Esta mensagem indica que a queda de tensão parcial calculada encontra-se dentro dos limites estabelecidos, mas que a queda de tensão total, acumulada desde o início da rede, é maior que o recomendado.
Neste caso, não existe uma solução única, pois a queda de tensão pode ser reduzida em qualquer um dos trechos entre o início da rede e o circuito. Basicamente, três abordagens podem ser seguidas para solucionar esse erro:
- Aumentar a queda de tensão total admissível para até 7%;
- Aumentar a seção da fiação;
- Diminuir a corrente de projeto.
1. Aumentar a queda de tensão total admissível para até 7%
O programa aplica como default o valor de 5% para a queda de tensão total admissível e 4%, para os principais pontos, de queda de tensão parcial admissível.
A NBR5410/2004 no item 6.2.7.1 descreve os seguintes parâmetros para a queda de tensão total:
“Em qualquer ponto de utilização da instalação, a queda de tensão verificada não deve ser superior aos seguintes valores, dados em relação ao valor da tensão nominal da instalação:
a) 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT, no caso de transformador de propriedade da(s) unidade(s) consumidora(s);
b) 7%, calculados a partir dos terminais secundários do transformador MT/BT da empresa distribuidora de eletricidade, quando o ponto de entrega for aí localizado;
c) 5%, calculados a partir do ponto de entrega, nos demais casos de ponto de entrega com fornecimento em tensão secundária de distribuição;
d) 7%, calculados a partir dos terminais de saída do gerador, no caso de grupo gerador próprio.”
Caso o projeto estiver em conformidade com algum dos itens mencionados acima (que permite utilizar a queda de tensão total de 7%), pode-se realizar no programa a configuração do valor máximo de queda de tensão total.
Para realizar a alteração do limite de queda de tensão, proceda da seguinte forma:
- Acesse o menu Arquivo – Configurações;
- No diálogo Configurações, selecione a aba Fiação;
- Selecione Dimensionamento – Condutores;
- Em Projeto elétrico – Queda de tensão admissível, altere o item Total (%) para 7%:
- Clique em OK;
- Acesse a guia Operações, grupo Dimensionamento e utilize o comando Processar para verificar se o programa continuará indicando a mensagem:
Desta forma, ao dimensionar os circuitos do programa será considerado o limite de 7% para a queda de tensão total, e caso o circuito atenda este requisito, o status do circuito será exibido OK.
2. Aumentar a seção da fiação
Uma das opções possíveis para diminuir a queda de tensão total de um circuito no projeto elétrico é aumentar a seção da fiação para o mesmo. Como pode ser observado na fórmula utilizada para o cálculo da queda de tensão abaixo, aumentando a seção da fiação de um circuito a queda de tensão para o mesmo diminuirá, visto que são grandezas inversamente proporcionais:
Como a Queda de tensão total é calculada deste o início da rede cabe ao projetista determinar se é melhor aumentar a seção do próprio circuito que apresenta o erro ou aumentar a seção da fiação de um quadro (QD ou QM) que alimenta este circuito.
Para exemplificar a queda de tensão parcial e total presentes nas Propriedades dos circuitos, utilizaremos duas situações, uma onde pode ser mais interessante alterar a seção do quadro e outra onde pode ser mais interessante alterar a seção do circuito, descritas abaixo:
Exemplo 1:
Sendo assim, pode ser mais interessante alterar o valor da seção da fiação em um quadro que alimenta o circuito pois a queda de tensão até o QD (3,65%) é maior que a queda de tensão do QD até os pontos (1,72%).
Exemplo 2:
Sendo assim, pode ser mais interessante alterar o valor da seção da fiação do circuito pois a queda de tensão até o QD (1,88%) é menor que a queda de tensão do QD até os pontos (3,19%).
3. Diminuir a corrente de projeto
Outra opção possível para diminuir a queda de tensão total de um circuito no projeto elétrico é diminuir a corrente de projeto do circuito. Como podemos verificar na fórmula utilizada para o cálculo da queda de tensão, esta é diretamente proporcional à corrente de projeto. Sendo assim, quanto maior for a corrente de projeto, maior será a queda de tensão.
Desta forma, uma solução possível para o projetista é diminuir a corrente de projeto. Para verificar as possíveis alternativas para diminuir a corrente de projeto, recomendamos a leitura do artigo Como diminuir a corrente de projeto?.
Por meio desse artigo verificamos quais as possibilidades de correção quando o erro de Queda de tensão total maior o que limite definido é apresentado. Assim, o usuário pode decidir qual melhor se aplica à sua situação de projeto.