Muros de Arrimo

Não consigo ver todos os formatos de muro

Os elementos de muro de arrimo no Eberick são peculiares no sentido que eles não são considerados como parte da estrutura, isto é, não estarão presentes na análise por pórtico espacial. A análise e dimensionamento de muros de arrimo no programa é realizada inteiramente na própria janela de lançamento, existindo a planilha de dimensionamento do muro para apresentar os resultados do dimensionamento e o detalhamento do muro.

O Eberick fornece ao usuário diferentes tipos de muro de concreto, como pode ser visto na imagem abaixo:

Perceba que os muros de concreto são divididos em dois tipos, os que dispensam o efeito do empuxo passivo, e os que o consideram. A utilização deste segundo tipo de muros considera a resistência do solo à compressão causada pelo muro quando alguns pontos dele se deslocam adentro do solo.

Assim, para que muros com dente, por exemplo, possam ser utilizados, é necessário que o usuário habilite a consideração do empuxo passivo. Caso contrário, somente os formatos sem empuxo passivo serão exibidos na janela de inserção. Para fazer isto, acesse a aba Estrutura - Configurações - Projeto - Dimensionamento - Muros e habilite a opção Considerar empuxo passivo.  Fazendo isto, os demais formatos de muro estarão habilitados ao lançar este elemento.