Verificações dos dados de um projeto - Elementos 3D sem quantitativos e composições/insumos utilizados
O AltoQi Visus conta com ferramentas para verificações dos dados utilizados no orçamento de um projeto. Através desta funcionalidade é possível realizar uma análise de elementos do modelo que não possuem quantitativos e também verificar as composições e insumos utilizados no projeto.
Composições e insumos utilizados
Esse recurso apresenta o banco de dados, resumidamente com as abas de composições e insumos, sendo que estes apresentam apenas os itens que estão associados no projeto de orçamento.
- Este recurso é acessado no menu principal Verificações > Verificações > Composições e Insumos utilizados.

A janela do banco de dados apresentando os itens associados a algum quantitativo do projeto será aberta.
Verificação dos objetos BIM sem quantitativos
O AltoQi Visus possui também o recurso de verificação dos elementos 3D que não possuem quantitativos. O objetivo dessa ferramenta é demonstrar quais itens do modelo BIM não estão sendo quantificados e orçados. Esse recurso é importante, pois, com ele o projetista conseguirá conferir se o orçamento está incompleto e dentre todos os elementos quais não estão sendo quantificados e orçados pelo software.
- Este recurso é acessado no menu principal Verificações > Verificações > Elementos 3D sem quantitativos.

Note, que ao realizar esse processo, uma janela vai abrir listando todos os elementos no 3D que não possuem quantitativo, conforme demonstrado na figura a seguir.

Este ambiente oferece três comandos pra auxiliar o usuário na investigação de cada elemento listado.
Filtrar elementos visíveis no 3D: este comando alterna a listagem de elementos sem quantitativos, de modo que sejam apresentados todos os itens identificados no projeto, ou então apenas os itens dos modelos visíveis no momento (ativos)
Localizar elementos: acionando este comando o software irá rastrear e selecionar no modelo, todos os elementos da lista.
Localizar elementos selecionados: acionando este comando o software irá rastrear e selecionar no modelo, o elemento da linha selecionada. 
Os motivos pelos quais estes elementos não possuem quantitativos gerados na lista podem estar relacionados a diferentes situações de configurações de extração de quantitativos. A seguir listamos as configurações que podem ser conferidas.
1 - Modelo foi inativado nas configurações do projeto. Por vezes, pode ser importante desabilitar algum modelo do projeto. Com isso, os seus objetos deixam de ser contabilizados na lista e consequentemente serão listados na verificação de elementos sem quantitativos.
2 - Elemento foi inativado nas configurações do projeto. Em casos onde o modelo está ativo, porém, o elemento foi desabilitado este também será listado como objeto sem quantitativos.

Para as situações acima, recomendamos a leitura do artigo: Como iniciar um projeto de orçamento a partir de um modelo IFC no Visus Cost Management?
3 - Filtro de extração de dados. As configurações de extração de quantitativos podem conter situações que impeçam a extração de quantitativos daquele objeto. Sendo assim serão identificados pela verificação de elementos sem quantitativos Exemplos:
- Entidade configurada para não gerar quantitativos na lista;
- Regras adaptadas para não considerarem determinados elementos através dos filtros de aplicação da regra.

Nestes casos recomendamos a leitura do artigo: Conhecendo a janela filtro de extração de dados.