1.2
  • FMesp = Fator de majoração para a demanda das cargas especiais = 1

Estes valores são definidos nas propriedades do Alimentador predial, acessadas através da janela Gerenciador.

Realizando a verificação descrita neste artigo é possível identificar como é aplicada a demanda quando utilizado a aplicação Edificação de uso coletivo no alimentador predial.