Pilares

Reduzir a armadura de pilares modificando sua posição

A fase de projeto constitui uma etapa fundamental para a concepção de um produto de engenharia. O processo tradicional de projeto tem se amparado na experiência, habilidade e intuição de engenheiros. O objetivo da otimização em engenharia é obter projetos mais eficientes e ao mesmo tempo seguros.

Reduzir a armadura de pilares modificando sua posição

O vídeo abaixo apresenta os métodos 2, 3 e 4 da série de otimização do dimensionamento da armadura de pilares listados acima. 

Modificar a posição dos pilares é um método baseia-se em alterar estrategicamente o posicionamento do pilar para reduzir o momento fletor de cálculo Md. Para isso, desloca-se o pilar observando o diagrama de momentos fletores das vigas que nele se apoiam, a fim de reduzir a parcela de momento fletor ΔM transmitida. 

Um dos princípios básicos da análise estrutural é de que o somatório de momentos em relação a um nó da estrutura deve ser sempre igual à zero para que a mesma se encontre em equilíbrio. Dessa forma quando há descontinuidade de momento fletor de uma viga sobre um apoio (ΔM), esta descontinuidade é transmitida para o elemento no qual esta viga se apoia.

Analisando o pilar P8 desta estrutura verificou-se através do Pórtico unifilar da mesma que há descontinuidade de momentos sobre este pilar (ΔM) em todos os pavimentos do projeto, esta descontinuidade de momento fletor (ΔM) é transmitida ao pilar P8.

Esta descontinuidade de momento fletor sobre o pilar P8 ocorre devido ao fato desta estrutura ser assimétrica. Para o caso desta estrutura exemplo bastou alterar a posição do pilar P8 de forma a tornar a estrutura simétrica. Após modificar a posição do pilar P8, os momentos fletores obtidos e o dimensionamento deste pilar foram modificados também, como visto na figura abaixo:

Apenas modificando a posição deste pilar, a armação do mesmo diminuiu significativamente no pavimento Cobertura.