Desenhos e Arquitetura

Como importar uma arquitetura no Eberick?

O primeiro passo ao realizar um projeto no Eberick é a importação da arquitetura. Caso não seja feito adequadamente, é possível que os pavimentos fiquem desalinhados, impedindo o lançamento da estrutura. Para auxiliá-lo neste processo, sugerimos a leitura dos artigos abaixo, para mostrar como o Eberick trata estes arquivos. Destacamos que antes de importar os arquivos no programa, é importante que estes sejam limpos, procedimento explicado no artigo Como resolver erros durante a importação da arquitetura para os programas da AltoQi?.

  1. Como importar uma arquitetura?
  2. Como converter a escala da arquitetura no Eberick?
  3. Como posicionar a origem da arquitetura no Eberick?
  4. Como sobrepor arquiteturas de pavimentos diferentes no AltoQi Eberick?

Este artigo mostra como importar a arquitetura no programa e adequar parâmetros como a escala e a origem do desenho.


Importando o arquivo

O AltoQi Eberick permite a importação de plantas arquitetônicas, via DWG ou DXF, para servirem como base para o lançamento da estrutura. Como o Eberick utiliza as arquiteturas como referências externas, para inseri-las em um pavimento, deve-se utilizar a janela Desenho, disponível para cada pavimento na árvore de projeto. Eventuais alterações na arquitetura também deverão ser realizadas nesta janela, enquanto que o croqui apenas exibirá a arquitetura, sem possibilidade de edição. 


Para importar a arquitetura, dê um duplo clique sobre o item Desenho. Na janela que se abre, acesse o menu Arquivo - Importar - Importar DWG/DXF.



Observação: Atenção: é importante que você esteja com uma janela de CAD aberta para que o comando de Importar DWG/DXF fique habilitado. Seja na janela de "Desenho" de um pavimento (recomendado) ou na janela de "Croqui". Se você não estiver com uma janela de desenho de algum pavimento aberta, o comando ficará desabilitado:

Após habilitar o comando para Importar DWG/DXF, na  janela que se abre, localize o arquivo de arquitetura que deseja importar. Vale notar que é necessário informar ao programa o formato do arquivo que você deseja importar, como mostrado abaixo:

Uma segunda janela se abrirá para que você decida como a arquitetura será importada. Ela permite que sejam configuradas opções referentes à escala do desenho e aos seus níveis de desenho:


Para as opções do grupo Escala, são apresentadas as seguintes alternativas:

  • Não converter: com esta opção selecionada, o arquivo é importado sem que nenhuma alteração seja realizada na sua escala
  • Converter logo após a leitura: esta opção pede que você converta a escala da arquitetura logo após a sua leitura
  • Converter automaticamente: permite a conversão automática da escala, de acordo com as informações fornecidas. Neste caso, é necessário informar a escala do desenho de origem, bem como a sua unidade de medida (metros/centímetros)

Já referente ao grupo Níveis de desenho, temos as opções:

  • Manter do desenho original: com esta opção, o programa importa todos os níveis da arquitetura original, mantendo cada desenho em seu respectivo nível
  • Inserir todos no nível: com esta opção, define-se um nível onde serão agrupados todos os elementos da arquitetura, independentemente da distribuição original.

O programa ainda disponibiliza a opção Importar hachuras que permite que você defina se as hachuras da arquitetura serão também importadas, ou não.

Tendo definido estas opções, o desenho será importado, sendo você deverá converter a sua escala e posicionar a sua origem para dar seguimento ao projeto. Para saber como fazer isto, leia o artigo o Como converter a escala da arquitetura no Eberick?