Colaboração BIM

Como adicionar propriedades personalizadas em elementos lançados no projeto?

No AltoQi Builder e AltoQi Eberick é possível criar Propriedades personalizadas, as quais o usuário pode criar um grupo com uma ou mais propriedades e definir diferentes valores para cada uma delas. Todas as informações inseridas nas peças através do comando de propriedades personalizadas serão exportadas juntamente com o modelo IFC.

Observação: A exportação do modelo IFC pode ser realizada conforme as orientações descritas nos artigos Como exportar o modelo 3D no formato IFC no AltoQi Builder - Compatível com softwares BIM e Como exportar o modelo 3D no formato IFC no AltoQi Eberick - Compatível com softwares BIM.

Neste artigo será apresentado como adicionar propriedades personalizadas em elementos lançados no projeto. 


Como adicionar propriedades personalizadas em elementos lançados no projeto?

O procedimento abaixo poderá ser aplicado para um elemento visualizado em croqui (2D) ou para um elemento visualizado em 3D. Para fins de exemplo, o procedimento abaixo será para um elemento visualizado em 3D.

  • Gere o 3D da edificação. Para mais informações, siga os procedimentos do artigo Visualização 3D.
  • Clique sobre o elemento no qual você deseja adicionar as propriedades personalizadas;
  • Acesse a guia Colaboração, grupo Colaboração, comando Propriedades personalizadas;

  1. Em seguida, a janela de Propriedades personalizadas será apresentada, conforme imagem abaixo;

  • Os campos relacionados aos Grupos indicam o Nome do grupo e as propriedades relacionadas a eles. Para este exemplo, os grupos são AltoQi_Planejamento_4D e AltoQi_Geral;
  • Os campos relacionas às Propriedades indicam o Nome da propriedade e os campos editáveis, nos quais devem ser inseridos os valores desejados. Para este exemplo, as propriedades são Setor, EAP e Método construtivo para o primeiro grupo e Fase e Ambiente para o segundo grupo.
Observação: Para configurar os grupos e propriedades de acordo com sua necessidade, siga os procedimentos do artigo Como configurar as propriedades personalizadas no AltoQi Builder? e Como configurar as propriedades personalizadas no AltoQi Eberick?

Informações sobre a janela de Propriedades personalizadas:

O filtro janela de Propriedades personalizadas no AltoQi Builder permite separar os elementos em condutos e conexões, conforme imagem abaixo.


Caso haja diferentes elementos selecionados após a aplicação do filtro, é apresentado o seguinte comportamento:

  • se o valor de uma propriedade for igual em todos os elementos da seleção, esse valor é exibido como o da propriedade;
  • se o valor de uma propriedade for diferente de um elemento para o outro, ele é deixado em branco;
  • se o valor de alguma propriedade for alterado (estivesse este originalmente em branco ou não), ele será aplicado a todos os elementos selecionados.

Não havendo elemento selecionado, a janela de Propriedades personalizadas ficará em branco.

Com os procedimentos acima destacados, será possível adicionar propriedades personalizadas em elementos lançados no projeto.