Muros de Arrimo

Como lançar um muro de arrimo?

Os elementos de muro de arrimo no Eberick são peculiares no sentido que eles não são considerados como parte da estrutura, isto é, não estarão presentes na análise por pórtico espacial. A análise e dimensionamento de muros de arrimo no programa é realizada inteiramente na própria janela de lançamento, existindo a planilha de dimensionamento do muro para apresentar os resultados do dimensionamento e o detalhamento do muro.

Modelo de análise

Devido ao dimensionamento de muros no Eberick ser realizado de maneira isolada, também, não é possível no programa considerar a conexão destes elementos com outros elementos estruturais, sejam outros muros de arrimo ou a própria estrutura em si.

Desta forma, ao realizar o lançamento, toda a geometria do muro e do solo será informada, e caso exista algum critério de dimensionamento que não esteja sendo atendido, este será verificado e mostrado na própria janela de dimensionamento (sem ser necessário processar a estrutura):


Tipos de muros

Existem dois tipos principais de muros disponíveis para dimensionamento no Eberick: muros de gravidade e muros de concreto armado; dentro de cada tipo de muro existem diversos formatos possíveis:

Importante: Os formatos apresentados na coluna Com empuxo passivo" só estarão habilitados caso a opção Considerar empuxo passivo em Estrutura - Configurações - Projeto -  Dimensionamento - Muros esteja marcada. Para mais informações sobre este assunto, acesse o artigo Não consigo ver todos os formatos de muro.

Lançamento do muro

O lançamento do muro de arrimo no Eberick é realizado em um único pavimento. Portanto, não é necessário criar ou ajustar os pavimentos do projeto para o muro de arrimo, basta que ele seja lançado em qualquer pavimento da estrutura, e a altura considerada para o muro será a altura informada na janela de lançamento.

Para iniciar o lançamento do muro, no croqui de qualquer pavimento da estrutura, deve-se acessar o comando Lançamento - Muros - Muro (botão ):

Ao selecionar o comando, será aberta a janela de lançamento do muro de arrimo, onde serão informados todos os parâmetros referentes ao elemento. Inicialmente, no topo da janela, deve-se definir os valores dos campos altura e elevação, selecionar o tipo e o formato do muto. O campo Altura diz qual a altura do muro em si, da base até o topo. O campo elevação possui o mesmo conceito dos campos de elevação de outros elementos, e representa a diferença de nível entre o topo do muro e o nível do pavimento.


Abaixo destes campos, existirão três abas de lançamento, referentes ao lançamento de empuxo do solo, da geometria do muro e de cargas atuando sobre o maciço de solo. À direita dos campos de lançamento, será apresentado um croqui do muro, com indicação da posição do solo e da geometria lançada.

Lançamento do empuxo

Na aba Empuxo, serão cadastrados os parâmetros do solo e sua posição em relação ao muro. Importante notar que o dimensionamento do muro será realizado considerando o solo com os parâmetros informados nesta janela, não considerando os parâmetros de solo já informados para outros elementos, como sapatas, por exemplo.

Existirão três grupos dentro da aba Empuxo para lançamento da geometria e parâmetros do solo, estes dizem respeito ao lançamento da geometria do solo, dos parâmetros do solo em si e da presença ou não de água. Na guia "Geometria", os campos são os seguintes:

  • Elevação do solo: diferença de nível entre a superfície do solo e o topo do muro. É usual que seja definido com um valor negativo, indicando que o solo está alguns centímetros abaixo do topo do muro.
  • Inclinação: inclinação horizontal da superfície de solo na parte externa.
  • Altura lado interno: altura de solo na parte interna do muro.

O grupo seguinte, Solo, possui parâmetros referentes ao solo em si, necessários para cálculo do empuxo exercido no muro. Os parâmetros definidos nesta região serão utilizados para dimensionamento do muro, tanto para obtenção do empuxo solicitante quanto para verificação da interação do muro com o solo para sua estabilidade. Os parâmetros devem portanto ser informados conforme a situação do solo utilizado em projeto.

No grupo Água, é possível considerar a presença de um nível de água na posição do solo, consideração necessária para se obter o empuxo nesta situação. Neste grupo, será necessário definir a elevação do nível de água, definida como a distância entre o nível do solo e o nível da água, sendo portanto usualmente definido com valor negativo. Também é necessário neste grupo informar o peso específico submerso do solo, para que seja calculado corretamente o empuxo na região submersa.


Lançamento da geometria do muro

Na aba Geometria da janela de lançamento, serão inseridos os dados referentes à geometria do muro em si. Os grupos presentes nesta janela são ParedeBase e Dente. Importante notar, no entanto, que apenas o grupo "Parede" recebe dados de entrada do usuário, enquanto os campos dos grupos Base Dente serão calculados e apresentados automaticamente no momento em que os dados forem informados. 

Nesta aba, é necessário apenas informar a largura do topo do muro e a inclinação de cada lado do muro, sendo a largura da base calculada automaticamente. Alternativamente, pode-se informar a largura do topo e da base, deixando que o programa calcule a inclinação de cada face do muro.


Lançamento de cargas sobre o solo

Na terceira aba, Cargas, é possível considerar cargas atuando na superfície do solo, consideração que altera significativamente o empuxo atuante no muro. Nesta aba, podem-se lançar três tipos de cargas, distribuída uniformemente sobre o maciço de solo, distribuída em uma região e concentradas.

O lançamento de sobrecarga distribuída é simples, basta informar o valor da carga e esta será considerada como carga distribuída sobre o maciço. A sobrecarga distribuída sobre uma região, além do valor da carga, necessita que seja informada a distância de aplicação da região e seu comprimento. No lançamento de cargas concentradas pode-se considerar uma carga concentrada no topo do muro e uma carga concentrada em uma determinada posição do maciço. 

Importante: a distância de aplicação das cargas concentradas ou localizadas em uma região são sempre medidas entre a face externa do muro e o início da aplicação da carga.

Posicionamento do muro

Após lançados todos os parâmetros do muro, deve-se verificar o dimensionamento deste muro verificando se a própria janela de lançamento apresenta algum erro. Caso haja algum erro, altere o lançamento para que o muro tenha seu dimensionamento resolvido. Após ter resolvido o dimensionamento do muro, clique em Ok para aceitar os parâmetros e posicionar o muro em planta. 

Para posicionar o muro, o programa irá pedir um ponto inicial e um ponto final, entre os quais será posicionado o eixo do muro. Após informados estes pontos, será representado do croqui o muro em planta, apresentando seu comprimento e a posição do muro e das abas. A partir deste momento, pode-se abrir a janela de dimensionamento do muro (botão ) para verificar os resultados de armadura. Caso após o lançamento o sentido do muro tenha ficado com sentido invertido em planta, pode-se acessar o comando Lançamento - Muros - Inverter orientação (botão ) para inverter o sentido do muro.