Erro A02 - Espaçamento entre barras menor que o permitido
Ao realizar o detalhamento de elementos através do AltoQi Eberick, diversos critérios normativos são levados em consideração, de modo a realizar um detalhamento correto das armaduras longitudinais e transversais, levando em consideração diversos fatores que possuem influência direta no desempenho do elemento estrutural.
Este erro aplica-se a: Vigas, Pilares, Lajes, Blocos, Sapatas, Muros e Consolos.
O erro se origina da impossibilidade de atender aos requisitos normativos referentes ao espaçamento entre as barras conforme as bitolas utilizadas.
Sendo recomendadas as possíveis soluções:
- Configurar bitolas longitudinais mais grossas para o cálculo dos elementos (gerando espaçamentos maiores)
 - Verificar as configurações de espaçamento mínimo, quando for o caso.
 - No caso de sapatas, verificar a configuração Dimensionamento-Sapatas-Armadura, item "Número mínimo de barras principais". Se este valor estiver alto, poderá gerar espaçamentos reduzidos e, consequentemente, esta situação de erro.
 
Exemplo para o caso de pilares
O Erro A02 indica que não há espaço suficiente para o posicionamento da armadura necessária. Desse modo, a resolução do erro envolve também a redução de esforços e da necessidade de armadura. Para os pilares, nesta série de artigos são apresentadas opções para o engenheiro avaliar a otimização do dimensionamento desses elementos. Dessa forma, com a otimização, a incidência do Erro A02 será reduzida.
- Reduzir a armadura de pilares rotacionando sua seção
 - Reduzir a armadura de pilares utilizando vinculações semirrígidas
 - Reduzir a armadura de pilares modificando sua posição
 - Reduzir a armadura de pilares com travamento lateral por vigas
 - Reduzir a armadura de pilares aumentando suas dimensões
 
Disposição das armaduras
O item 18.4.2.2 da norma dá limites para a disposição das barras na seção transversal dos pilares. Este item prescreve que, para pilares com seções poligonais, deve existir pelo menos uma barra em cada vértice (isto determina o mínimo de 4 barras para pilares retangulares). Para pilares circulares, deve-se respeitar um mínimo de 6 barras.
As barras devem sempre ser dispostas de modo que seja respeitado um espaçamento mínimo entre barras de modo a garantir uma boa concretagem do pilar. Para tanto, o espaçamento entre as faces das armaduras longitudinais deve ser igual ou superior ao maior dos seguintes valores:
- 2 cm;
 - diâmetro das barras;
 - 1,2 vez a dimensão máxima característica do agregado graúdo.
 
Caso o dimensionamento e detalhamento de um pilar resulte em um excesso de barras, será emitido o Erro A02 - Espaçamento entre barras menor que o permitido, indicando que deve-se habilitar diâmetros maiores para o detalhamento ou alterar a seção do elemento.
O espaçamento entre barras sucessivas no contorno do pilar nunca deve ser superior a 40 cm, ou a duas vezes a menor dimensão do pilar na seção considerada.