A integração com o ERP Sienge viabiliza dois importantes objetivos no Visus Cost Management:
- Buscar Composições e Insumos do ERP
- Publicar os dados de orçamento no ERP
Observação: Esta funcionalidade está disponível para as versões: Enterprise e Obras Públicas do Visus Cost Management, na atualização 2024-07 ou superior.
Configurar API Sienge para integrações
Uma API (Application Programming Interface) é um conjunto de definições e protocolos que permite que diferentes softwares se comuniquem entre si. Basicamente, uma API define os métodos e regras que um sistema deve seguir para solicitar e trocar informações com outro sistema. Essas solicitações são iniciadas por um cliente de API e aceitas por um endpoint de API.
O principal objetivo de uma API é permitir a interoperabilidade entre diferentes sistemas, tornando possível que eles trabalhem juntos de forma eficiente.
Neste contexto, para que a integração seja realizada com êxito, precisamos garantir que as ferramentas terão esta comunicação de maneira adequada, configurando dois passos indispensáveis: Criar um usuário de API e Habilitar Endpoint de API para este usuário. Estas configurações serão aplicadas na conta Sienge que irá disponibilizar as informações de empreendimento seguida das composições e insumos.
Criar um usuário de API: para habilitar os endpoints é necessário primeiramente, criar um usuário de API, seguindo os passos demonstrados no material a seguir:
Como criar usuários de API?
Conceder permissões de Endpoints: Após criar o usuário, precisamos garantir a permissão de acesso aos endpoints obrigatórios para buscar as informações pertinentes ao empreendimento suas composições/insumos. Este passo pode ser realizado seguindo as orientações do artigo:
Como liberar recursos para Usuários de APIs?
Para uma correta integração, precisamos a liberação de acesso aos recursos de Empreendimentos e Custos Unitários.
Observação: Além de configurar a API de integração, é necessário também que sua obra esteja criada no Sienge e com uma tabela de orçamentos vinculada. Para mais informações, acesse: Como alterar a tabela dentro do cadastro da obra?
Integração AltoQi Visus Cost Management com o Sienge
A integração ocorre por meio em duas etapas: Conexão do Empreendimento da plataforma Visus ao empreendimento no ERP e Conexão do projeto de orçamento ao Empreendimento da plataforma Visus. Portanto, a primeira ação necessária para realizar a integração é conectar a sua conta de usuários Sienge (Criada no primeiro tópico deste artigo) ao empreendimento da plataforma Visus.
Realizando a conexão do empreendimento Visus ao ERP:
A função de integração poderá ser acessada através do ambiente integrador, onde o usuário terá a sua disposição os empreendimentos da sua plataforma Visus. Para acessar o ambiente integrador, utilize as orientações descritas no artigo: Como acessar e navegar no ambiente integrador da plataforma AltoQi Visus?
No ambiente integrador basta:
1 - Acessar o modulo de empreendimentos;
2 - Selecionar o empreendimento que será conectado;
3 - Acessar a aba de integração;
4 - Clicar na opção de conectar ao SIENGE e preencher as credenciais de aceso à conta.
Em:
Login: será informado o usuário de API criado conforme orientado no primeiro tópico deste artigo;
Senha: será informada a senha fornecida ao gerar o usuário de API, criado conforme orientado no primeiro tópico deste artigo;
Subdomínio: devemos apenas o do subdomínio da conta que concedeu acesso ao seu usuário de API (por exemplo: em "minhaempresa.sienge.com.br", deve-se informar apenas "minhaempresa" no campo subdomínio).
Realizada a conexão, o sistema irá apresentar os empreendimentos que você terá acesso a partir da sua conta Sienge. Basta então, selecionar o empreendimento desejado para que seus dados sejam integrados ao empreendimento da plataforma Visus.
Com isso finalizamos a primeira etapa de conexão do Empreendimento SIENGE, ao Empreendimento da plataforma Visus.
Realizando a conexão do projeto de orçamento ao empreendimento:
Para concretizar a integração e conectar os dados Sienge ao projeto de orçamento, após conectar o empreendimento ao usuário do Sienge, precisamos integrar o projeto de orçamento a este empreendimento da plataforma Visus. Para isso:
- Com o o projeto do Visus Cost Management aberto, acesse o menu principal;
- Clique em Integrações;
- Selecione a opção Sienge;
- Selecione a opção: Conectar composições e insumos.
Ao acionar esta função, será necessário realizar login ao ambiente integrador da plataforma Visus, onde os empreendimentos estão salvos. Realize o login utilizando as suas credenciais de acesso ao Visus.
Neste momento será solicitado que seja escolhido o empreendimento que vamos conectar ao projeto de orçamento. Aqui devemos escolher o empreendimento outrora conectado ao usuário Sienge, demostrado anteriormente.
O sistema irá identificar que o empreendimento já está conectado ao Sienge, então basta clicar em ok para seguir com a integração.
Assim, o Visus Cost Management irá iniciar o carregamento dos dados. Aguarde o procedimento ser finalizado.
Ao termino do processo, o Visus Cost Management irá criar um banco de dados com os insumos e composições do Sienge.
Com isso, estará concluído o processo de integração e os insumos e composições do SIENGE estarão disponiveis para serem utilizados no orçamento.
Observação 1: os insumos e composições do banco SIENGE criado a partir da integração, não poderão ser editados através do Visus. Qualquer edição necessária, somente poderá ser realizada na base do Sienge. Por esta razão, este banco possui, o comando de atualizar, que possibilita ao orçamentista realizar uma atualização da base, sempre que necessário. Ao atualizar o banco de dados, serão atualizadas as informações das composições e insumos que sofreram edições na base de dados do ERP.
Observação 2: o processo de conexão exige a conexão com uma rede de internet.
Observação 3: alternativamente, a conexão entre o empreendimento da plataforma Visus e a conta do Sienge pode ser realizado diretamente pelo Visus Cost Management, sem a necessidade de realizar de forma antecipada através do ambiente integrador, mostrado no início deste artigo.
Esta opção será ofertada ao usuário sempre que este realizar o processo de conexão do projeto de orçamento diretamente através do Visus Cost Management a um empreendimento que ainda não está conectado ao Sienge.
Exportar dados do orçamento para o Sienge
Atualmente o SIENGE não possui API para atualização dos dados do orçamento de forma que esta informação retorne pela integração. Para suprir esta necessidade, podemos então exportar um relatório de orçamento para ser importado no Sienge. Esta função está disponível em:
- Com o o projeto do Visus Cost Management aberto, acesse o menu principal;
- Clique em Integrações;
- Selecione a opção Sienge;
- Selecione a opção: Exportar Orçamento.
O Orçamento será exportado em arquivo de formato .xlsx para que possa ser importado ao Sienge. Para mais detalhes de como importar o orçamento, sugerimos a leitura do artigo a seguir:
Como funciona a importação do orçamento?.