Pilares

Reduzir a armadura de pilares utilizando vinculações semirrígidas

A fase de projeto constitui uma etapa fundamental para a concepção de um produto de engenharia. O processo tradicional de projeto tem se amparado na experiência, habilidade e intuição de engenheiros. O objetivo da otimização em engenharia é obter projetos mais eficientes e ao mesmo tempo seguros.

Reduzir a armadura de pilares utilizando vinculações semirrígidas

O vídeo abaixo apresenta os métodos 2, 3 e 4 da série de otimização do dimensionamento da armadura de pilares listados acima. 

Após a execução de uma estrutura não se garante 100 % da rigidez da ligação entre os elementos. Sempre irá existir certa deformação e fissuração do elemento (Construções de Concreto armado Vol.1 – Leonhardt, Monnig – Cap. 5.2) e pode-se considerar uma redistribuição de esforços devido a este efeito na etapa do projeto estrutural. Entretanto, o engenheiro deve avaliar cuidadosamente o uso desta solução tendo como base também o estabelecido no item 14.6.4.3 da NBR6118:2014, onde os valores de redistribuição ficam limitados a 10% para estruturas de nós móveis e 25% para estruturas de nós fixos.

Ao utilizar ligação semirrígida entre uma viga e um pilar, há redistribuição do momento negativo da viga para momento positivo, como visto na figura acima. Dessa forma, o momento transmitido da viga para o pilar também tem tendência a diminuir, solicitando menos o elemento.

À título de exemplo, o dimensionamento do pilar P1 será analisado considerando duas situações:

  • Ligação engastada: As vigas estão ligadas ao pilar P1 através de ligações engastadas;
  • Ligação semi-rígida: As vigas estão ligadas ao pilar P1 através de ligações semi-rígidas.

Como visto na figura acima, por meio do uso de ligação semirrígida, os momentos fletores atuantes no pilar P1 reduziram consideravelmente no pavimento "Cobertura",  resultando na redução da área de aço calculada para o pilar.