A partir da release 2024-11 do AltoQi Eberick, está disponível para usuários da modalidade assinatura o recurso de inteligência artificial em vigas, desenvolvido e implementado no programa para otimizar o processo de personalização de armaduras principais das vigas, oferecendo maior eficiência e precisão. Essa funcionalidade oferece flexibilidade para alternar entre métodos de cálculo, garantindo que o processo atenda tanto à personalização baseada em IA quanto aos critérios tradicionais, conforme a necessidade do projeto.
Seu funcionamento pode ser resumido em três etapas principais:
-
Coleta e Construção do Banco de Dados
O sistema coleta informações e constrói um banco de dados detalhado das armaduras principais das vigas, tanto para armaduras positivas quanto negativas. -
Treinamento da Inteligência Artificial
Utilizando o banco de dados, a IA é treinada para identificar padrões de escolha. Nesse estágio, o algoritmo aprende as estratégias necessárias para realizar decisões futuras de forma autônoma e confiável. -
Seleção Automática de Bitolas no Eberick
Na versão atual, a IA realiza a escolha das bitolas das armaduras principais nos nós e vãos das vigas diretamente no Eberick, oferecendo suporte ágil para decisões precisas.
Esse recurso visa proporcionar um processo mais eficiente e menos suscetível a erros manuais, focando em atender as demandas estruturais com agilidade e qualidade técnica.
Você pode acessar as configurações de preferência para escolha das armaduras longitudinais com IA acessando primeiro,
- Na guia Estrutura, grupo Configurações, o comando Projeto - Dimensionamento (botão )
- Em seguida, na janela Dimensionamento [Vigas], a aba Vigas, o botão "Inteligência artificial", destacado na imagem abaixo.
No grupo "Opções" é possível habilitar/desabilitar uma série de configurações, detalhadas abaixo.
Escolher bitolas usando IA
Esse recurso permite que a escolha das bitolas seja realizada de forma inteligente, utilizando o treinamento da inteligência artificial para garantir maior precisão e personalização no detalhamento das vigas
-
-
Quando Ativado:
- A escolha das bitolas é feita automaticamente com base nos padrões aprendidos pela IA durante o treinamento.
- Após ativar o recurso, é necessário recalcular os elementos para que a IA possa aplicar suas decisões. Em seguida, todas as vigas calculadas terão sua armadura escolhida por IA.
-
Quando Desativado:
- A escolha das bitolas segue o método convencional, baseando-se nos coeficientes previamente definidos pelo usuário.
-
Coletar dados automaticamente
O recurso de coleta de dados foi projetado para registrar automaticamente as escolhas do usuário relacionadas às bitolas das vigas, oferecendo uma experiência personalizada e aprendizado contínuo do sistema.
-
-
Quando Ativado:
- Os dados das escolhas do usuário são coletados automaticamente sempre que ele altera ou grava a bitola de uma viga.
- Os arquivos que armazenam as bitolas são atualizados com essas escolhas sempre que o projeto é salvo.
-
Quando Desativado:
- Nenhuma escolha do usuário é gravada automaticamente, garantindo total controle sobre a coleta de dados.
-
Esse mecanismo flexível permite ao usuário decidir como deseja interagir com o sistema, proporcionando uma experiência alinhada às suas preferências e necessidades.
Treinar ao salvar o projeto
O treinamento automático da inteligência artificial foi projetado para garantir que o sistema aprenda continuamente a partir das ações do usuário, proporcionando sugestões cada vez mais alinhadas às suas preferências e necessidades.
-
-
Funcionamento Quando Ativado:
- O treinamento da IA é realizado automaticamente sempre que o projeto é salvo.
- Por padrão, o recurso vem ativado (ligado).
-
Condições para Início do Treinamento automático:
- A IA só inicia o treinamento automático após a coleta de pelo menos 50 dados.
- Os dados são coletados e treinados de forma independente para nós (esforços negativos) e vãos (esforços positivos).
- Cada tipo (nó ou vão) precisa atingir o mínimo de 50 dados para que o treinamento automático correspondente seja acionado.
-
Já grupo "Operações", as seguintes configurações estão disponíveis:
Realizar treinamento
Efetua o treinamento da IA manualmente, sem necessidade de um número mínimo de dados coletados.
A Inteligência Artificial tomará decisões com base nos dados nos quais foi treinada. Se o treinamento for realizado com um conjunto de dados limitado e com baixa variabilidade, as escolhas da IA tenderão a refletir essa mesma invariabilidade. Por exemplo, se o treinamento incluir apenas 1 ou 2 tipos de vigas e bitolas de 16 mm, a IA será capaz de selecionar exclusivamente bitolas de 16 mm, devido à restrição do conjunto de dados.
A Inteligência Artificial tomará decisões com base nos dados nos quais foi treinada. Se o treinamento for realizado com um conjunto de dados limitado e com baixa variabilidade, as escolhas da IA tenderão a refletir essa mesma invariabilidade. Por exemplo, se o treinamento incluir apenas 1 ou 2 tipos de vigas e bitolas de 16 mm, a IA será capaz de selecionar exclusivamente bitolas de 16 mm, devido à restrição do conjunto de dados. A IA não interfere no cálculo ou dimensionamento, apenas escolhe, dentre as bitolas dimensionadas/verificadas.
Coletar dados do projeto
Limpar dados coletados
Dados coletados
Consiste na soma dos dados coletados tanto para armadura negativa, quanto positiva.
Dados treinados
Consiste no número de dados que foi utilizado no último treinamento.
Acurácia
Percentual de quantas previsões do modelo treinado estão corretas em relação ao total de dados treinados.